• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dry Hopping no fermentador primário

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

PedroBrew1

Active Member
Reaction score
18
Boa tarde pessoal!
Vou brassar uma American IPA semana que vem e até então iria fazer da seguinte forma:
Depois do término da fermentação (previsto para cerca de 7 dias) iria fazer a trasfega do fermentador primário para um fermentador secundário (maturador) e inocularia o lúpulo em pellet com hop bag depois de 3 dias (para ficar uns 4 dias em dry hopping). Deixaria mais uma semana à temperatura de 4ºC (que é o mínimo da climática que vou utilizar) para clarificar. Faria o primming na garrafa e refermentaria à temperatura controlada de 18ºC.

Conforme configurei no BS:
w2N2b2D.jpg

Porém estou planejando fazer 2 levas antes de engarrafar a primeira e usaria o fermentador secundário. Li aqui no fórum alguns posts do @Guenther dizendo que não é necessário transferir para um segundo fermentador, pode-se fermentar e maturar no mesmo.

Mas não encontrei nada sobre o dry hopping no fermentador primário. Seria possível isso? A lama com o dry hopping ocasionaria algum off-flavor?
Alguém já fez dry hopping sem transferir para outro recipiente?
Valeu!

Na verdade, fazer trasfega como para um fermentador secundário ou "maturador" como você citou é algo totalmente desnecessário.

Mas um caso onde até é recomendável (recomendável..... não que faça absurda diferença) é trasfegar antes de fazer o dry-hopping para que menos leveduras se prendam no lúpulo e não deixem o mesmo dissolver os óleos.

Resumindo, tu podes simplesmente fazer a fermentação primária.... então aumentar a temperatura pra secundária e fazer o dry-hopping durante alguns dias, depois baixar a temperatura do mesmo (e se quiser aplicar gelatina) e depois envasar, tudo sem trocar de fermentador.

E usar bag é uma opção pessoal. Eu particularmente não gosto porque diminui a utilização do lúpulo, e eu consigo limpar a cerveja do mesmo jeito depois.

Abraço,

Fiaço o mesmo descrito pelo Guenther e o resultado é ótimo. Ja fiz uma leva fazendo trasfega para um segundo balde e DR com infusores de chá....o resultado nao foi bom...faltou aroma... Depois de usar um balde somente, lupulos direto no balde, o tapa de aroma é fantástico.

Obrigado pelas respostas amigos!
Pensei em usar um fermentador apenas e talvez o hop-bag com uma linha de costura para fora do balde para não ficar encostado no fundo junto do fermento. Será que dá boa?

Fiaço o mesmo descrito pelo Guenther e o resultado é ótimo. Ja fiz uma leva fazendo trasfega para um segundo balde e DR com infusores de chá....o resultado nao foi bom...faltou aroma... Depois de usar um balde somente, lupulos direto no balde, o tapa de aroma é fantástico.
Mas aí a falta de aroma certamente foi decorrente dos infusores, e não da trasfega.

A trasfega antes do dry-hopping ajuda na extração de aroma.

Por isso que pra mim:

- Dry Hopping geral: simplesmente adicionar pellets direto no fermentador durante a fermentação secundária.

- Dry Hopping perfeito: trasfegar, aplicar o dry-hopping com pellets direto, e sacudir o fermentador todos os dias pra colocar o lúpulo em suspensão.

Abraço,

Obrigado pelas respostas amigos!
Pensei em usar um fermentador apenas e talvez o hop-bag com uma linha de costura para fora do balde para não ficar encostado no fundo junto do fermento. Será que dá boa?
Funciona sim, só tenha em mente que bags sempre geram menor extração de óleos dos lúpulos.

Pessoalmente, o que eu penso é:

- USAR BAG = vou ter menos lúpulo no fundo do fermentador, e uma cerveja naturalmente mais limpa.

- PELLET DIRETO = vou ter maior e mais rápida extração de aroma (justamente o motivo de estar fazendo dry-hoping).

A questão é que............ depois do dry-hoping, se aplicar gelatina durante 2 dias, a cerveja fica cristal e com todo o aroma, ou seja, pra que me serviria a bag se eu vou aplicar gelatina de qualquer jeito? Pra nada.

Abraço,

Tópico bem legal e relevante pra mim pois estou pra fazer um dry hopping na semana que vem.

Tava pensando em crashar com gelatina e fazer a trasfega em cima dos lúpulos.

Depois do dry hopping vale a pena usar gelatina de novo? Ou só um cold crash normal já elimina a turbidez do lúpulo?

tenho uma dúvida.
terminei a fermentação primária e estou subindo 1 °C por dia até chegar a 25 °C e fazer a secundária. Pretendo fazer dry hopping nessa etapa (4-5 dias), depois abaixar pra 0 °C por dois dias (com gelatina) e envasar.
Não deveria ter uma etapa de maturação à frio ai? Porém não posso deixar muitos dias com o lúpulo (eu acho) pra não dar gosto de grama.
E ai, essas etapas que vou fazer são suficientes? Obrigado

Mas aí a falta de aroma certamente foi decorrente dos infusores, e não da trasfega.

A trasfega antes do dry-hopping ajuda na extração de aroma.

Por isso que pra mim:

- Dry Hopping geral: simplesmente adicionar pellets direto no fermentador durante a fermentação secundária.

- Dry Hopping perfeito: trasfegar, aplicar o dry-hopping com pellets direto, e sacudir o fermentador todos os dias pra colocar o lúpulo em suspensão.

Abraço,

Venho adotando o segundo caso, mas fico preocupado com a intensidade do sacudir, pode sacudir msm com intensidade ou só de leve?
Outra questão, tô planejando uma Imperial Black Rye IPL extremamente lúpulada (100 ibu e 6g/l de dry hopping). Como é fermentação lager e quero deixar muito tempo no lagering (uns 30 dias). O ideal seria fazer o dryhopping após o lagering né? Minha idéia seria após o lagering, subir a temperatura para faixa de 20-22 graus fazer o dry hopping por 5 a 7 dias, depois fazer o coldcrash e gelatina e na sequência envasar. No caso sempre faço priming, vou ter que inocular mais fermento antes de emvasar né? Que momento e que quantidade inoculo o fermento, junto com o priming? Ou será que não vai ser necessário?

Abs

Back