• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dimensões - Fundo Falso

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ZeBrito83

Member
Reaction score
1
Prezados,

Atualmente faço levas de 20 litros com um fundo falso improvisado (forma de pizza) que deixa muita folga até a lateral da panela.

Estou pensando em aumentar a produção e passar a brassagem para uma panela de alumínio 45 cm (68 litros). Gostaria de continuar usando fundo falso e tenho um amigo que possui uma empresa de ferragem que se dispôs a cortar uma chapa de inox perfurada para o meu futuro fundo falso. Minhas dúvidas são:

1- Li aqui no fórum que o diâmetro dos furos deveria ficar entre 2 e 3 mm, mas qual deve ser a distância entre eles?

2- Quanto de folga devo deixar entre o fim do fundo falso e a lateral da panela? Pensei em 0,5 cm, ou seja, fazê-lo com 44,5 cm, está correto?

3- Existe algum padrão de chapa de Inox utilizado para esse fim?

Agradeço desde já.

1 - a distância deve ser a menor possível. quanto menor for, mais escoamento terá

2 - o meu fundo falso fica encostado na parede lateral e uns 3 cms do fundo. Os outros que eu já vi são mais ou menos assim também

3 - Tem sim, tem chapas prontinhas... mas não to com links aqui. mas é só googlar que aparece. Tem ainda umas com furos ovais e oblongos que são top.

Na verdade existe toda uma engenharia pra calcular fundo falso. Se não estou enganado, o Kunze fala que os furos devem ocupar 12% da área, mas já vi outras referências falando em até 22%.

Fazendo um cálculo rápido para panela de 45cm de diâmetro:

12% da área com furos de 2mm: 6.075 furos
12% da área com furos de 3mm: 2.700 furos
22% da área com furos de 2mm: 11.137 furos
22% da área com furos de 3mm: 4.950 furos

Esses dados são de bibliografias profissionais, não sei se esses mesmos números se aplicam diretamente à nossa escala de produção, em que a altura da cama de grãos é muito menor e a proporção área/altura é bem diferente. Além disso, um fundo falso de cervejaria normalmente não é uma chapa perfurada, mas uma grade composta por várias chapas espaçadas, alinhadas perpendicularmente ao sentido do fluxo.

Interessante isso paulo. Sempre achei que quanto mais área perfurada melhor. Mas é só achismo mesmo. Tem uma explicação pra isso? To batendo cabeça e não me vem a resposta.

Interessante isso paulo. Sempre achei que quanto mais área perfurada melhor. Mas é só achismo mesmo. Tem uma explicação pra isso? To batendo cabeça e não me vem a resposta.

Vou deixar a explicação pro @Guenther e o pessoal que estuda mais sobre essa parte de equipamentos, hehe.

Interessante mesmo...
Qual será a distância existente nos fundos falsos prontos, aqueles vendidos pela internet?
Valeu

Back