Guenther
Administrador
- Reaction score
- 3,382
Ronaldo, sinceramente, eu acho que tu andas meio estressado com essa história de "Estudem, estudem, estudem, e depois façam", ou "chutes dos excessivamente proativos tentando ajudar".Galera,
Não é mto achismo para tentar desvendar o que foi feito de errado?
A verdade é uma só: a pessoa não estava preparada e precisa estudar mais antes de tentar fazer cerveja novamente.
Tenho visto muito disso ultimamente, mais que o normal, o que de certa forma é natural com o crescimento do hobby como um todo.
Sugestão: estude, estude e estude mais um pouco. Depois se aventure nas panelas.
Boas brassagens!
Uma coisa é a maneira com que a galera "ajuda" nas listas do Facebook.... lá sim as pessoas postam dúvidas, e então vem um monte de gente dando "soluções prontas"... totalmente erradas e baseadas em @#$@#$ nenhuma.
Não que isso eventualmente não ocorra aqui no fórum, mas a incidência disso é BEM menor.
Dei uma olhada, mesmo que rápida, em todas as respostas aqui deste tópico... e não vi nenhum absurdo.... vi várias perguntas, respostas, ou seja.... um papo, na boa, de uma galera tentando resolver o problema em questão... e não vejo nenhum problema nisso. É sadio. Tentar responder a pergunta dos outros é uma das melhores maneiras de aprender, porque muitas vezes a gente tem ideia do problema, mas não sabe 100%, e acaba indo estudar pra responder a pergunta de alguém de forma completa. Muitas vezes eu vejo tópicos como esse e eu poderia dar a resposta rapidamente, mas não faço isso quando vejo que a galera está indo no rumo certo pra achar a "resposta".... e se chegam na resposta sozinhos, isso é MAIS PRODUTIVO e gera mais aprendizado coletivo (pois fez os caras "estudarem") do que se eu fosse lá e respondesse de uma vez só.
Hoje em dia tu estudas um monte... sabe bastante coisa, mas nem sempre foi assim... e nem pra mim. Não tem como só ESTUDAR ESTUDAR ESTUDAR pra depois fazer as coisas. Fosse isso, eu nunca teria feito cerveja, e não teria feito várias cervejas ótimas que fiz.
E tem mais um detalhe, que eu já te disse mais de uma vez...
É uma opinião pessoal mas, na questão de mandar mensagem dizendo simplesmente ESTUDEM, coisa que já vi tu fazer aqui, ou nos grupos de Facebook, etc, eu acho que isso pouco ajuda.... ou nada. Eu particularmente acho que estimulo mais os outros a estudarem quando dou uma resposta para a pergunta dizendo onde aprendi aquilo (referência bibliográfica, link, etc), do que simplesmente mandar mensagens cíclicas dizendo nas listas e grupos dizendo "estudem!"...
Grande abraço,