• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Destilado de malte

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedro_cardoso

Member
Reaction score
0
Alguém tem alguma apostila ou link que ensine a destilar efetivamente?

Vi muitos videos sobre isso, mas a possibildade de extrair metanol ao invés da bebida que eu tô querendo me assusta deveras.... Queria saber se alguém tem alguma informação útil.

Valeu!

Só pra ficar claro, pra destilar primeiro tu precisa fermentar pra ter álcool, ou seja, uma cerveja.

Destilando a cerveja, o que temos? Whisky.

Alguém tem alguma apostila ou link que ensine a destilar efetivamente?

Vi muitos videos sobre isso, mas a possibildade de extrair metanol ao invés da bebida que eu tô querendo me assusta deveras.... Queria saber se alguém tem alguma informação útil.

Valeu!

Sim! isso tambem me assusta pacas...
Esses dias eu tava mesmo vendo uns videos no youtube, encontrei uns trailers desses cursos aqui:
http://www.cpt.com.br/cursos-agroindustria/cachaca-producao-artesanal-de-qualidade

Parece ser bem legal...
Embora não seja de whisky e sim, cachaça, a destilação em si deve ser a mesma...

Metanol???
Via alguns vídeos no YouTube tube sobre isso, eles fazem um processo muito semelhante ao nosso, moagem, mosturação, fervura, fermentação... Não adicionam lúpulo. Depois fazem então a destilação. Bom, durante a fermentação é formado etanol e CO2, não vejo como formar Metanol...

Metanol???
Via alguns vídeos no YouTube tube sobre isso, eles fazem um processo muito semelhante ao nosso, moagem, mosturação, fervura, fermentação... Não adicionam lúpulo. Depois fazem então a destilação. Bom, durante a fermentação é formado etanol e CO2, não vejo como formar Metanol...

Sim LisboaPrates, na fermentação inúmeros alcoois diferentes são formados, ainda mais nessas fermentações porcas que eles fazem pros destilados, a temperaturas elevadas. O principal é o etanol, mas o metanol que é menor, também é formado, assim como alcoois maiores, os "fusels".

Como a fermentação gera estes em proporção muito baixa, não tem problema, mas destilando eles são concentrados.

Por ser menor, mais leve, o metanol tem ponto de ebulição mais baixo, e quando se destila um fermentado ele é o primeiro a vir. Esse alcool é extremamente prejudicial à saúde, pode levar à cegueira e cirrose, por isso destilação é algo que não deve ser negligenciado.

Os alcoois fusels vem depois do etanol na destilação, são mais pesados. Não levam a esses problemas de saúde graves, mas dão uma dor de cabeça terrível e um gosto de álcool ou as vezes até solvente (e isso ocorre na cerveja quando é mal fermentada tambem!!) que torna a coisa imbebível.

Sim LisboaPrates, na fermentação inúmeros alcoois diferentes são formados, ainda mais nessas fermentações porcas que eles fazem pros destilados, a temperaturas elevadas. O principal é o etanol, mas o metanol que é menor, também é formado, assim como alcoois maiores, os "fusels".

Como a fermentação gera estes em proporção muito baixa, não tem problema, mas destilando eles são concentrados.

Por ser menor, mais leve, o metanol tem ponto de ebulição mais baixo, e quando se destila um fermentado ele é o primeiro a vir. Esse alcool é extremamente prejudicial à saúde, pode levar à cegueira e cirrose, por isso destilação é algo que não deve ser negligenciado.

Os alcoois fusels vem depois do etanol na destilação, são mais pesados. Não levam a esses problemas de saúde graves, mas dão uma dor de cabeça terrível e um gosto de álcool ou as vezes até solvente (e isso ocorre na cerveja quando é mal fermentada tambem!!) que torna a coisa imbebível.

Por isso que a destilação divide o destilado em três fases: cabeça, coração e cauda.
O que vc quer obter é só o coração.... a cabeça e a cauda vc joga fora pq tem alcoois toxicos.
Eu vi uma vez pra vender no ML um kit completo para destilação em cobre que permitia determinar onde estava cada uma dessas fases...

Eu só a achei aparelhos estrombolicos tambem. Queria uma coisinha mais simples.

Vcs ja viram o canavino que tao fazendo agora? É tipo um vinho de cana. Achei muito massa!

Se não vejamos, fermento 20l de mosto e obtenho uma cerveja com 9%abv (1,8), no final das contas, descartando a cabeça e a cauda (-100mL da cabeça e uns 300mL da cauda - aproximações), vou ter apenas 1,4L de bebida?

Ou depois você dilui esse álcool na própria cerveja para chegar na média de 40% de abv dos whiskys?... como funciona?

Se não vejamos, fermento 20l de mosto e obtenho uma cerveja com 9%abv (1,8), no final das contas, descartando a cabeça e a cauda (-100mL da cabeça e uns 300mL da cauda - aproximações), vou ter apenas 1,4L de bebida?

Ou depois você dilui esse álcool na própria cerveja para chegar na média de 40% de abv dos whiskys?... como funciona?

Meu conhecimento é limitado, até onde sei o produto destilado que sai tem concentração pelos 90% de alcool. As vezes se destila novamente, até 3 vezes no total. A concentração máxima que se pode atingir de álcool através da destilação se não me engano é 92,8%. Depois disso é feita diluição com água pra concentração desejada e então vai pro barril maturar.

Abraço

O tio da minha esposa é alambiqueiro... na realidade você controla o processo e obtem um líquido já pronto para consumo, apesar de não envelhecido. NBão é preciso diluir depois. Existe um medidor semelhante ao densímetro que você usa para descartar a cabeça (que tem teor alcoolico muito superior) e a calda (muito mais aguado) que são essas composições que o tiago comentou...

Existes alguns esquemas simplificados no ML, bem legais, de vidro, a um custo interessante...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-657721485-alambique-de-femel-5000ml-_JM

Mas o rendimento realmente é bem pequeno... entre 10 e 20% do total...

O tio da minha esposa é alambiqueiro... na realidade você controla o processo e obtem um líquido já pronto para consumo, apesar de não envelhecido. NBão é preciso diluir depois. Existe um medidor semelhante ao densímetro que você usa para descartar a cabeça (que tem teor alcoolico muito superior) e a calda (muito mais aguado) que são essas composições que o tiago comentou...

Existes alguns esquemas simplificados no ML, bem legais, de vidro, a um custo interessante...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-657721485-alambique-de-femel-5000ml-_JM

Mas o rendimento realmente é bem pequeno... entre 10 e 20% do total...

Cara, então com 20l de cerveja vc só produz aproximadamente 1,4l de destilado? Não entendi muito bem, pq esse 1,4l de destilado teria 90% de abv... sendo que whisky tem em média 40%... será que não é como o Tiago comentou?

Cara, então com 20l de cerveja vc só produz aproximadamente 1,4l de destilado? Não entendi muito bem, pq esse 1,4l de destilado teria 90% de abv... sendo que whisky tem em média 40%... será que não é como o Tiago comentou?

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=4dvkmEbpgMM[/ame]

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=7VSj9xaNWpw[/ame]

Catei esses dois videos, o básico do processo do whisky e da cachaça. Realmente nenhum deles fala em diluição pós-destilação. É interessante a temperatura que o alambiqueiro relatou usar na destilação, 90ºC. É mais alto do que o ponto de ebulição do etanol, talvez assim arraste mais vapor de água junto.

Você tem perda de álcool na destilação. Pesquise alambique de femel no google. É bem interessante tem vários artigos.

O grau alcoólico na destilação irá depender de alguns fatores, dentre outros.

O tipo de capitel (formato da tampa do alambique) irá determinar o valor de fluxo dos vapores em ebulição até a zona de resfriamento (serpentina). Um capitel mais abaulado, longo, com pontos de resfriamento forçado ou natural (deflagmador) fará com que os vapores sofram queda de temperatura. Os vapores de água tenderão a precipitar enquanto os de outras substancias mais voláteis seguirão até a serpentina. Capiteis pequenos permitirão que muito vapor de água chegue na serpentina, reduzindo o ABV. Capiteis grandes ou colunas de refluxo priorizarão os álcoois, tornado mais alto o ABV. Nas configurações tradicionais o ABV final não será alto, necessitando de várias destilações para talvez alcançar os 40%.
O formato do alambique também determinará o carácter (aroma, sabor etc) do destilado.

A intensidade do fogo contribui para maior ou menor arraste de vapores de água até a serpentina de resfriamento, modulando o ABV final.

A concentração inicial de álcool também modificará o ABV final.
Redestilando várias vezes se alcançará um maior AVB.

O envelhecimento em barris de madeira consome, em condições ideais, cerca de 10% do álcool ao ano. É a chamada "Cota dos Anjos". Diante disso a concentração deverá ser ajustada. A termino do período de envelhecimento será adicionada água para retificação.

Espero ter ajudado.

Evandro

Seguem esquemas de capiteis mais utilizados para grappa, whisky, cachaça e alcool

Attachments

• Grappa.jpg
    Grappa.jpg
    48.2 KB
  • Estilo Whisky.jpg
    Estilo Whisky.jpg
    6.1 KB
  • Estilo arabico.jpg
    Estilo arabico.jpg
    5.5 KB
  • Coluna de refluxo.jpg
    Coluna de refluxo.jpg