densímetro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

matheusoc

Member
Joined
Mar 30, 2014
Messages
19
Reaction score
3
Caros,

Estava medindo a OG de uma leva de stout, e o meu querido densimetro acusou apenas 1.028

Achei estranho, entao resolvi testar com agua da torneira mesmo, e o resultado foi 0.992 !

a agua da torneira, por nao ser pura, deveria dar qualquer coisa acima de 1.000 não ? como faço pra calibrar essa coisa ? ou jogo fora e compro outra?
 
Fala Matheus

Sempre mensuro a densidade da água da torneira e dá por ai, as vezes 1.000 exato.
Trouxe o meu dos EUA

Temos que pensar também que é um equipamento de mensuração e que produz incertezas nas medidas, ou seja, isso tem um erro associado.

Agora sobre a densidade da água de torneira possuir necessariamente densidade acima de 1.000 não sei se temos que pensar dessa maneira. A água de torneira passa por um processo que exclui toda a matéria orgânica, que potencialmente poderia alterar a densidade, e também não tem açúcares.

Vamos deixar alguém responder se ela poderia ter densidade mais alta e porque!

Abraço!
 
Caro Mateheus, 5 minutos antes de jogar o meu no lixo...fiz o teste com água destilada (que é o correto)...rapaz, dá uma diferença monstro...ai vc coloca agua destilada, pega aquela chavinha de fenda (no meu caso tem um pino que vc rosqueia e depois trava).... e vai rodando até zerar.....ai depois, porque sou que nem São Tomé, só acredito vendo...fiz comparação com o densimetro na útlima brassagem...bingo...ficou chique.
 
vou ver se o meu tem esse parafuso para calibragem. Mas já comprei um refratometro do aliexpress pra fazer uma contraprova!
 
O lcmpedrosa está falando de refratometro. Sendo metro não tem parafuso.. hehehe.. ele trocou as bolas..

Se o senso metro está marcando errado, melhor trocar por outro mesmo.. mas antes testa com água destilada...
 
pra agua destilada, será que daria pra ferver agua e molhar o refrat. no vapor? teoricamente o vapor é água destilada nao?
 
ferver a água pode levar outros constituintes por arraste no vapor... mais fácil comprar uma garrafinha em qualquer farmácia, bem barato....
 
Pois é, eu tinha dois...um dos refratometros vinha com uma chavinha de fenda para calibragem no parafuso logo antes do visor....comprei outro pelo Aliexpress, com medição dupla e que tem um calibrador que após a medição vc trava ele......conforme o amigo falou e melhor comprar a água destilada, não vai ter erro...
 

Latest posts

Back
Top