• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Deixei ferver na brassagem acidentalmente

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

maurezini

Member
Reaction score
2
Fiz normalmente uma parada de 15 minutos a 45 C depois mais 15 minutos a 55 C e por ultimo faria uma parada de 60 minutos a 65 C acontece que nos 30 minutos dessa ultima parada quando eu estava mexendo o malte com o fogo ligado acabei esquecendo a boca do fogao ligada chegando perto da fervura. A cerveja era de trigo. Sera que todo o trabalho foi perdido?

Cara, todo o trabalho perdido eu duvido, o que pode acontecer é gerar muitos açúcares não fermentáveis, o que ocasionaria uma cerveja com a densidade final mais alta, e um pouco mais doce do que o esperado.

Mas acredito que esses 30 minutos que você deixou em 65°C, e mais o tempo que demorou até chegar a uma temperatura mais alta que desnature as enzimas, deve ter dado tempo de converter tudo, ou pelo menos a maior parte.

Toca o barco ai, que só no final da fermentação vai dar pra ter certeza se vai dar algum problema ou não.

No seu caso acho que não perdeu nada, pois os 30 min deve ter sido suficiente. Aconteceu isso comigo recentemente, porém foi no início joguei o malte e acendi a chama só para dar uma ajustada na temperatura e esqueci a danada ligada. Quando foi ver tava fervendo. Tive que jogar tudo fora, correr na loja e comprar mais malte e recomeçar.

Fiz normalmente uma parada de 15 minutos a 45 C depois mais 15 minutos a 55 C e por ultimo faria uma parada de 60 minutos a 65 C acontece que nos 30 minutos dessa ultima parada quando eu estava mexendo o malte com o fogo ligado acabei esquecendo a boca do fogao ligada chegando perto da fervura. A cerveja era de trigo. Sera que todo o trabalho foi perdido?

Taninos

Essa semana abri uma garrafa dessa leva. O resultado foi positivo. A cerveja nao ficou marcada com taninos. Poderia ter ficado mais encorpada mas vai dar para tomar tranquilamente.

Latest posts

Back