• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvidas sobre como fazer uma bazooka

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ramonmedeiros

Well-Known Member
Reaction score
24
Fala galera,

estou fazendo meu kit de 60L, e estou tentando construir meu equipamento do zero. Eu tentei comprar um fundo falso, porém o mesmo não deu certo, vou acabar indo para a bazooka, a qual utilizo em meu velho kit e funciona muito bem.

Gostaria de perguntar a vocês se alguém já fez uma bazooka. Eu vi um tópico sobre fazer bazooka com malha de inox, mas tenho dúvidas em relação a limpeza. Segue aqui o tópico:

http://harpiacervejaria.blogspot.com.br/2011/05/bazooka.html

Não achei nenhum artigo sobre a bazooka de tela de inox. Alguém tem experiência nisso?

Cara, para essa (boa) quantia que tu vais brassar, acho que tu poderia investir em uma bazooka melhor, tipo essa da foto que custa uns 60 reais - e se não tiver pressa, encomenda da china por menos que isso ainda.

Attachments

• download.jpg
    download.jpg
    3.7 KB
Boa tarde, pessoal que estão a mais tempo usando bazooka poderia me dar tirar uma dúvida:

Eu já estou algum tempo usando esse método de filtro, já fiz vários estilos. Inclusive Waiss e nunca tive problema.
Mas semana passada resolvi fazer 2 estilos diferentes. Uma: Quadrupel e uma RIS.

Para minha grande surpresa entupiu a bazooka :( pela primeira vez. Por sorte com a bomba forcei a a recirculação.
No outro dia fui fazer a RIS, para 20 litros de cerveja só de malte base 11KG.
Então o buraco foi mais embaixo, travou feio a bazooka, não consegui fazer recirculação, apenas removi o mosto primário e fiz a lavagem sem recirculação, sorte que a breja é bem escura :)

Por fim vou falar o que ocorreu, na hora de tirar o bagaço vi que a bazooka estava amaçada, não aguentou o peso do malte. A malha dessa bazooka é bem resistente, comprei ela pronta já.
Gostaria de saber se existe alguma de instalar um protetor para bazooka? estive pensando em pegar um cano de inox maior, fazer uns furos grandes nesse cano e colocar a bazooka dentro do cano de inox.

Ou a forma melhor de resolver esse problema é utilizar fundo falso?

Não é para ter problemas com os Bazooka. O que deve-se atentar é o tamanho dela, pois possuem recomendações de tamanho, por litragem. Mesmo assim, se tiver grana para investir em um fundo falso, eu recomendo, pois a eficiência de lavagem é melhor e mais prático.

Com a Bazooka, para se ter uma eficiência legal, tem que lavar em lotes, adicionando água, mexendo, aguardando formar a cama por uns 15 minutos e recircular até clarificar...

Com o fundo falso, a cama fica intacta durante toda a mostura e não é necessário recircular ao adicionar água para lavagem...

Se der uma pesquisada, tem no fórum um comparativo de lavagem de fundo falso x bazzoca.

O Palmer no How To Brew explica a concentração do açúcar nos grãos...

[ ]´s

Obrigado pela dica, vou dar uma pesquisada a respeito, se não for difícil montar com uma forma de pizza irei fazer uns testes.

Back