Dúvidas para a 3ª Brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Roble

Member
Joined
May 8, 2017
Messages
10
Reaction score
3
Boa tarde pessoal

Estou indo para minha terceira brassagem (witbier 20L) e ainda tenho diversas dúvidas. Comprei um equipamento até que "completo", vou especificar abaixo os principais itens para facilitar um pouco o entendimento das questões:


  • Caldeirão Cervejeiro Alumínio com Registro - Tamanho 45 Litros
  • Caldeirão Cervejeiro Alumínio com Registro, Fundo Falso e Chuveiro Dispersor - Tamanho 45 Litros
  • Caldeirão Cervejeiro Alumínio com Registro - Tamanho 38 Litros
  • Bomba de Circulação e Trasfega
  • 4 Baldes Fermentador 22 Litros com Airlock Lateral
  • Densímetro Mini 1.000 - 1.100 com Proveta 100ml
  • Termômetro Digital tipo Espeto c/ Capa Protetora
  • Termômetro Cervejeiro 300mm
  • Moedor de Malte - Moinho 2 Rolos Junior 0
  • Chiller Resfriador de Mosto em Serpentina Alumínio 15m
  • Manômetro com Adaptador para Garrafa sem rosca
  • Brewstand 3 modulos (Tipo escada)

Apesar do equipamento ser para 40L, estou fazendo apenas 20L por não ter confiança ainda hehe.

Para fermentação e maturação tenho 1 freezer vertical, um horizontal e uma geladeira. Todos com controle digital de temperatura.

Vou explicar a forma que faço e gostaria de opiniões a respeito de como melhorar este processo, ou o que devo mudar por estar fazendo errado.

  1. Esquento a água a 70º e adiciono o malte, misturo bem para homogenizar e ligo a bomba de recirculação por uns 5min para assentar o malte no fundo falso.
  2. Estabilizada a temperatura deixo os 90min sem mexer, verificando a temperatura somente as 45 min pra ver se precisa de correção (Está frio estes dias por aqui) e faço o teste de iodo ao final dos 90min
  3. Feito isso adiciono um pouco da água que esquentei para lavagem para acelerar o mashout e subo a temperatura aos 76~78º durante 5 a 10 minutos.
  4. Inicio então a clarificação por cerca de 20min usando a tampa com chuveiro (um cano de alumínio com pequenos furos acoplado a tampa)
  5. Começo então passar o mosto para a panela de fervura por gravidade, usando como auxilio uma peneira cônica e jogando o liquido na parede da panela para evitar o máximo de oxidação.
  6. Quando aparece a cama de grãos eu inicio a lavagem com escumadeira controlando o fluxo para que fique uniforme entre entrada de água e saída para fervura
  7. Dou aquela virada na panela de mostura, pois fica quase 4L ali kkk (não sei se é certo, mas fico com dó)
  8. Iniciada a fervura, retiro a espuma que forma (na última não formou) e sigo a risca a lupulagem da receita. Restando 10 minutos coloco o chiller na fervura e adiciono o whirlfloc. Terminando deixo descansar por uns 10 minutos, faço o Whirlpool, aguardo mais uns 20 minutos e coloco o chiller para iniciar o resfriamento.
  9. Depois de cerca de 35min consigo chegar na temperatura de 27º, começo transferir para o balde fermentador já sanitizado com alcool 70 por gravidade, fazendo bastante espuma. Adiciono a levedura previamente hidratada, lacro , tiro a og e coloco para fermentar.

Com base no processo acima, estou fazendo algo de errado? tem alguma forma de melhorar a eficiência com base no meu equipamento ?

Outras questões:

  1. Como faço a mosturação na mesma panela com o fundo falso, tenho que compensar água que fica abaixo do fundo para não deixar os grãos com "pouca água"? Desconto essa água da lavagem?
  2. Na segunda brassagem (IPA), fiz como eu vi aqui no fórum de não ficar corrigindo temperatura e deixar os 90min tampado. No final dos 90 minutos a temperatura tinha caído bem pouco e o teste de iodo deu negativo, posso aplicar este método a todos os estilos? No caso de uma wit a receita pede diversas rampas, muda alguma coisa?
  3. Na última brassagem, aquela espuma característica que sobe depois do inicio da fervura não se formou, o que pode acontecer de ruim com minha cerveja?
  4. Meus baldes não vedam completamente de forma alguma, fica bem fechado mas não borbulha o air lock. Não me atento a isso, estou medindo constantemente com o densimetro (breve chega um refratómetro só para estes testes periódicos) e consigo acompanhar a atenuação normalmente. Porém, minha primeira leva está no 6 dia de fermentação, e o SG ontem deu maior que no dia anterior, é comum ? Devo retirar a amostra e esperar uma decantação ou algo assim pra ter um valor mais exato?
  5. Pra ter valores exatos de densidade no pré fervura e pós, preciso usar alguma correção pela temperatura da medição?

Ainda tenho diversas outras dúvidas, mas não vou prolongar o tópico, qualquer coisa vou perguntando durante o andamento do mesmo.

Já de antemão, obrigado a todos e parabéns pelo espaço, realmente ajuda e muito o conteúdo e farei o possível para agregar conhecimento e ajudar quando solicitado.
 
Vou tentar ajudar.

1 - A agua calculada deve ser acima do fundo falso. N se fixe em quantidade de água de lavagem. Aqueça um volume bom (mais do q o beersmith pede)e se guie pelo volume que deseja pré fervura. Oq sobrar de agua utilize para outros fins.

2 - Pelo que li, recomenda-se uma parada protéica quando se utiliza 50% ou mais de cereais não malteados. Depende de sua receita. A wit original é com 50% pilsen e 50% trigo em flocos. Nesse caso eu recomendaria a parada. Fiz uma wit na quinta passada, para n fazer parada, utilizei 50% pilsen 20% trigo em flocos 20% malte de trigo e 10% de aveia. N fiz parada e n tive problemas com entupimento.

3- Também pelo que li a retirada ou não da espuma n vai trazer grandes problemas.

4 - Aconteceu comigo. Fui ver de perto a proveta e tinham varia pequenas bolhas de ar grudadas. Peguei uma colher e fui batendo por fora até que todas as bolhas subissem. N sei se tem algo a ver. Mas a densidade voltou para o patamar de um dia antes. N sei se pode ser o seu caso.

5 - Acredito que tem que corrigir sim. O densímetro mede a 20 graus e a diferença para quando se esta cm 60/70 graus é consideravel. Tem no forum algumas calculadoras para corrigir isso. Tbm achei aqui no forum uma planilha em excel que continha uma formula dessa correção. Amanhã posso lhe passar. Mas achei nas buscas.

Sou iniciante (2 brassagens apenas) então tudo q escrevi ai é opinião pessoal baseada nas minhas leituras.

Valeu. :mug:
 
Vou tentar ajudar.

1 - A agua calculada deve ser acima do fundo falso. N se fixe em quantidade de água de lavagem. Aqueça um volume bom (mais do q o beersmith pede)e se guie pelo volume que deseja pré fervura. Oq sobrar de agua utilize para outros fins.

2 - Pelo que li, recomenda-se uma parada protéica quando se utiliza 50% ou mais de cereais não malteados. Depende de sua receita. A wit original é com 50% pilsen e 50% trigo em flocos. Nesse caso eu recomendaria a parada. Fiz uma wit na quinta passada, para n fazer parada, utilizei 50% pilsen 20% trigo em flocos 20% malte de trigo e 10% de aveia. N fiz parada e n tive problemas com entupimento.

3- Também pelo que li a retirada ou não da espuma n vai trazer grandes problemas.

4 - Aconteceu comigo. Fui ver de perto a proveta e tinham varia pequenas bolhas de ar grudadas. Peguei uma colher e fui batendo por fora até que todas as bolhas subissem. N sei se tem algo a ver. Mas a densidade voltou para o patamar de um dia antes. N sei se pode ser o seu caso.

5 - Acredito que tem que corrigir sim. O densímetro mede a 20 graus e a diferença para quando se esta cm 60/70 graus é consideravel. Tem no forum algumas calculadoras para corrigir isso. Tbm achei aqui no forum uma planilha em excel que continha uma formula dessa correção. Amanhã posso lhe passar. Mas achei nas buscas.

Sou iniciante (2 brassagens apenas) então tudo q escrevi ai é opinião pessoal baseada nas minhas leituras.

Valeu. :mug:

Obrigado por compartilhar o conhecimento, me ajudou muito e espero que ajude outros!
 
Back
Top