Dúvidas no priming em fermentador cônico

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leogol2

New Member
Joined
Jul 25, 2016
Messages
3
Reaction score
0
Olá pessoal,

Desculpem se eu estiver sendo repetitivo, mas é que eu tenho uma dificuldade enorme em obter informação em outros tópicos, pois a conversa vai tomando novos rumos e acabo não conseguindo sanar minhas dúvidas.

Bem, eu estou com uma Vienna Lager (40l) no fermentador e estou com dúvidas para fazer o priming e o engarrafamento.

Contextualizando, eu acabo de alterar meus equipamentos e é a primeira vez que estou utilizando um fermentador cônico. Devido ao formato das torneiras e posição dos equipamentos não consigo fazer a trasfega para outro recipiente para fazer o priming e engarrafar.

Com isso, gostaria de saber a opinião de vocês sobre a possibilidade de eu jogar o priming dentro do fermentador, misturar (sem muito vigor, mas garantindo a homogeneidade da mistura) aguardar algum período de tempo para a decantação das partículas agitadas e depois engarrafar diretamente no fermentador.

Qual a opinião de vocês? Há alguma implicação negativa sobre o fato de o açúcar entrar em contato com a levedura que resta no fundo do fermentador??

Outra dúvida, não tenho conseguido tirar toda a levedura que está no fundo do cone, estou desconfiado que está agarrada na parede. Isso é necessariamente um problema? Acontece isso com alguém?


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Boa noite leo.

Você não conseguiria trasfegar para outro recipiente nem mesmo usando uma mangueira?

Na minha opinião, você não vai conseguir homogenizar a solução sem agitar as partículas decantadas e o fermento, e vai levar muita sujeira para seu envase. Se você fizer o priming diretamente e aguardar a decantação das partículas, muito provavelmente a mistura da cerveja com o priming não estará homogênea.

Um pouco da levedura realmente fica agarrada nas paredes do fermentador, e você pode não conseguir retirá-la completamente somente efetuando a purga.

Boa sorte.

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk
 
Eu sempre faço priming na garrafa, usando uma seringa. Receio que seja sua única saída por não ter como trasfegar para outro recipiente.

Enviado de meu MotoG3 usando Tapatalk
 
Muito obrigado pela resposta pessoal.

Optei por fazer o priming com uma seringa. Foi a primeira vez que fiz e não achei algo tão trabalhoso assim.
Acho que vai dar certo, não parece ter vindo muita levedura para as garrafas.

Valeu demais pela ajuda


Enviado do meu iPad usando Tapatalk
 
Muito obrigado pela resposta pessoal.

Optei por fazer o priming com uma seringa. Foi a primeira vez que fiz e não achei algo tão trabalhoso assim.
Acho que vai dar certo, não parece ter vindo muita levedura para as garrafas.

Valeu demais pela ajuda


Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Se você padronizar os recipientes (ex: apenas garrafas de 600ml), realmente não fica trabalhoso por não ter que fazer conversões de medida. Além de diminuir o risco de oxidação pelo transporte do líquido.
 

Latest posts

Back
Top