• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvida Sobre Temperatura de Maturação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedro_cioc

Member
Reaction score
0
E ai amigos, beleza? Será que podem me responder uma dúvida?

Fiz minha primeira leva de cerveja, uma que deveria ser uma Red Ale, mas que ficou com a cor beeeeem clara, totalmente fora do estilo. Me mudei recentemente aqui pra São Paulo e não possuo nenhum controle de temperatura. Mas mesmo assim resolvi fazer a cerveja. A cerveja fermentou a aproximadamente 21ºC, durante 7 dias. Agora está no processo de maturação, no mesmo balde fermentador, com uma temperatura aproximada também de 21ºC (temperatura ambiente).

A minha dúvida é: Vocês me recomendam fazer alguma mudança? Passar pra garrafa e deixar maturando e carbonatando ao mesmo tempo na geladeira? Sei lá. Qualquer dica para que eu não possa perder esta minha leva.

Agradeço mais uma vez se puderem me dar esta dica.

PS: Está tudo bem controlado no sentido de higiene, mas temperatura realmente não tenho como controlar.

Respondendo a tua pergunta mais crítica no texto:

"Qualquer dica para que eu não possa perder esta minha leva."

Ou seja, em relação a PERDER a leva, eu digo tranquilamente..... se tu deixar a 21, a 25, ou a zero.... ou engarrafar, carbonatar, e depois manter a 21, ou a 25, ou a zero.............. qualquer hipótese que não seja algo absurdo.... nada disso vai fazer tu perder, ou salvar a leva.

Perder uma leva inteira normalmente se resume em alguma dessas opções:
- queimar o malte
- contaminação bacteriana ou leveduras selvagens
- contaminação de materiais (metal/plástico)
- fermento em condições péssimas de saúde
- fermentação absurdamente mal feita em termos de temperatura, etc.

Então, o que tu fizeste até agora basicamente foi Fermentação Primária, e agora está em Fermentação Secundária.

O clássico, após a fermentação secundária, é baixar a temperatura o máximo possível para clarificar a cerveja antes de engarrafar para que não fique tanta borra no fundo da garrafa.

Depois de carbonatar, aí sim, se quiseres, podes guardar as garrafas geladas.

O fato que tu deves entender é.... se tu deixar a cerveja maturando 1 mês gelada no fermentador, ou engarrafar e deixá-las maturando na garrafa... praticamente não vai fazer diferença nenhuma.

Quais temperaturas usar? Aí eu recomendo ler um tópico fixo que escrevi na área de fermentação ("Breve explicação sobre Fermentação Primária, Secundária, etc"). Em tese esse tópico já responderia essas tuas dúvidas.

Abração,

Back