Dúvida sobre receita de saison

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

berto_pedro

Well-Known Member
Joined
Jul 19, 2014
Messages
65
Reaction score
8
Olá cervejeiros! Tudo bem?
Estou querendo desenvolver uma receita extremamente refrescante para o verão e gostaria muito de possiveis dicas suas! Pode ser?
Como estilo da receita, escolhi o saison com lúpulos americanos. Postá-la-ei a seguir para que vocês dêem suas opiniões e dicas:

Minha receita, para 20l, se baseia em:
4,5kg de malte pilsen brasileiro
0,5kg de malte aroma (aromatic malt)
1kg de malte de trigo

Em relação aos lúpulos, peguei pesado, chegando a 60 IBU (estilo Brewdog- Electric India). Usarei quantidades iguais, em todas as adições, de: mosaic (HBC369), citra e amarillo (quero fazer estilo Dogfishdead, lupulagem contínua)

são 10g de first wort
180g jogados continuamente em 10min (até o mashout)
60g de dry hopping
casca de 3 laranjas

Para fermento, achei legal escolher o T58, da Fermentis, ou o M27, da Mangroove Jacks... Foi a escolha do fermento que mais hesitei, pois não sei se daria tanto a característica frutada, ácida e refrescante que estou buscando...

Então, o que acham? Gostaria muito de ouvir de vocês!
Muito obrigado, Pedro
 
Olá cervejeiros! Tudo bem?
Estou querendo desenvolver uma receita extremamente refrescante para o verão e gostaria muito de possiveis dicas suas! Pode ser?
Como estilo da receita, escolhi o saison com lúpulos americanos. Postá-la-ei a seguir para que vocês dêem suas opiniões e dicas:

Minha receita, para 20l, se baseia em:
4,5kg de malte pilsen brasileiro
0,5kg de malte aroma (aromatic malt)
1kg de malte de trigo

Em relação aos lúpulos, peguei pesado, chegando a 60 IBU (estilo Brewdog- Electric India). Usarei quantidades iguais, em todas as adições, de: mosaic (HBC369), citra e amarillo (quero fazer estilo Dogfishdead, lupulagem contínua)

são 10g de first wort
180g jogados continuamente em 10min (até o mashout)
60g de dry hopping
casca de 3 laranjas

Para fermento, achei legal escolher o T58, da Fermentis, ou o M27, da Mangroove Jacks... Foi a escolha do fermento que mais hesitei, pois não sei se daria tanto a característica frutada, ácida e refrescante que estou buscando...

Então, o que acham? Gostaria muito de ouvir de vocês!
Muito obrigado, Pedro

O t-58 não vai te dar um resultado tão parecido com saison... usaria um fermento específico pra saison nesse caso, ou aceitaria um resultado mais aberto no sentido do estilo...

Fora isso, acho que os tipos de malte tao ok, não sei quanto as proporções e OG pq não coloquei os seus dados no beersmith.

Sobre a lupulagem, saiba que vc vai ter uma cerveja bem amarga...
Minha opinião pessoal sobre a lupulagem é que acho um pouco de desperdicio usar antes dos 30 minutos finais de fervura qualquer um desses 3 lúpulos caros que vc citou, mas isso é só opiniao...

Abraço
 
E o fermento Belle saison seco da Danstar, acha que seria bom?
Estou tentando evitar o uso de fermentos líquidos, pois não possuo DME, tampouco, erlenmeyer, para fazer starter.
Além disso, queria economizar um pouco no fermento.
Têm alguma outra recomendação de fermento seco?
Aliás, a OG esperada com esses grãos é de 1.063
Muito obrigado pela resposta!
Um abraço
 
E o fermento Belle saison seco da Danstar, acha que seria bom?
Estou tentando evitar o uso de fermentos líquidos, pois não possuo DME, tampouco, erlenmeyer, para fazer starter.
Além disso, queria economizar um pouco no fermento.
Têm alguma outra recomendação de fermento seco?
Aliás, a OG esperada com esses grãos é de 1.063
Muito obrigado pela resposta!
Um abraço

Nunca usei o belle saison, talvez alguem possa opinar melhor sobre ele pra vc, mas eu tenho quase certeza de que seria uma opção melhor pra uma saison do que um t-58, porque é especifico pro estilo...

1,063 é uma OG bem elevadinha. Se vc quer uma cerveja extremamente refrescante pro verão, como vc disse no primeiro post, eu iria sugerir pra vc manter a OG abaixo de 1,055 no maximo.

Abraço!
 
Pessoal, qual levedura vocês normalmente utilizam para uma Saison?
 
Fala Fabiano!

Eu já usei o saison blend da WLP, líquido, que vende no lamas. Aliás, dura muito pouco no site rssss, já acabou.

Sensacional o fermento! Bem fenólico. Condimentado, terroso, muito fiel ao estilo. Só que tem que tomar cuidado porque a fermentação é bem lenta, demora pra atenuar, e ele atenua muito!

Estou usando agora o Belgian Ale da Mangrove, que dá pra se enquadrar pra uma saison também. Até no manual da Mangrove Jack eles declaram que é ideal pra Belgian Saison e farmhouse. Tirei uma amostra essa semana e adorei o perfil aromático! Picante, condimentado, um pouco terroso também. Dependendo da temperatura, pode ficar parecido com o perfil do blend da WLP.

Para uma saison, de fermento seco, eu iria com esse da Mangrove ou o Belle.
 
Correção, não foi o blend que me referi, foi a cepa saison mesmo.
WLP565 BELGIAN SAISON I YEAST
 
A cepa da Mangrove pra saison, farmhouse e belgas em geral é o M27.
Pra quem quiser saber informações detalhadas sobre as cepas da Mangrove Jack, tem um pdf no site com muita informação legal. É só ir na sseção craft series yeast e clicar em um link de detailed information.
O belle Saison é da Lallemand, vende na Artbrew e no lamas também.
 
Nunca usei o belle saison, talvez alguem possa opinar melhor sobre ele pra vc, mas eu tenho quase certeza de que seria uma opção melhor pra uma saison do que um t-58, porque é especifico pro estilo...

1,063 é uma OG bem elevadinha. Se vc quer uma cerveja extremamente refrescante pro verão, como vc disse no primeiro post, eu iria sugerir pra vc manter a OG abaixo de 1,055 no maximo.

Abraço!

Tiago, vc tem alguma base de receita de saison ?
Queria fazer algo citrico, talvez com casca de laranja e gengibre, mas nunca usei especiarias. vc colocaria em que tempo ? como procedo para esterilizar e qual quantidade uso ?
valeu !
 
Tiago, vc tem alguma base de receita de saison ?
Queria fazer algo citrico, talvez com casca de laranja e gengibre, mas nunca usei especiarias. vc colocaria em que tempo ? como procedo para esterilizar e qual quantidade uso ?
valeu !

Cara, ainda não tive oportunidade de desenvolver uma receita própria de saison, não é um estilo que costuma fzer... fiz a do brewing classic styles, que é ótima.

Eu gostei muito da cerveja do Paulo quando bebi 2 anos atrás, tem a receita no blog dele, dá uma olhada lá, vale a pena: http://cervejadeapartamento.com/

Talvez vc encontre boas receitas também no blog do mad fermentationist www.themadfermentationist.com

Pra usar casca de laranja e gengibre, usaria na fervura como numa wit, nos 5 minutos finais. Acho que usaria em torno de 0,5g/L de casca de laranja numa primeira experiência, deve ficar aparente porém não se sobrepor. Gengibre eu não sei quanto, nunca usei.

Abraço
 
Back
Top