• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Dúvida sobre Proporção de Receitas

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedro_cioc

Member
Reaction score
0
E ai pessoal, beleza?

Comprei um kit cervejeiro de 40L pra começar. Sei que é muito pra iniciante e muita gente me chama de doido. Pra mim isso é um elogio :rockin: hehehe.. Não quero fazer pouco na minha primeira brassagem. Mas vamos lá. Quero começar logo com uma receita de 40L, até porque já recebi todos os insumos juntamente com o kit.

A dúvida é: As receitas que vejo na internet são geralmente para 20L. Quero saber apenas se posso usar um cálculo de proporção pra fazer uma receita de 40L. (Ainda não sei mexer no software BeerSmith 2.0 que comprei pra criar as receitas).

Valeu galera. Abraços a todos!

Cara, fazer 40 litros sem conhecer bem o equipamento ou utilizar o Beer Smith é meio que um tiro no pé. Sem falar que o BS é extremamente simples de usar. Segue aquela velha plataforma windows que estamos tão acostumados. É bem intuitivo.

A parte mais importante é o setup do teu equipamento, dead space, evaporação, perda no trub, etc. Se com isso já não é fácil acertar os volumes e eficiência nas primeiras vezes, imagina sem...

também, sobre kit's prontos, tem ideia da eficiência esperada no teu processo?
vai usar bazooka ou fundo falso?

tem que ir atrás destas informações antes, se não, é tiro no escuro. Pode ficar perto do que tu quer ou MUITO longe...

Comprou de onde? Manda um email e pede a receita. Os caras montam no bs e te mandam em pdf. Pras primeiras vezes ajuda muito. Mas tbm digo que aprender a usar o bs e primordial, tem vários tutoriais na net.
Abraço!

Para redimensionar a receita é só usar a velha regra de 3 simples.
Quanto ao tamanho do lote, não te preocupa muito. Tenta montar e seguir um roteiro para a brassagem e relaxa. A possibilidade de cometer erros na primeira vez é bem grande, mesmo para quem tem um bom conhecimento teórico. Com experiências e estudos e, persistência tu vais conseguir superar os problemas e produzir boas cervejas.

Galera, muito obrigado pelas respostas!

tiefensee, não sei a eficiência esperada do meu processo. Na verdade ainda não entendo muito bem sobre como fazer este cálculo. Vou utilizar fundo falso para produção. Já iniciei alguns estudos sobre o BS, mas ainda não tenho total confiança para utilizá-lo. Vou fazer de acordo com o método explicado na receita.

drelimainacio, comprei diretamente no site da BeerSmith. Vou enviar um e-mail solicitando como você disse. Quem sabe eles já me ajudam. :) E eu já estou estudando sobre o BS, justamente para não fazer mais este tipo de pergunta. rs

Zé Rosa, era exatamente isso que eu estava pensando em fazer! Obrigado por confirmar para mim. rs... Vou fazer a proporção e seguir as instruções padrões de produção.

Obrigado novamente galera. Me ajudaram muito!

Cheers! :mug:

Pedro,

Quando o drelimainacio disse para você mandar e-mail, é para mandar para onde você comprou os insumos (kit) e não para o BeerSmith, ele é somente o software.

Também sou iniciante, mas já posso lhe passar uma ideia, faz os 20 litros primeiro, tem coisa demais para aprender, estou na minha 4 brassagem, tenho estudo a respeito simplesmente TODOS OS DIAS nos últimos meses e te digo que é um mundo fascinante, mas lotado de detalhes e cada detalhe faz total diferença.

A primeira coisa que precisamos treinar para produzir cerveja (boas ou ruins) é a paciência, eu também quero tudo para ontem, mas com cerveja a coisa não funciona assim, tem que fazer tudo no tempo correto.

Seja bem vindo a este maravilhoso mundo.
Baratovysk

@pedro_cioc, aproveita a brassagem pra medir todo, volume em cada etapa, densidade, etc. Anota tudo que você faz. Isso vai ajudar muito.

No mais segue o que a galera está sugerindo, eles sabem do que estão falando!

Abraço

Show de bola!

Baratovysk, é verdade. Nem tinha percebido isso. Vou copiar o e-mail que enviei (pro contato errado) e encaminhar pro correto. haha..

Valtert, obrigado pela dica. Vou anotar tudo e em seguida postar aqui.

Abraços e obrigado mais uma vez galera!

Back