Dúvida Fermento T-58

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Mesmo fermentando a 15ºC???

Olha amigo, é uma levedura completamente inadequada para Lager.

É bastante esterificada e não tem uma atenuação muito boa...em torno de 70%.

Como o amigo disse acima...para lager, têm que ser levedura Lager.

Se quer uma Ale que tenha características próximas de uma Lager, busque fazer uma Kolsch, por exemplo.

Sinceramente o T-58 de todas as leveduras secas que eu já utilizei, é o que menos me agrada.

Ele sedimenta bem e tal, mas não curto o perfil de aromas e sabor dele...
 
É simples... Leveduras Ales produzem cervejas Ales. Leveduras Lagers produzem cervejas Lagers. Quer fazer uma boa Lager, neutra de paladar agradável, vai de W 34/70. Fermente a 10~12ºC, secundária até 15~16ºC...

tomazela, acabei de brassar uma Belgian Blonde utilizando T-58... É a primeira leva minha que utilizo esse fermento, optei por ele justamente por isso e por buscar um paladar mais condimentado, puxando para especiarias... Qual seria sua alternativa para por exemplo uma Belgian Blond ?
 
É simples... Leveduras Ales produzem cervejas Ales. Leveduras Lagers produzem cervejas Lagers. Quer fazer uma boa Lager, neutra de paladar agradável, vai de W 34/70. Fermente a 10~12ºC, secundária até 15~16ºC...

tomazela, acabei de brassar uma Belgian Blonde utilizando T-58... É a primeira leva minha que utilizo esse fermento, optei por ele justamente por isso e por buscar um paladar mais condimentado, puxando para especiarias... Qual seria sua alternativa para por exemplo uma Belgian Blond ?


Eu fiz uma leva de Belgian Blond de 20 litros dividindo 10 com T-58 e 10 com S-33... queria algo próximo à Leffe Blond, mas não ficou nem perto..
 
Eu fiz uma leva de Belgian Blond de 20 litros dividindo 10 com T-58 e 10 com S-33... queria algo próximo à Leffe Blond, mas não ficou nem perto..

Quais as diferenças você percebeu entre um fermento e outro ?
 
É simples... Leveduras Ales produzem cervejas Ales. Leveduras Lagers produzem cervejas Lagers. Quer fazer uma boa Lager, neutra de paladar agradável, vai de W 34/70. Fermente a 10~12ºC, secundária até 15~16ºC...

tomazela, acabei de brassar uma Belgian Blonde utilizando T-58... É a primeira leva minha que utilizo esse fermento, optei por ele justamente por isso e por buscar um paladar mais condimentado, puxando para especiarias... Qual seria sua alternativa para por exemplo uma Belgian Blond ?

O T-58 vai dar as características da Belgian Blonde, que é ter um dulçor residual, mas eu arriscaria usar algum da Mangrove.

Eu fiz uma Wit com o M21 e curti muito o resultado.

Tem os Belgians da Mangrove que daria pra testar: M31, M41 e M47
 
Cara, eu usei recentemente o M20 da mangrove numa weiss que fiz pro carnaval, gostei do resultado, bem mais neutro que o wb-06. Já usei o M44 também, gostei menos.

A última wit que brassei foi de K-97, puts, gostei muito.
 
Quais as diferenças você percebeu entre um fermento e outro ?

Acabei de tomar uma cerveja de cada, e na minha opinião o T-58 só ganhou na aparência, com ele a cerveja ficou mais clara e mais límpida.

O S-33 deixou a cerveja mais escura e mais turva, mas em contrapartida ficou com um aroma mais pronunciado e com um sabor mais gostoso. O T-58 ficou com um fundinho de banana..

O S-33 também ficou com uma carbonatação mais "forte", acredito que ele precise de uma secundária mais longa para poder consumir todo o açúcar. Pelo que li em outro tópico ele começa uma fermentação mais vigorosa, mas dá uma diminuída logo em seguida. Acho que uma outra coisa que ajudaria seria a utilização de gelatina antes de engarrafar, para ajudar na decantação da levedura para obter uma cerveja menos turva (eu particularmente gosto de cerveja cristalina)..

A minha ideia inicial era fazer um "clone" da Leffe, mas passou longe disso. Mas considerando o resultado eu faria de novo com o S-33..
 
Acabei de tomar uma cerveja de cada, e na minha opinião o T-58 só ganhou na aparência, com ele a cerveja ficou mais clara e mais límpida.

O S-33 deixou a cerveja mais escura e mais turva, mas em contrapartida ficou com um aroma mais pronunciado e com um sabor mais gostoso. O T-58 ficou com um fundinho de banana..

O S-33 também ficou com uma carbonatação mais "forte", acredito que ele precise de uma secundária mais longa para poder consumir todo o açúcar. Pelo que li em outro tópico ele começa uma fermentação mais vigorosa, mas dá uma diminuída logo em seguida. Acho que uma outra coisa que ajudaria seria a utilização de gelatina antes de engarrafar, para ajudar na decantação da levedura para obter uma cerveja menos turva (eu particularmente gosto de cerveja cristalina)..

A minha ideia inicial era fazer um "clone" da Leffe, mas passou longe disso. Mas considerando o resultado eu faria de novo com o S-33..

Eu gosto do T-58, uso na minha Belgian Pale Ale e usarei em uma Witbier essa semana, por não ter o M21 em mãos no momento.

O segredo dele é controlar a temperatura na faixa mais baixa, entre 18° e 20°. Ele produz o condimentado/picante sem deixar embananado, e no meu caso cai bem com o amargor do lúpulo.

Na aparência ele é top de linha, se usar uma gelatina nem parece cerveja de panela mais (muita gente já me disse isso).
 
Back
Top