• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cuidados com priming

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

luciano_queiroz

Well-Known Member
Reaction score
15
Pra não cometer o erro de falta de homogeneização do priming e consequente carbonatação desigual entre garrafas, existe alguma recomendação pra mistura do priming? Algum cuidado especial?

Engarrafo minha primeira leva amanhã. Vou usar calda de priming pronta dos Lamas. Ela vem dimensionada para 20L, mas caso tenha menor litragem pra envase, melhor não usar toda a calda??

Misturar bem, mas de forma cuidadosa para não aerar. começa mais devagar e vai aumentando a velocidade do whirpool.

sobre a quantidade, é só pensar um pouco.
O que é a carbonatação via priming? adição de açúcar fermentável para a levedura fermentar, e consequentemente gerar CO2, que não vai ser dissipado porque a garrafa está fechada.
O que faz a cerveja ser mais ou menos carbonatada? proporção entre açúcar e quantidade total de cerveja.

Logo, é óbvio que se tu adicionar açúcar calculado para 20 litros em 10 litros de cerveja, não estará certo. E outra, não utilize essas misturas prontas de priming. Faça tu mesmo, daí tu sabe quantos g/L tu usou, e pode prever a carbonatação.

E outra, não utilize essas misturas prontas de priming. Faça tu mesmo, daí tu sabe quantos g/L tu usou, e pode prever a carbonatação.

Como veio esse priming pronto no kit que comprei a ideia era usar ele.

Mas, realmente, fazer calculando a quantidade de gramas por litro seria bem melhor..

Pra fazer esse priming realmente é só calcular a quantidade em gramas para o volume que tenho aqui, ferver com água e colocar umas gotas de limão??

Eu não coloco limão no meu. Só fervo o açúcar com o dobro do peso em água.

Uso açucar cristal normal, sem ser o refinado. 7g/L.

Eu misturo o primming durante a trasfega para o recipiente de envaze. Uso um pouco da cerveja que sai da maturação para esfriá-lo e coloco ele lentamente na cerveja enquanto a transfega ocorre. Assim não preciso fazer a mistura e correr o risco de aerar mais o mosto. Pode não ser a melhor maneira ou a mais correta, mas funciona e todas as garrafas ficam carbonatadas.

Abcs

Pessoal fiz o priming e joguei a solução no balde antes de fazer o engarrafamento. Dei uma misturada, porém fui lavar as garrafas e se passou uma hora. Medi a densidade antes do priming e tava 1010 depois do priming logo antes de engarrafar 1014. Porém medi de novo a densidade no quarto final do envase e deu 1011 bem provável que o açúcar decantou, e provavelmente esse último quarto vai ter problema de carbonatação né.
Sendo assim como proceder? Deixa rolar e as garrafas quando for abrir que tiverem sen carbonatação refasso o priming nelas?

Pessoal fiz o priming e joguei a solução no balde antes de fazer o engarrafamento. Dei uma misturada, porém fui lavar as garrafas e se passou uma hora. Medi a densidade antes do priming e tava 1010 depois do priming logo antes de engarrafar 1014. Porém medi de novo a densidade no quarto final do envase e deu 1011 bem provável que o açúcar decantou, e provavelmente esse último quarto vai ter problema de carbonatação né.
Sendo assim como proceder? Deixa rolar e as garrafas quando for abrir que tiverem sen carbonatação refasso o priming nelas?

Se decantou não evaporou, tah ali. Então sussa.

Se decantou não evaporou, tah ali. Então sussa.

Mas então, se decantou esse último quarto que foi envasado não deve estar com o priming suficiente para carbonatar ? Pois os três quartos iniciais levaram todo o priming. E minha preocupação é de as primeiras garrafas estarem com excesso de priming e poderem explodir.

Só pra constar, a solução do lamas não é 100% fermentável, como tenho visto cálculos aqui no fórum dizendo que a quantidade que eles indicam é demais. Ela é 80% fermentável, então 190g (vem no pote), pra 20L (recomendado), dá 7,6g/L, aí se quiser menos que isso é só refazer os cálculos regrinha de 3.

Abraço.

Há alguma diferença entre usar açucar cristal ou refinado para fazer a calda? Uso o refinado e sempre carbonatou bem.

E coloco sempre a dose por garrafa, de 5 a 6 ml de calda para cada 600 ml. Dá um pouco mais de trabalho, mas dificilmente as garrafas ficam com diferença de pressão...

Eu sempre faço açucar invertido e coloco diretamente no fermentador, alguns minutos antes do envase...faço um pequeno movimento para homogenizar ....sempre funcionou, nenhuma garrafa desigual as outros por muito ou pouco primming.

Tenho uma dúvida.
Minha cerveja está na maturando a 2 dias, eu quero engarrafar minha cerveja, apenas uma só para fazer um teste, e gostaria de saber se posso colocar apenas o açucar direto na garrafa, se sim qual a quantidade de açucar?

Tenho uma dúvida.
Minha cerveja está na maturando a 2 dias, eu quero engarrafar minha cerveja, apenas uma só para fazer um teste, e gostaria de saber se posso colocar apenas o açucar direto na garrafa, se sim qual a quantidade de açucar?
Sim, vc pode engarrafar apenas uma.
Não, vc não pode simplesmente por açucar na garrafa.
Não consegui achar nada no fórum ( estou meio com pressa)
Mas segue uma sugestão de leitura.
http://www.condadodacerveja.com.br/como-fazer-a-carbonatacao-da-cerveja-artesanal/

Você pode SIM colocar só açúcar direto na garrafa, claro que tomando todas providencias pra somente entrar o açúcar. Açúcar por si só é um ambiente hostil para bactérias, porém pode ser que demore mais para a carbonatação. No caso veja quanto precisa, por exemplo 8g/L = 4,8g/600ml e 2,4g/300ml etc... difícil é acertar certinho hahaha.

Tenho uma dúvida.

Quando eu estava bem no começo das minhas pesquisas sobre cerveja caseira, assisti a um vídeo de um mestre cervejeiro que colocava diretamente dentro da garrafa vazia de 600ml 01 sachê de 5g de açúcar cristal e depois enchia a garrafa.
Essa medida é equivalente a 8,3g de açúcar por litro.

Deve ter algum(uns) ponto(s) negativo(s) em fazer assim, mas parece-me que funciona.

Abraço!

Você pode SIM colocar só açúcar direto na garrafa, claro que tomando todas providencias pra somente entrar o açúcar. Açúcar por si só é um ambiente hostil para bactérias, porém pode ser que demore mais para a carbonatação. No caso veja quanto precisa, por exemplo 8g/L = 4,8g/600ml e 2,4g/300ml etc... difícil é acertar certinho hahaha.

Vamos lá...

Realmente ele pode simplesmente utilizar açúcar refinado, assim como qualquer outra fonte de açúcar, tem gente que usa mel, etc . Mas será que deve?!
Pelo post, parece que deve ser a primeira leva do colega que perguntou, por que arriscar e ir contra o que é amplamente difundido?
No How To brew é mencionado que a utilização direta de açúcar refinado pode contaminar a cerveja, além de não oferecer um controle ideal da carbonatação. O recomendado é dissolvendo em água fervida.
Bem é uma decisão de cada um. Vou tentar melhorar a minha resposta ao colega.
Se é apenas para saber no que vai dar, mesmo arriscando a contaminar essa única garrafa. Sim você pode usar o açúcar, não posso informar quantidades pois nunca usei esse método.

Não pretendi ser ríspido nem nada, @fabiobrum... é que a prática é possível, logo não se deve dizer que não "pode"... talvez não "deve"... realmente nessas quantidades é difícil acertar.

No caso desses saches de 5g... não vejo erro. EU não gosto muito de mexer no mosto já fermentado pronto para ser engarrafado e arriscar perder semanas de trabalho, logo eu adiciono ou via seringa (com invertido e fervido) ou via açúcar. Ambas metodologias dão trabalho, porém ao meu ver a segunda é mais assertiva que a primeira.

Sem contar que quando em um balde sem marcação é difícil estimar o volume, logo esse erro é quase o mesmo do sache de 5gr/600ml.

Vai do gosto de cada um... engarrafar é um saco de qualquer maneira...

Offtopic: @marqueze Não te levei a mal, realmente o uso do "não pode" foi infeliz de minha parte.

Uma dica para estimar volume é através do peso, podemos abrir um outro post caso queira detalhes.

Concordo, engarrafar é um saco. Já estou com um cofrinho juntando as moedas para a compra de um post mix heheh

Obrigado pelas opiniões pessoal, isso ajuda muito para quem está no começo.
Acho que vou mesmo esperar até o final da maturação para fazer o processo correto e não correr o risco de estourar uma garrafa.

Back