• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Crosta estranha

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

edsena

Member
Reaction score
0
Pessoal, boa noite!

...depois de alguns dias fermentando (e com atividade visível no air lock), usei uma lanterna de led para analisar quão translucido estava o balde e à quantas andava a decantação; Pra minha surpresa, a luz da lanterna colocada na tampa do balde não atravessou a cerveja;

Fiquei encucado com isso e hoje resolvi abrir o balde para dar uma espiada, e me deparei com a cena da foto em anexo;

Nunca vi isso, ao longo desses poucos anos que tenho me dedicado à cerveja... Alguém sabe o que é essa espuma ???

Attachments

• 11017705_10206191193882405_4382212816810315342_n.jpg
    11017705_10206191193882405_4382212816810315342_n.jpg
    58.1 KB
Isso não é o krausen? Só se a foto não está mto boa, mas toda cervejaque eu faço fica assim e depois desce.
Julgando pela foto, está exatamente do jeito que devia estar uma ale com 4 dias de fermentacão.

Nah, é estranho... Parece um cérebro, saca? aparência sólida; Acho que essas fotos aqui estão mais nítidas

Attachments

• PHOTO_20150303_231911.jpg
    PHOTO_20150303_231911.jpg
    132.1 KB
  • PHOTO_20150304_000714.jpg
    PHOTO_20150304_000714.jpg
    120.7 KB
  • PHOTO_20150304_000729.jpg
    PHOTO_20150304_000729.jpg
    100.9 KB
  • PHOTO_20150304_000755.jpg
    PHOTO_20150304_000755.jpg
    126.9 KB
  • PHOTO_20150304_000818.jpg
    PHOTO_20150304_000818.jpg
    96.7 KB
Uma vez usei um hopbag gringo sem sanitizar e achei que ficou uma cristã esquisita na breja, como uma cera de abelha. No final da fermentação todo desceu e a cerveja ficou excelente.

Que receita é? Qual fermento?

É uma "inventada"; Trigo+Pale Ale + WB06; Só que eu tenho 5 levas dessa receita fermentando ao mesmo tempo, e só essa apresentou essa anormalidade; E, na ordem cronológica, essa não é a primeira nem a última

Olha, não sou muito experiente mas já tive leva com uma crosta em cima que ficou até o fim da fermentação e tirei com uma escumadeira pra conseguir ver o fundo na hora da trafega. Era parecido, meio gelatinoso... A cerveja normal, nada de estranho nela. Mas não faço a menor ideia do motivo ou o que era.

Atenuou, sim. No início não tinha muita diferença entre elas, mas olha na foto agora a coloração dela comparada com as outras (é a do canto inferior direito), tá quase transparente.... Tá rala, sem gosto.... uploadfromtaptalk1425518208363.jpg

Pois é... Vou descartar essa leva hoje de noite. Uma das vantagens de fazer levas de 5L é que isso não dá tanta dor no coração qto seria perder 20L

Pois é... Vou descartar essa leva hoje de noite. Uma das vantagens de fazer levas de 5L é que isso não dá tanta dor no coração qto seria perder 20L

É, parece contaminada... parecem grumos de proteína na primeira foto. Talvez algum microorganismo com atividade proteica...

Também aposto minhas fichas em contaminação, ainda mais que você disse que não tem quase gosto e esta rala.

O contaminante literalmente "comeu" sua cerva rs.

... tirei esse lance estranho com uma escumadeira antes de jogar o batch fora, olha que bizarro.

uploadfromtaptalk1425865881703.jpg

Acho dificil ser contaminação.
Contaminação vc ja sente pelo cheiro e gosto.
Isso parece proteina coagulada que não desceu. Se vc reparar, na parede do balde tem essa mesma proteina, presa.

Vc fez repouso protéico, ja que fez uma frankweiss? hehehehe

Eu acho que isso pode ter sido no processo pré fervura do mosto.
Você retirou aquela espuma branca que é feita no processo de pré fervura/fervura do mosto?

Uma dica interessante pra isso, quando o mosto começar a ferver, deixa ele ferver por uns 10 min sem colocar lupulo e vai tirando essa proteína com um coador.

Isso ajuda pra que não se crie toda essa proteina coagulada.

Acho dificil ser contaminação.
Contaminação vc ja sente pelo cheiro e gosto.
Isso parece proteina coagulada que não desceu. Se vc reparar, na parede do balde tem essa mesma proteina, presa.

Vc fez repouso protéico, ja que fez uma frankweiss? hehehehe

Eu acho que isso pode ter sido no processo pré fervura do mosto.
Você retirou aquela espuma branca que é feita no processo de pré fervura/fervura do mosto?

Uma dica interessante pra isso, quando o mosto começar a ferver, deixa ele ferver por uns 10 min sem colocar lupulo e vai tirando essa proteína com um coador.

Isso ajuda pra que não se crie toda essa proteina coagulada.

Só para constar, nem toda contaminação tem cheiro e/ou gosto.

O que eu achei interessante, é que fiz 5 levas na sequência, de forma quase idêntica, e essa foi a única que apresentou essa característica.

Só para constar, nem toda contaminação tem cheiro e/ou gosto.

Mas contaminação cria uma camada ou película por cima da cerveja, tipo uma nata.
E nessas fotos isso não era perceptivel.
Acho dificil isso ser contaminação...

Mas contaminação cria uma camada ou película por cima da cerveja, tipo uma nata.
E nessas fotos isso não era perceptivel.
Acho dificil isso ser contaminação...

Não necessariamente... existem "n" tipos de contaminação e essa pode ser uma "mais rara". Não descartaria ser contaminação assim tão rápido...

Não necessariamente... existem "n" tipos de contaminação e essa pode ser uma "mais rara". Não descartaria ser contaminação assim tão rápido...

Eu achei q o aspecto, principalmente na foto final, é de proteina coagulada.
Mas enfim, quem sou eu pra achar qualquer coisa, hehehehe

Rins,
Esse é meu ponto, é só achismo, de ambos, teu e meu. Como não temos 100% de certeza, melhor não bater o martelo em nada... podemos estar errando mtooo e até fazer um desserviço... rsrsrrsrsr!!! As vezes em fóruns vemos algumas pessoas quererem "cagar regras" sem saber o que está falando... mto cuidado nessa hora.
absss

Sim, mas realmente parece proteína coagulada.

Mas... é normal ter proteína coagulada assim no fermentador? A proteína do mosto, do jeito que é, afunda, decanta.... Agora se vc tem um contaminante que modifique as proteínas (tem atividade proteolítica) daí tudo pode acontecer.

O Ronaldo tá certo, não é porque não tem cheiro ou gosto ruim, que não tá contaminado. Nem todo contaminante fermenta pra ácido lático, acético ou alcool... ela pode simplesmente comer tudo que tem ali e excretar CO2 e água. Daí vc acaba com um liquido sem corpo, cor, cheiro, sabor, espuma, etc...

Isso não quer dizer que seja, mas não pode ser descartado. Realmente descartar contaminação só fazendo análise, plaqueando, etc... é dificil saber, tem muitos tipos de contaminante.

@Rins eu trabalhava em laboratório de análises clínicas até 1 ano atrás, quando estava tendo um problema crônico de falta de corpo e gushing violento em minhas levas. Nenhuma delas apresentava nenhum aspecto comum de contaminação enquanto estava no fermentador (cônico), todas apresentavam esse problema depois de 2 semanas ou mais na garrafa. Eu tinha um processo de limpeza e sanitizaçao que julgava eficiente e descartava a contaminação. Até um dia que alguém me falou que, já que eu trabalhava em laboratório e tinha acesso a equipamento, por que nao analisar? Fiz a análise em diversas amostras e todas deram nível alto de contaminação por cocos gram positivos, pela morfologia provavelmente micrococcus. Enfim, contaminação é uma coisa muito complexa, pode se manifestar de diversas formas e em diversas etapas.
Hoje abandonei meu cônico e nao tive mais problema. Esse problema ai do @edsena me parece muito algum tipo de contaminação também, mas só uma análise microbiológica pra saber.
Abraço!

Back