• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Contruindo um HERMS com controlador StrangeBrew Elsinore e Raspberry Pi

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Parabéns pelo projeto! Alguém sabe onde encontro material em português para estudar sobre como fabricar um equipamento desse? Inclusive a parte elétrica. Obrigado

em português acho bem dificil......existe muita informação aqui no HBT, mas fora o site The Eletric Brewery, não consegui achar um "passo-a-passo" tão completo como o que tem lá.

Eu falo por experiência própria, pois pesquisei bastante. O principal "problema" de seguir o que eles colocam lá é comprar os componentes iguais ou similares no Brasil (pelo menos on-line é complicado).

Da parte elétrica eu também tenho bastante dificuldade, e dependendo da sua configuração você vai mexer com alta voltagem/amperagem, o que além de poder queimar seu equipamente adquirido com muito suor, vc pode se machucar feio (ou pior)....eu to a procura de algum eletricista pra ver se faço esse projeto, ou pelo menos me auxilie nas conexões, q equipamentos comprar, etc.....

Continuando, fiz as furações da parte da frente da caixa de controle para instalar as lampadas, chave e botões liga desliga.
A chave de cima serve para cortar a energia por completo na caixa;
A luz de azul de cima mostrará se esta passando energia na caixa inteira;
Os botões liga desliga na parte de baixo servem para ligar e desligar a energia das resistências manualmente (melhor deixar desligado manualmente isso se não estiver com liquido nas panelas para não correr riscos);
As luzes laranjas vão mostrar se as resistências estão ligadas;
As luzes verdes vão mostrar se as bombas estão ligadas.
caixa_4.jpg

caixa_5.jpg

caixa_6.jpg

Agora é começar a montar a parte elétrica.
Tenho uma dúvida, se alguém for bom de elétrica e puder me ajudar eu agradeço.
Eu vou usar esta caixa controladora na cidade de Campo Limpo Paulista, que possui somente 220v no abastecimento da cidade. Isso significa que não terei duas fases de 110v para formar os 220v na alimentação da minha caixa, mas sim uma fase de 220v e um neutro. Minha duvida é, eu vou montar a fiação interna da caixa com um fio para a fase 220v e um fio para o neutro, mas se no futuro eu quiser utilizar a caixa aqui em São Paulo, vou precisar de dois fios fase para formar os 220v, poderei plugar normalmente essa caixa na tomada? Então neste caso em São Paulo uma das fases 110v passaria pela fiação interna da caixa que foi montada inicialmente para
a fase 220v e a outra fase 110v passaria pela fiação montada inicialmente para o neutro?

Vou postar um desenho do esquema que estou pensando.

Cara, como você esta fazendo para furar a caixa de montagem? hoje eu tenho a mesma estrutura e preciso cortar a caixa, porém, em retas.

Cara, como você esta fazendo para furar a caixa de montagem? hoje eu tenho a mesma estrutura e preciso cortar a caixa, porém, em retas.

Cara... cortar reto uma micro retifica toca bem...

Eu estou em um dilema... não sei se monto um esquema desses ou compro um ardbir e coloco uma ssr extra pra fervura...

Queria que alguém que já está usando dissesse algo sobra a praticidade desse sistema... por exemplo: sempre necessita rede? pode ser por bluetooth a conexão rasp e celular?

Eu estou em um dilema... não sei se monto um esquema desses ou compro um ardbir e coloco uma ssr extra pra fervura...

Queria que alguém que já está usando dissesse algo sobra a praticidade desse sistema... por exemplo: sempre necessita rede? pode ser por bluetooth a conexão rasp e celular?

Não conhecia esse projeto.....já tem algum sistema "pronto" pra comprar com isso?

Rapha, sobre a sua dúvida é exatamente o que você falou. Quando você faz a ligação numa rede originalmente transmitida a 220, você tem uma fase e um neutro (que na realidade são 2 fases!!! Uma transmitindo a 220v e outra a 0v). Quando você vai para uma rede 110v, você precisará ter uma entrada de rede bifásica na sua casa, onde entrarão 2 fases 110v, ai é só ligar as 2 fases no tua caixa que funcionará normalmente. Isso se deve por causa do princípio da rede alternada, que é o tipo de transmissão que temos nas nossas tomadas (diferente de baterias, etc, que são corrente contínua!).

Espero ter ajudado e aguardo ansioso para ver o desenvolvimento do seu projeto! Muito bacana.

Fala Leo, semana corrida e só consegui montar o desenho da parte elétrica hoje. To quase indo atras de um eletricista pq o medo de ligar errado e queimar tudo ta grande.

Abaixo a foto do esquema elétrico que estou pensando em montar. Com seu conhecimento que é bem maior que o meu, acha que ta beleza ou tem problema ai?

projeto_energia.jpg

... aguardando ansiosamente por mais fotos.

Qual é o fabricante destes botões?

Na verdade as luzes não são botões, são só luzes mesmo e são da marca Wiconex, paguei R$ 7,30 na loja CA Brasil eletric (Rua General Osorio, 313 - São Paulo)

Pensando no projeto novamente, acho que as luzes das bombas não são necessárias, pois o barulho avisa que estão ligadas, já as resistências e a energia geral são legais ter as luzes indicando que estão ligadas.

Acho que entendi o principio... você faz as ligações de acordo com o pino que escolher para passar a informação... cada pino vai passar quantos volts para acionar a ssr?

E vocÊ define qual o pino será ativado em cada passo no server, vi no vídeo...

É bastante interessante... se você tiver um passo a passo seu vou estudando aqui tb... me interessei...

Só não sei se monto um no braço... sou muito iniciante... compro aquele completo nos Eua... ou espero tu contruir um para revender... huahauhauhuahauh

Em resumo eu precisaria de um case de acordo com o tamanho que eu quiser, o Rasp Pi, 2 ou 3 ssrs, um módulo relé... mais cabos, leds e acessórios, correto?

Considerando que já tenho o resto de panelas elétricas...

Uma dúvida... voce precisa ligar sempre o raspian e acionar o elsinore? ou pode deixar ele default... quando liga o rasp ele já aciona o elsinore?

Alan,
É exatamente o que você falou sobre os pinos da Raspberry Pi, você escolhe um pino ativo, liga o rele ou o ssr, depois configura aquele pino nas configurações do EstrangeBrew Elsinore. Só os sensores de temperatura que você precisa ligar todos em série no pino GPIO 4 pq o sistema já vem configurado para este pino. Quando for comprar o sensor de temperatura, tem que ser o DS18B20, senão não funciona.

Eu não tenho um passo a passo meu em português, eu fui seguindo o passo a passo do site LINK e conforme foram surgindo as dúvidas e problemas, fui lendo o post fórum AQUI.
Vou tentar montar um passo a passo em português do inicio ao fim da construção do equipamento, painel e configuração do sistema.

Se você já tem as panelas e todo o resto, só vai precisar do painel de controle e das resistências. O painel pode ser comprado pronto da Hosehead, custa 425 dólares no site http://brewtronix.com/hosehead.
Eu achei ele tem um visual bem profissional, mas quando vi as configurações internas, achei que eles usaram fios muito finos, SSRs fracos, etc, por isso decidi montar o meu. Gastei R$ 1.080,00, menos que os quase 1.500 reais que vai sair o já pronto americano, isso se você trouxer de la e não pagar imposto. Também acho que o meu painel é muito mais robusto, mas ta dando um trabalho grande!
Abaixo a lista de componentes do painel:

Módulo Relé 8 Canais
Fonte Bivolt Chaveada E Estabilizada 5v 20a
Jumper Fio 40pcs
Protoboard
Raspberry Pi 2
Sensor Ds18b20 Temperatura
Fretes dos itens acima
Fio de 6mm para montar painel eletronico (em metros)
Fio com 3 fios dentro de 4mm para ligar as bombas (em metros)
Luz de alerta para indicar funcionamento das resistencias e bombas
Conector em barra de 16 mm, para distribuir a fase e o neutro no painel
Disjuntor Bipolar 32A
Painel para montar o controlador eletroeletronico
Chave liga e desliga (para cortar energial total do painel)
Rele de estado solido de 40A
Tomada femea 32A – Para ligar as resistencias
Tomada femea 32A – De parede para ligar o painel
Tomada macho 32A – Para ligar as resistencias e o painel na parede
Chave liga e desliga (para cortar energial das resistencias manualmente)

Sobre ter de ligar sempre o Raspian e acionar o elsinore, eu sou leigo em Linux, por isso por enquanto tenho que ligar manualmente toda vez o elsinore, mas tenho certeza que da para colocar ele para subir sozinho quando o Raspian for ligado.

Nesse sistema da StrangeBrew você vai precisar de rede sempre. O servidor vai rodar na Raspberry Pi dentro da caixa controladora e você vai acessar este servidor através de um computador ou celular para fazer o controle dos equipamentos, mas é tudo via rede.

E quanto às chaves liga/desliga?

Não estou encontrando chaves pra corrente alta, acho que vou acabar usando um disjuntor 220V pra cada restência.

Na verdade as luzes não são botões, são só luzes mesmo e são da marca Wiconex, paguei R$ 7,30 na loja CA Brasil eletric (Rua General Osorio, 313 - São Paulo)

Pensando no projeto novamente, acho que as luzes das bombas não são necessárias, pois o barulho avisa que estão ligadas, já as resistências e a energia geral são legais ter as luzes indicando que estão ligadas.

rapha, você parou de postar fotos, já terminou o projeto?

Quais conectores você usou nos DS18B20? Você precisou de extensão pra eles?

Rapha,

Gostei muito do seu projeto. Estou aqui acompanhando e torcendo. Também estou construindo um sistema HERMS, mas estou mais atrasado. Estou construindo com barris de inox que agora estão sendo polidos e juntando os diversos componentes. O Painel elétrico muito provavelmente vou "terceirizar" devido a minha competência limitada nesta área! estou seguindo este diagrama: http://i.imgur.com/l8fnpjM.jpg, deste projeto: http://imgur.com/a/TR70g.
São todos filhos do theelectricbrewery.com.
Mais para frente vou precisar de seus conselhos e gostaria de conhecer seu equipamento. Bom trabalho!

Back