• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

controle na fermentação - refratômetro

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ricardocassiano78

New Member
Reaction score
0
Sei que, durante a fermentação, muitos recomendam o uso do densímetro pq o refratômetro sofre com a existência do álcool (sei que existem tabelas de conversão).
Mas a minha pergunta é a seguinte: o refratômetro é um instrumento preciso para saber quando o processo de fermentação terminou ou também é melhor usar o densímetro neste ponto?
Muito obrigado!

Eu uso.

Duas leituras iguais em um intervalo de 5 dias e eu considero a cerveja pronta para o envase.

Não uso o densímetro nem pra calcular FG, pois a tabela de conversão e o densímetro tem 'cantado' praticamente o mesmo número, o que, pra mim, é suficiente.

Sei que, durante a fermentação, muitos recomendam o uso do densímetro pq o refratômetro sofre com a existência do álcool (sei que existem tabelas de conversão).
Mas a minha pergunta é a seguinte: o refratômetro é um instrumento preciso para saber quando o processo de fermentação terminou ou também é melhor usar o densímetro neste ponto?
Muito obrigado!
Pra saber o fim da fermentação, sim, se o nível mostrado apresentar o mesmo número em aferições consecutivas significa que a fermentação parou.

Eu também utilizo. A questão no meu ponto de vista é que devemos conhecer este erro, quanto ele afeta o teu processo.

Para controlar o andamento da fermentação eu digo que é bem confiável. Para FG o melhor é utilizar o densimetro, mas caso um erro nesta ultima medida não te cause problemas, não vejo razão para não utilizar o refratometro.

Confesso que estou iniciando a utilizar o densimetro, pois agora que estou fazendo a primeira leva onde vou utilizar ele para medir a FG, e comparar com o refratometro.

Resumindo, utilizando o refratometro em todo o processo, foi suficiente para fazer algumas boas cervejas, mas que há um erro há, quão grande é este erro? Não sei responder, apenas com base em leituras em sites, por exemplo:

http://brulosophy.com/2014/09/08/refractometers-are-they-really-worth-it/

Como já disse em outro post, acho que vale a pena um estudo, para podermos saber o tamanho do erro que esta leitura causa, ou se alguém sabe de um estudo destes, seria legal divulgar.

Grande abraço,

Guilherme

Para mim, as vantagens do refratômetro são duas: a praticidade e o fato de não precisar de amostras significativas (250ml na maioria dos casos) para medição, o que afeta principalmente levas menores. Por mais que calcular a FG não seja tão fácil assim, o fato de você medir 2-3 vezes consecutivas e o número ser o mesmo já é um grande indicador de que a fermentação está completa. Daí se quiser a FG exata é só tirar 1 amostra de 250ml, medir com densímetro e fazer o cálculo.

Como já disse em outro post, acho que vale a pena um estudo, para podermos saber o tamanho do erro que esta leitura causa, ou se alguém sabe de um estudo destes, seria legal divulgar.

Guilherme,

Não precisa de estudo para isso. A taxa de erro já está amplamente documentanda em planilhas e softwares de correção.

O que acontece, com uma certa frequência, é o usuário esquecer de calibrar o refratômetro com agua destilada. O meu já tem um ano de uso e ainda não precisei corrigir, e, como eu disse, a diferença de erro dele (com tabela de correção) pro densímetro é tão pequena que nem vale a pena pra mim usar o densímetro. Deixa ele lá, como backup caso algo de errado. :)

Para mim, as vantagens do refratômetro são duas: a praticidade e o fato de não precisar de amostras significativas (250ml na maioria dos casos) para medição, o que afeta principalmente levas menores. Por mais que calcular a FG não seja tão fácil assim, o fato de você medir 2-3 vezes consecutivas e o número ser o mesmo já é um grande indicador de que a fermentação está completa. Daí se quiser a FG exata é só tirar 1 amostra de 250ml, medir com densímetro e fazer o cálculo.

Tem outra vantagem que ninguém leva em consideração. 3 densímetros quebrados == 1 refratômetro.

Eu já fiz minha parte quebrando 2 durante a brassagem. NO MESMO DIA!!!!

Guilherme,

Não precisa de estudo para isso. A taxa de erro já está amplamente documentanda em planilhas e softwares de correção.

O que acontece, com uma certa frequência, é o usuário esquecer de calibrar o refratômetro com agua destilada. O meu já tem um ano de uso e ainda não precisei corrigir, e, como eu disse, a diferença de erro dele (com tabela de correção) pro densímetro é tão pequena que nem vale a pena pra mim usar o densímetro. Deixa ele lá, como backup caso algo de errado. :)

Tu teria algum estudo para postar aqui? Como mostrei antes, só achei uma materia relatando a experiência de um cervejeiro.

Mas é bem por ai, eu também acredito que a relação custo x beneficio dele (sabendo utilizar / calibrar) é muito grande.

O estudo está aplicado nas planilhas e softwares de correção. Só procurar que acha. :)

Back