• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Controlando individualmente diversos fermentadores

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Campos

Member
Reaction score
1
E aí pessoal,

Estava pesquisando uma forma de fermentar mais de uma leva e controlar a temperatura dos fermentadores individualmente e encontrei o sistema da SSBREWTECH através de serpentina.

Pensei num sistema de water cooler utilizando caixas térmicas para cada fermentador, com água e uma serpentina de cobre (que não terá contato com o mosto) passando por ela, ligada a uma bomba de aquário imersa em líquido de radiador, que por sua vez é bombeado para um radiador e retorna para a serpentina, tudo ligada a um TIC para ligar e desligar o sistema com base na temperatura do interior do fermentador.

Será que isso seria suficiente para 5l de ALEs (cold crash na geladeira)?

Se algum membro que tenha conhecimento técnico e possa verificar a viabilidade, vai ser “uma mão na roda”.

Abraço.

Attachments

• FullSizeRender.jpg
    FullSizeRender.jpg
    112.9 KB
Se eu tivesse essa necessidade e:

1 - não pudesse ter 2 geladeiras
2 - Controle preciso da fermentação primária até o cold crash

Eu Testaria o seu método em uma caixa de isopor antes de sacrificar uma caixa térmica de plástico (são caras!!!).

E eu não usária TIC, pois o overshoot pode ser um problema. Talvez um PID com saída para SSR e auto ajuste seja o mais indicado.

Agora, se apenas o item 1 fosse mandatório, eu não hesitaria em intercalar minhas brassagens e controlar só a primária, que é a parte crucial.

Começaria com a fermentação mais baixa e introduziria o segundo fermentador com um delay de 7 dias, e extenderia a maturação da primeira em uma semana, assim, eu teria as duas cervejas envasadas no mesmo dia.

Não é raro eu fazer isso. Controlo só a primária no fermentador 1, e o resto do processo pelo fermentador 2.

Last edited:

Latest posts

Back