Contaminação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

nclfilho

Member
Joined
Feb 12, 2014
Messages
8
Reaction score
2
Ontem fui engarrafar uma witbier e visualmente não achei nada anormal porém o cheiro e o sabor da cerveja estavm completamente estranhos.....me lembrava bacon!!! Acredito que tenha ocorrido contaminação apesar de eu ser extremamente cuidadoso com a sanitização.
Já aconteceu isto com alguém? Cerveja com sabor de bacon? Kkkk
 
Ou você pode simplesmente ter queimado o malte na mosturação. Aroma de bacon não lembra as contaminações mais clássicas.

Abraço,
 
Pesquisando, vi que existe até uma receita de cerveja de bacon:

http://www.northernbrewer.com/shop/bacon-smoked-red-ale-recipe-kit.html

E tem também até cerveja "de linha" com este sabor:

untitled.png
 
Sabor e aroma de bacon (defumado) são características das rauch biers. Tem dezenas de cervejas comerciais no estilo. A questão é que você não quis fazer uma rauch, e sim uma wit... é bom dar uma olhada onde vc errou pra tentar corrigir nas próximas
 
O 4-vinylguaiacol (que lembra aroma de cravo) está muito ligado ao 2-Methoxyphenol (bacon defumado).

Como a levedura de wit gera cravo também, é possível que isso pode ter levado a sua associação ao bacon.

Isso também pode ter origem em contaminação bacteriana como o Tiago falou.

Entretanto, estou com o Guenther. Vc pode ter queimado parte dos grãos e aliado à levedura utilizada, que gera muitos fenólicos, acabou dando a sensação de bacon.
 

Latest posts

Back
Top