• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Congelar mosto pra fazer starter

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leandrocosta

Well-Known Member
Reaction score
33
Alguém já tentou congelar o resto do mosto que fica no BK e utilizar no starter da próxima leva?

Pelo que entendi bk=boil kettle.
Sobre utilizar o mosto pra starter, sim, eu faço isso, mas eu coleto o mosto da panela de mash, o que fica perdido abaixo do fundo falso, depois apenas fervo essa coleta e congelo.
Na hora de fazer o starter com esse mosto, tenho o cuidado de fazer uma diluição afim de ajustar a gravidade pra casa dos 1.040 (e óbvio ferver novamente)

Enviado de meu D2306 usando Tapatalk

Mas a densidade do runoff (após sparging) é muito baixa, na casa de 1,009 SG. Você não faz sparging?

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk

BK = boil kettle = panela de fervura

O trub estará cheio de resto de lúpulos, proteínas coaguladas e etc...

Eu descarto...

Em teoria daria pra se fazer um starter, porém dificulta muito a estimativa de células, visto que ao decantar, no erlenmeyer vai ter uma lama muito suja.

O Melhor é separar antes da fervura mesmo...

DME também tem trub, e eu pensei em passar o mosto por um voil antes de congelar. Talvez o trub do mosto fique até menor que o do DME.
Na hora de usar, se a OG do mosto foi 1,050, por exemplo, eu precisaria de 800ml de mosto + 200ml de água pra fazer um starter de 1,040, diluindo ainda mais o trub.

No último BrewStrong o Jamil disse que 50% do zinco do malte fica no trub, por isso acredito que esse mosto tenha tanto nutriente quanto o DME, ou talvez até mais.

A minha dúvida é se o lúpulo atrapalha o starter, porque já ouvi falar que a função bacteriostática do lúpulo também produz efeito sobre a levedura, e em outro podcast da BN mais antigo sugeriram não utilizar lúpulo no starter.

Dá uma lida nesse artigo do HBT americano

http://www.homebrewtalk.com/real-wort-starters-overview.html

Basicamente, você pode fazer uma lavagem extra da sua camada de grãos e ferver até chegar a 1.040. O problema é que é um mosto mais pobre em fosfato e proteínas, vira quase regra usar nutriente de levedura.

Eu não usaria usaria lupulo, sinceramente tem ação seletiva em gram-positiva (e tem muitas resistentes), e é um estresse posto sobre a levedura. Não vi nenhuma referencia até hoje mostrando beneficio fazendo isso. Em starter, se quer o fermento o mais saudável possível.

Mas a densidade do runoff (após sparging) é muito baixa, na casa de 1,009 SG. Você não faz sparging?

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
Entendo sua colocação, e tem razão, faço fly sparge. Mas no meu caso no fim do processo de sparge, o mosto abaixo do fundo falso acaba geralmente pouco acima de 1.040. Minha dedução é que abaixo do nível da torneira fica um residual do mash in, e mesmo ao fazer o sparge esse mosto mais concentrado acaba ficando ali. Ou há alguma falha no equipamento/processo, mas minha eficiência sempre atinge os 75%, início e fim da fervura sempre atingindo os valores pré estimados.
Enfim, concordo com sua colocação, mas aqui está funcionando.
Abraço

Entendo sua colocação, e tem razão, faço fly sparge. Mas no meu caso no fim do processo de sparge, o mosto abaixo do fundo falso acaba geralmente pouco acima de 1.040. Minha dedução é que abaixo do nível da torneira fica um residual do mash in, e mesmo ao fazer o sparge esse mosto mais concentrado acaba ficando ali. Ou há alguma falha no equipamento/processo, mas minha eficiência sempre atinge os 75%, início e fim da fervura sempre atingindo os valores pré estimados.
Enfim, concordo com sua colocação, mas aqui está funcionando.
Abraço

Não faço starter, mas faço fly sparge, e já notei que esse mosto que fica no fundo realmente tem uma densidade maior... nunca medi, da próxima vez vou medir por curiosidade..

Back