leandrocosta
Well-Known Member
- Reaction score
- 33
Alguém já tentou congelar o resto do mosto que fica no BK e utilizar no starter da próxima leva?
alguém já tentou congelar o resto do mosto que fica no bk e utilizar no starter da próxima leva?
BK = boil kettle = panela de fervura
Entendo sua colocação, e tem razão, faço fly sparge. Mas no meu caso no fim do processo de sparge, o mosto abaixo do fundo falso acaba geralmente pouco acima de 1.040. Minha dedução é que abaixo do nível da torneira fica um residual do mash in, e mesmo ao fazer o sparge esse mosto mais concentrado acaba ficando ali. Ou há alguma falha no equipamento/processo, mas minha eficiência sempre atinge os 75%, início e fim da fervura sempre atingindo os valores pré estimados.Mas a densidade do runoff (após sparging) é muito baixa, na casa de 1,009 SG. Você não faz sparging?
Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
Entendo sua colocação, e tem razão, faço fly sparge. Mas no meu caso no fim do processo de sparge, o mosto abaixo do fundo falso acaba geralmente pouco acima de 1.040. Minha dedução é que abaixo do nível da torneira fica um residual do mash in, e mesmo ao fazer o sparge esse mosto mais concentrado acaba ficando ali. Ou há alguma falha no equipamento/processo, mas minha eficiência sempre atinge os 75%, início e fim da fervura sempre atingindo os valores pré estimados.
Enfim, concordo com sua colocação, mas aqui está funcionando.
Abraço
Enviado de meu D2306 usando Tapatalk