• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Como deixar a cerveja cristalina com gelatina

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
Vou fazer minha primeira cerveja esta semana e ainda estou na fase de planejamento, por isso ando especulando tudo o que vejo e surgiu a seguinte dúvida referente ao uso da gelatina: se eu utilizar a gelatina e antes de engarrafar fazer o primming no fermentador, tem risco dos resíduos do fundo e a gelatina do fundo do fermentador subirem ao mexer a cerveja para misturar o primming?

Sim...

Recomendo fazer como o Fagner colocou acima. Apenas uma ressalva com o "despejar" a cerveja, tem que transferir com bastante cuidado, mangueira no fundo do balde, pra evitar oxidação.

Sim...

Recomendo fazer como o Fagner colocou acima. Apenas uma ressalva com o "despejar" a cerveja, tem que transferir com bastante cuidado, mangueira no fundo do balde, pra evitar oxidação.

É, o despejar ali saiu por descuido hehe, editei a palavra. Eu coloco a mangueira bem sanitizada até o fundo do balde mesmo, causando o mínimo de turbulencia pra oxigenar o mínimo possível a cerveja.

Nunca utilizei gelatina, mas após ler todo esse tópico pretendo utiliza-la em uma leva que ainda está na fermentação primária. Pensei em fazer da seguinte forma:

7 dias de fermentação primária;
3 dias de fermentação secundária com adição de Dry Hopping;
2 dias de cold crash a 0 Cº;
3 dias de gelatina no fermentador a 0 Cº;
Após esses 15 dias irei embarrilar e maturar no barril.

O que acham do processo? Posso usar a gelatina depois do Dry Hopping? Pretendo fazer todo o processo sem trasfega.

Pessoal, alguma opinião/sugestão a respeito do meu post de ontem?

@Eduard, minha sugestão é, por tratar-se da primeira produção tenta fazer ela da forma mais simples possível, tomando cuidado com a limpeza, sanitização, quantidades de insumos, água de infusão, água de lavagem, recirculação, resfriamento e fermentação. Deixa para agregar técnicas mais avançadas quando tu já estiveres dominando, pelo menos razoavelmente, estes itens.

por isso que comprei um fermentador conico ao terminar a fermentação retiro a borra do fermento e faço nele mesmo o priming

Nunca utilizei gelatina, mas após ler todo esse tópico pretendo utiliza-la em uma leva que ainda está na fermentação primária. Pensei em fazer da seguinte forma:

7 dias de fermentação primária;
3 dias de fermentação secundária com adição de Dry Hopping;
2 dias de cold crash a 0 Cº;
3 dias de gelatina no fermentador a 0 Cº;
Após esses 15 dias irei embarrilar e maturar no barril.

O que acham do processo? Posso usar a gelatina depois do Dry Hopping? Pretendo fazer todo o processo sem trasfega.

Tá legal, só tiraria os "X dias" antes de cada passo, pra vc não ceder à tentação de pular uma etapa antes dela terminar, caso ela necessite de mais tempo do que vc estipulou (e isso ocorre com frequencia).

É tranquilo usar gelatina depois do dry hopping, mas nem sempre 3 dias são o suficientes nessa etapa também, depende muito de quanto fermento que tem em suspensão... quanto menos sedimento vc levar pro barril, melhor.

Abraço

zerosa

Realmente foi aceitar sua sugestão e simplificar mais as coisas agora no início para melhorar o aprendizado.

Por mais que não fosse a primeira cerveja, estou pensando que, como não tenho geladeira/freezer para refrigerar a cerveja e também não tenho um segundo balde para fazer o primming e engarrafar, seja melhor não usar a gelatina enquanto não resolver estes dois problemas.

Agradeço a tua ajuda, Tiago!

Sobre os dias, tentei quantitificá-los para ter uma ideia, mas sem dúvida cuidarei para a fermentação cessar antes de passar para as próximas etapas.

Sobre os dias de gelatina, quantos tu acha o ideal nesse caso? Como saberei quanto de fermento ainda está em suspensão?

Agradeço a tua ajuda, Tiago!

Sobre os dias, tentei quantitificá-los para ter uma ideia, mas sem dúvida cuidarei para a fermentação cessar antes de passar para as próximas etapas.

Sobre os dias de gelatina, quantos tu acha o ideal nesse caso? Como saberei quanto de fermento ainda está em suspensão?

Bom, vc pode retirar amostras e ver... Volto atrás no que eu disse dos 3 dias, na grande maioria das vezes 3 dias é o suficiente, então vc pode confiar no tempo e no processo. Pode esperar esse tempo e transferir, cuidando pra não agitar muito o balde, que vai dar certo.

Bom, vc pode retirar amostras e ver... Volto atrás no que eu disse dos 3 dias, na grande maioria das vezes 3 dias é o suficiente, então vc pode confiar no tempo e no processo. Pode esperar esse tempo e transferir, cuidando pra não agitar muito o balde, que vai dar certo.

Perfeito! Volto aqui para divulgar os resultados!

Muito obrigado!

Uma pergunta meia "besta", isso se faz ANTES de começar o processo de clarificação? (aquele que baixa a temperatura para perto dos 0ºC) Ou no final deste processo?

Moçada, então mesmo fazendo priming, vale a pena usar gelatina?
Rodrigo... depois do tópico em si, e de todas as mensagens que já falaram sobre a questão Gelatina vs. Priming.... o que ainda não ficou claro?

O que já foi falado aqui:

- Objetivo de usar gelatina => deixa a cerveja cristalina rapidamente
- Usar gelatina, e depois fazer priming => funciona, só que demora um pouco mais pra carbonatar

Fora isso..... qual é a dúvida?

Eu pergunto pq a questão de "valer a pena" é algo totalmente pessoal.... só fazendo, testando, e avaliando resultados é que cada cervejeiro vai avaliar para si mesmo se vale a pena ou não.

Abraço,

O que eu quis perguntar na verdade é se vale a pena passar a gelatina fazendo priming, pq a nova fermentação vai gerar slurry, e isso vai deixar a cerveja turva, tipo ao balançar no transporte. Não ficaria, p. ex. como uma ceva que tu envasasse por contrapressão, uma ceva bem cristalina e tal.. correto?

O que eu quis perguntar na verdade é se vale a pena passar a gelatina fazendo priming, pq a nova fermentação vai gerar slurry, e isso vai deixar a cerveja turva, tipo ao balançar no transporte. Não ficaria, p. ex. como uma ceva que tu envasasse por contrapressão, uma ceva bem cristalina e tal.. correto?
Não não... uma coisa é uma coisa, outra coisa... é outra coisa. Tu estás resumindo toda a turbidez da cerveja na questão do fermento, e não é só isso.

Turbidez que vai ser removida pela gelatina tem um MONTE de coisas junto. Priming na garrafa vai gerar só um pouco mais de fermento, e mesmo assim, pouquíssima coisa que flocula extremamente rápido e forma uma massa sólida no fundo.

Abraço,

Pelo que entendi então, usar a gelatina é um meio de acelerar o processo de clarificação, não necessariamente reduz esse tempo.
Irei tentar fazer isso na minha próxima brassagem.

Pelo que entendi então, usar a gelatina é um meio de acelerar o processo de clarificação, não necessariamente reduz esse tempo.
Irei tentar fazer isso na minha próxima brassagem.
Ué... se acelera a clarificação, reduz o tempo.

Não, você não entendeu. Quis dizer que tipo, mesmo usando esse processo ainda seria ideal manter clarificando por, digamos, 1 semana, correto?

Se o objetivo é a aparência da cerveja e você consegue o resultado de 1 semana em 2 dias com gelatina(exemplo aleatório) e esse é o resultado que você quer, não.

cream ale clarificada com gelatina.
Recomendo 72H 0,5-1° p precipitar bem.

Attachments

• Cream Ale.jpg
    Cream Ale.jpg
    155.4 KB
Não, você não entendeu. Quis dizer que tipo, mesmo usando esse processo ainda seria ideal manter clarificando por, digamos, 1 semana, correto?
Não... você pode acabar a fermentação secundária, gelar a cerveja de um dia pro outro, aplicar gelatina, esperar 48 horas, e pronto.... ela estará, muitas vezes, cristalina como na foto postada anterior pelo colega. Ou seja, a aplicação de gelatina substitui o período de clarificação.

Abraço,

Pessoal, vou usar gelatina pela primeira vez na minha Nelson IPA, deixei 3 dias entre 0-0,5 graus, e hoje a noite vou colocar a gelatina, porém quando dei uma espiada no balde hoje ainda vejo muito lúpulo em suspensão (fiz DH com 50 gramas em pellets, sem saco).

Pergunta apra os mais experientes: preciso esperar mais para ver se esse lúpulo em suspensão desce ou já posso usar a gelatina assim mesmo? Depois de aplicada a gelatina vou esperar mais 48 horas para colocar no postmix.

Obrigado.

A gelatina vai tirar boa parte desse lúpulo em suspensão, mas se possível espere mais uns dois dias pra ajudar na decantação.

Não... você pode acabar a fermentação secundária, gelar a cerveja de um dia pro outro, aplicar gelatina, esperar 48 horas, e pronto.... ela estará, muitas vezes, cristalina como na foto postada anterior pelo colega. Ou seja, a aplicação de gelatina substitui o período de clarificação.

Abraço,

Ahh bom, agora entendi direito. Valeu Guenther.

Caros, como sabemos a gelatina é de origem animal e tem um bocado de gente que por diversos motivos não consome qualquer tipo de produto dessa procedência. Minha pergunta é se alguém do grupo já clarificou a cerveja com ágar-ágar? Ágar é uma gelatina de origem vegetal, sem sabor, sem açucar, sem nada. Um pouco mais caro mas que rende muito mais. Se alguém já usou, qual a proporção?

Outra pergunta: procurei no google mas não vi nada específico sobre a possibilidade de algum elemento da gelatina ficar na cerveja. Alguém já viu algo sobre isso?

Abs.

Caros, como sabemos a gelatina é de origem animal e tem um bocado de gente que por diversos motivos não consome qualquer tipo de produto dessa procedência. Minha pergunta é se alguém do grupo já clarificou a cerveja com ágar-ágar? Ágar é uma gelatina de origem vegetal, sem sabor, sem açucar, sem nada. Um pouco mais caro mas que rende muito mais. Se alguém já usou, qual a proporção?

Outra pergunta: procurei no google mas não vi nada específico sobre a possibilidade de algum elemento da gelatina ficar na cerveja. Alguém já viu algo sobre isso?

Abs.

Já pensei nessa possibilidade também. Nunca ouvi falar, mas acho que seria uma experiência interessante, se vc se animar a testar seria bem legal.

Se não me engano, o biofine é uma alternativa comercial 'vegan' pra esse propósito também.

Abraço

Status
Not open for further replies.
Back