• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Com ou sem lavagem dos grãos?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Top esse moedor mesmo... mas se é 600 reais mesmo então fiz besteira, já faz uns 2 anos paguei 450 no meu, e foi o melhor que eu achei, os outros nem eram rolo de inox e tavam o mesmo preço.
Este tem rolos de alumínio anodizado. Mas não vejo diferença pra aplicação. Não sendo de aço carbono ou cobre, tá no jogo. Antes eu tinha em casa um moinho que eu mesmo projetei e fiz, a moagem era excelente, mas ainda assim não era mil maravilhas, minha oficina é muito modesta e não disponho de algumas ferramentas pra poder fazer algo mais complexo.

Olá @Gustavo Alencar Luna!

Então, esses parâmetros são chutados e muito hipotéticos hehehehe

Não se atenha aos números, apenas a lógica do raciocínio.

Mas como pode acompanhar nas conversas com @eduardomn, estou me referindo a eficiência de solubilização de açúcares durante o mash.

Na lavagem não há mais solubilização, e sim o arreste, ou a extração, do açúcar já solubilizado que fica retido no bagaço. Assim sendo, há a diluição do mosto retido no bagaço com a água da lavagem, por isso a densidade é mais baixa.

Então temos duas situações:

Eficiência do mash: quanto de açúcar (amido) foi solubilizado ou convertido no mash, em relação ao potencial volume de açúcar (amido) do malte - é o que tento explicar.

Eficiência de brassagem: quanto de açúcar total solubilizado, ao final de todo processo, foi levado para fervura - que é o que @eduardomn bem explicou.

Então, sim, se fizer a lavagem do bagaço você aumenta o volume total de açúcares solubilizados com o arraste do que estava retido no bagaço, e consequentemente aumenta o rendimento do volume total de mosto, pois aumentou tanto o volume total de açúcar quanto o de água.

Sim, esse rendimento é também chamado de eficiência da brassagem.

Mas voltando a eficiência do mash, por exemplo, para os mesmos 10kg de malte, podemos ter um mash com:

Eficiência baixa > densidade baixa > lavagem com extração de menos açúcares solubilizados no bagaço.

Eficiência alta > densidade alta > lavagem com extração de mais açúcares solubilizados no bagaço.

Por isso considero mais importante obter boa eficiência no mash, independente se irá fazer a lavagem ou não.

Ou, a lavagem aumenta a eficiência total? Sim. Mas mesmo assim você pode ter um resultado muito insatisfatório em relação ao potencial de açúcar que poderia ser solubilizado no mash, mas não foi.

Por isso insisto que quando pensamos na eficiência, devemos nos ater no mash primeiramente, pois é nele que, podemos chegar a uma mesma densidade de 1,050 com 10kg de malte, ou com apenas 5kg, desde que, a eficiência do sistema seja alta.

Alcançada a eficiência alta no mash, com lavagem ou não o que vier é lucro.

Tem homebrewere por exemplo, que ao invés de lavar simplesmente inclui mais água na fervura. Mas para isso é preciso ter uma eficiência alta no mash.

Considerando isso, veja que é possível termos outro resultado, para o mesmo malte e volume:

Eficiência alta mash > densidade alta > água na fervura > 20L > FG 1,058.

Eficiência baixa mash > densidade baixa > lavagem > 20L > FG 1,050.

Talvez fique melhor entendido o que quis dizer no outro post.

Hehehehe

Saúde! 🍻

Sim, compreendi. Eu me referia especificamente à eficiência da brassagem. Um primeiro ponto é que seria preciso por na ponta do lápis a relação entre os custos energético e de água e o benefício da lavagem para atingir uma OG específica. Um segundo ponto é avaliar, com alguma precisão, novamente com experimento, qual das duas eficiências mais impacta sobre o total de açúcares fermentáveis solubilizados.

Eu particularmente lavo.

Saudações!

Eu montei uma single vessel com as panelas que tinha, e fiz a automação com um ardbier e depois com brewuno.

Ainda faço uma lavagem básica de uns 7 litros, mas tenho notado que o que mais influencia na eficiência da extração é homogeneizar corretamente todos os grãos.

Um exemplo é que sem nunca mexer na cama depois de assentada, a eficiência fica próxima a um biab normal, aprox. 65%

O que eu ando fazendo é apos uns 30 minutos da mostura, revirar a cama de grãos. (Os Deuses da cerveja devem estar se revirando tambem agora hahhaha).

O que eu vejo é que quando eu faço isso, muito amido se desprende da cama e inicia a conversão. Na última brassagem tive uma eficiência de mais de 90%, utilizando malte weirmann.

Uma atenção é que eu uso recirculacao continua e a clarificação do mosto fica boa apos uns 30 minutos, ou seja, se agitar a cama faltando pouco para finalizar a mostura, fica horrível de turvo. O cesto de grãos também tem uma quantidade considerável de furos e não entope fazendo esse procedimento.

De toda forma, o ideal é ter previsibilidade quanto a OG, independente da eficiência.

Nas próximas vezes, vou tentar não fazer lavagem e fazer tudo em uma panela só.

Hoje meu setup é uma panela de 38 litros, mais um cesto com uma panela de 22 litros, com furos uns 1000 furos de 2mm (nunca mais vou fazer isso na mão hahaha)

Um abração

Eu montei uma single vessel com as panelas que tinha, e fiz a automação com um ardbier e depois com brewuno.

Ainda faço uma lavagem básica de uns 7 litros, mas tenho notado que o que mais influencia na eficiência da extração é homogeneizar corretamente todos os grãos.

Um exemplo é que sem nunca mexer na cama depois de assentada, a eficiência fica próxima a um biab normal, aprox. 65%

O que eu ando fazendo é apos uns 30 minutos da mostura, revirar a cama de grãos. (Os Deuses da cerveja devem estar se revirando tambem agora hahhaha).

O que eu vejo é que quando eu faço isso, muito amido se desprende da cama e inicia a conversão. Na última brassagem tive uma eficiência de mais de 90%, utilizando malte weirmann.

Uma atenção é que eu uso recirculacao continua e a clarificação do mosto fica boa apos uns 30 minutos, ou seja, se agitar a cama faltando pouco para finalizar a mostura, fica horrível de turvo. O cesto de grãos também tem uma quantidade considerável de furos e não entope fazendo esse procedimento.

De toda forma, o ideal é ter previsibilidade quanto a OG, independente da eficiência.

Nas próximas vezes, vou tentar não fazer lavagem e fazer tudo em uma panela só.

Hoje meu setup é uma panela de 38 litros, mais um cesto com uma panela de 22 litros, com furos uns 1000 furos de 2mm (nunca mais vou fazer isso na mão hahaha)

Um abração

Blz @eduardomn!

Cara, eu também uso recirculação contínua e mexo a cama de grãos a cada início de temperatura, a cada 20min aproximadamente e na lavagem. Em 10min no máximo está filtrada.

Afinal, toda e qualquer tina de cervejaria movimenta constantemente a cama de grãos. Por que não faria em casa?! Hehehehe

Saúde! 🍻

Sim, compreendi. Eu me referia especificamente à eficiência da brassagem. Um primeiro ponto é que seria preciso por na ponta do lápis a relação entre os custos energético e de água e o benefício da lavagem para atingir uma OG específica. Um segundo ponto é avaliar, com alguma precisão, novamente com experimento, qual das duas eficiências mais impacta sobre o total de açúcares fermentáveis solubilizados.

Eu particularmente lavo.

Saudações!

Blz @Gustavo Alencar Luna?!

Eu creio que se o custo com levagem fosse maior a indústria não lavaria, não é?.

Agora, independente de custos o que me levou a partir pra lavagem foi o rendimento, ou seja, no mesmo dia de brassagem obtenho um volume maior de cerveja. Hehehehe

No total, entre transfega, recirculação e lavar um caldeirão a mais, gasto no máximo 30min. Vale a pena sim!

Só um detalhe quanto a eficiência que, independente se o açúcar for fermentável ou não, foi solubilizado.

A questão é qual deles que você quer conforme a cerveja, né?. Mais corpo ou menos corpo.

Saúde! 🍻

Last edited:
Blz @eduardomn!

Cara, eu também uso recirculação contínua e mexo a cama de grãos a cada início de temperatura, a cada 20min aproximadamente e na lavagem. Em 10min no máximo está filtrada.

Afinal, toda e qualquer tina de cervejaria movimenta constantemente a cama de grãos. Por que não faria em casa?! Hehehehe

Saúde! 🍻

Exatamente! A tina de mostura fica revirando os grãos sem parar! A clarificação so vai ocorrer depois...

Eu acabo revirando apenas uma vez, mas vou até o fundo mesmo hehehe, raspando o fundo do cesto.

Lógico, se a moagem for meio irregular a chance de entupir aumenta muito... Eu melhorei bastante a eficiência do processo depois que comecei a moer em casa com um moinho de rolos e regular precisamente a abertura.

A moagem do brewshop variava um pouco cada vez que comprava... Também, cada malte tem seu diâmetro maior ou menor e isso influencia em quanto de casaca fica inteira ou não.

Mas enfim, o bom é ter cerveja sempre!

Um abração

Eduardo

Back