• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Coisa esquisita aconteceu!

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bbhv

Member
Reaction score
6
Prezados,
Boa noite!
Pois bem, mandei o mash out e depois fiz o teste do iodo que deu azul escuro, ou seja, amido para dar e vender.
Quase chorei no fim da fervura quando executei a verificação.
Mesmo assim continuei e botei para fermentar.
Para minha supresa a a gravidade bateu 9,5 para uma OG de 1.058, ou seja, o calculo deu 1.021 em 48 horas.
Repeti o teste do iodo ( dizem que dá falso positivo em temperaturas altas), porém a mesma cor - azul escuro.
Alguém poderia me explicar isso?
O que diabos esse fermento tá comendo?

Prezados,
Boa noite!
Pois bem, mandei o mash out e depois fiz o teste do iodo que deu azul escuro, ou seja, amido para dar e vender.
Quase chorei no fim da fervura quando executei a verificação.
Mesmo assim continuei e botei para fermentar.
Para minha supresa a a gravidade bateu 9,5 para uma OG de 1.058, ou seja, o calculo deu 1.021 em 48 horas.
Repeti o teste do iodo ( dizem que dá falso positivo em temperaturas altas), porém a mesma cor - azul escuro.
Alguém poderia me explicar isso?
O que diabos esse fermento tá comendo?

Qual foi o tempo de sacarificação/ mosturação feita?

40 minutos a 68º considero pouco tempo! Como já explicado em tópicos fixos, o recomendado é que a sacarificação seja de 1:30, no minimo 1h. Pode ser que você realmente não tenha convertido TODO o açúcar possível, mas não quer dizer que não tenha açúcar no mosto, tanto que você ainda falou que sua OG bateu, talvez se deixasse mais tempo, você teria uma OG maior.

Para essa leva, continue o processo normalmente, não tem mas o que fazer, mas recomendo ler os tópicos fixos, eles irão sanar as duvidas em relação a mosturação para que nas próximas você não tenha esse problema. Não vou entrar na questão das rampas que você fez de 40º e 50º, mas na maioria dos casos elas são desnecessárias.

Back