• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Clarificação por Centrifugação

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pirajax

Member
Reaction score
1
Olá pessoal da cerveja!

Alguém sabe sobre a viabilidade de clarificar cerveja por centrifugação?

abração,
Pirajá

Olá pessoal da cerveja!

Alguém sabe sobre a viabilidade de clarificar cerveja por centrifugação?

abração,
Pirajá

Com equipamento caseiro?
Nunca ouvi falar, nem aqui nem em fóruns extrangeiros.

Acho meio inviável pela relativa complexidade de um equipamento desses em relação a um filtro de placas com membrana comum, vejo bastante probabilidade de oxidação da cerveja.

Mas também não vejo nada que impeça alguem com os materiais certos e boa quantidade de tempo e vontade de enjambrar um equipamento desses.

Se vc quiser ser o primeiro, aqui tem alguns princípios de funcionamento de centrífuga pra cerveja:
http://www.mbaa.com/districts/MidSo...11_06_11Centrifuges_in_Brewing_PAUL_CHLUP.pdf

Abraço

Grande Tiago, obrigado pela resposta e pelo incentivo!

Pelo jeito, as grandes cervejarias já usam esse método...(?)

Gostaria muito de tocar uma proposta de desenvolvimento de um equipamento de pequeno-médio porte desse. Nesse momento estou planejando minha primeira brassagem, montando cozinha, definindo receita, essas coisas de iniciante. Mas num futuro próximo, quem sabe? A menos que tenha parceiro forte junto...

Obrigado mais uma vez, grande abraço,

Pirajá.

Gostaria muito de tocar uma proposta de desenvolvimento de um equipamento de pequeno-médio porte desse. Nesse momento estou planejando minha primeira brassagem, montando cozinha, definindo receita, essas coisas de iniciante. Mas num futuro próximo, quem sabe? A menos que tenha parceiro forte junto...

Pirajá.

Sim, algumas usam...

Novamente, acho que é um equipamento com uma construção bastante intrincada, que pra reduzir o tamanho talvez gerasse várias dificuldades de construção, tornando ele economicamente bastante inviável e talvez com um uso pouco prático na realidade. O que não significa que não seria bem divertido tentar construí-lo. =D

Sim, algumas usam...

Novamente, acho que é um equipamento com uma construção bastante intrincada, que pra reduzir o tamanho talvez gerasse várias dificuldades de construção, tornando ele economicamente bastante inviável e talvez com um uso pouco prático na realidade. O que não significa que não seria bem divertido tentar construí-lo. =D

Esse equipamento acima é uma centrífuga de pratos. É impossível reproduzi-la home made. Tenho uma na empresa em que trabalho para clarificação de culturas bacterianas.

A capacidade de clarificação dela é impressionante.

Abs.

Mas não precisaria ser igual a esses equipamentos de alta capacidade...

Pirajá.
Cara, opinião pessoal?

Existem tantas, mas TANTAS maneiras mais acessíveis e fáceis de se clarificar cerveja em pequena escala, que eu não vejo muito sentido em tentar fazer isso a não ser por puro prazer pessoal em fazer o projeto, porque valer a pena realmente ou ser algo viável de se produzir, é quase impossível. Fosse isso, inúmeras metalúrgicas já estariam produzindo, já que é uma tecnologia bem comum.

Abraço,

Eu acho que a intenção não era ser fácil e prático, é o espírito DIY pegando. :)

justo @Tiago e @Guenther ...
pelo que eu vi o @Pirajax veio com tudo nos estudos e ideias mirabolantes... começando por fazer 100 litros de lager (que por orientação do pessoal do fórum já virou Blond Ale) na primeira leva :drunk:

justo @Tiago e @Guenther ...
pelo que eu vi o @Pirajax veio com tudo nos estudos e ideias mirabolantes... começando por fazer 100 litros de lager (que por orientação do pessoal do fórum já virou Blond Ale) na primeira leva :drunk:

Agradeço sua atenção e cuidados. Mas não precisa se preocupar tanto comigo, você deve ter coisas mais importantes para se dedicar!:D

Segue uma sugestão para quem quiser levar adiante a ideia:
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=cUhgKFV5Ri4[/ame]

Agradeço sua atenção e cuidados. Mas não precisa se preocupar tanto comigo, você deve ter coisas mais importantes para se dedicar!:D

Meu intuito (e acredito que também dos demais foristas) sempre é ajudar, seja em dúvidas específicas, seja em recomendações mais genéricas.

E parabéns pelo volume de estudos antes da produção. Poucos (inclusive eu) tem/tiveram esta paciência. Quanto mais ajustadas as ideias pra primeira brassagem, mais chance de sucesso!

boa sorte, e no que precisar, estamos aí!

Segue uma sugestão para quem quiser levar adiante a ideia:

Cara... bem legal essa centrífuga.

O grande problema é a exposição da cerveja aí... seria complicado fazer um sistema fechado pra gases, que pudesse ter o ar purgado e substituído por CO2. Vejo um eixo atrapalhando bastante isso.

Cara... bem legal essa centrífuga.

O grande problema é a exposição da cerveja aí... seria complicado fazer um sistema fechado pra gases, que pudesse ter o ar purgado e substituído por CO2. Vejo um eixo atrapalhando bastante isso.

Tiago, tem um tipo de conexão chamada união rotativa que pode cair bem nesse trabalho:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=SeNQXhzdVbw[/ame]

Meu intuito (e acredito que também dos demais foristas) sempre é ajudar, seja em dúvidas específicas, seja em recomendações mais genéricas.

E parabéns pelo volume de estudos antes da produção. Poucos (inclusive eu) tem/tiveram esta paciência. Quanto mais ajustadas as ideias pra primeira brassagem, mais chance de sucesso!

boa sorte, e no que precisar, estamos aí!

Valeu! O fórum tem me ajudado muito, inclusive mudei minhas intenções originais de começar com lagger depois de dicas que recebi aqui. Ainda bem que tem o fórum, né?
Abraço,

Pirajá

:eek: Será que aguentaria o trabalho constante em alta rotação?

Boa pergunta... Eis a questão, e a possível inovação...
Mas olha esse link, não vai dar pra assistir por aqui, mas pega o link e olha no youtube a proposta, muito interessante!
Abração.

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=2XX5GsAjVsE&spfreload=1[/ame]

Back