Olá pessoal da cerveja!
Alguém sabe sobre a viabilidade de clarificar cerveja por centrifugação?
abração,
Pirajá
Grande Tiago, obrigado pela resposta e pelo incentivo!
Pelo jeito, as grandes cervejarias já usam esse método...(?)
Gostaria muito de tocar uma proposta de desenvolvimento de um equipamento de pequeno-médio porte desse. Nesse momento estou planejando minha primeira brassagem, montando cozinha, definindo receita, essas coisas de iniciante. Mas num futuro próximo, quem sabe? A menos que tenha parceiro forte junto...
Obrigado mais uma vez, grande abraço,
Pirajá.
Sim, algumas usam...
Novamente, acho que é um equipamento com uma construção bastante intrincada, que pra reduzir o tamanho talvez gerasse várias dificuldades de construção, tornando ele economicamente bastante inviável e talvez com um uso pouco prático na realidade. O que não significa que não seria bem divertido tentar construí-lo. =D
Cara, opinião pessoal?Grande Tiago, obrigado pela resposta e pelo incentivo!
Pelo jeito, as grandes cervejarias já usam esse método...(?)
Gostaria muito de tocar uma proposta de desenvolvimento de um equipamento de pequeno-médio porte desse. Nesse momento estou planejando minha primeira brassagem, montando cozinha, definindo receita, essas coisas de iniciante. Mas num futuro próximo, quem sabe? A menos que tenha parceiro forte junto...
Obrigado mais uma vez, grande abraço,
Pirajá.
justo @Tiago e @Guenther ...
pelo que eu vi o @Pirajax veio com tudo nos estudos e ideias mirabolantes... começando por fazer 100 litros de lager (que por orientação do pessoal do fórum já virou Blond Ale) na primeira leva![]()
Agradeço sua atenção e cuidados. Mas não precisa se preocupar tanto comigo, você deve ter coisas mais importantes para se dedicar!![]()
Segue uma sugestão para quem quiser levar adiante a ideia:
Cara... bem legal essa centrífuga.
O grande problema é a exposição da cerveja aí... seria complicado fazer um sistema fechado pra gases, que pudesse ter o ar purgado e substituído por CO2. Vejo um eixo atrapalhando bastante isso.
Meu intuito (e acredito que também dos demais foristas) sempre é ajudar, seja em dúvidas específicas, seja em recomendações mais genéricas.
E parabéns pelo volume de estudos antes da produção. Poucos (inclusive eu) tem/tiveram esta paciência. Quanto mais ajustadas as ideias pra primeira brassagem, mais chance de sucesso!
boa sorte, e no que precisar, estamos aí!
Tiago, tem um tipo de conexão chamada união rotativa que pode cair bem nesse trabalho:
Será que aguentaria o trabalho constante em alta rotação?