Eai,
Também sou partidário da gelatina.

Nunca tive problemas com priming por causa dela. Dependendo do caso pode até levar mais tempo, mas pra mim 1 semana normalmente já chegou lá.
Não acho interessante adicionar leveduras novas tambem...
De qualquer forma faço assim:
-Sanitizo tudo.
-Uso 1 colher de sopa rasa pra 20 litros (que dá +- meio pacotinho desses de ... 24g?). Já me passei e botei inteiro, não tive problemas nesse caso, mas o resultado não foi melhor também.
-Fervo água, espero esfriar, adiciono a gelatina, deixo descansar por alguns minutos e esquento levemente a solução (num copinho de béquer pequeno), misturando sempre, até que esteja totalmente dissolvida.
-Quando aquecer não passe de 90°C que vai desnaturar o efeito da gelatina.
-Uma coisa importante é gelar o fermentador primeiro (dia antes), ponha na sua temperatura de maturação, qualquer faixa entre 0 e 10 graus, porque daí vc vai adicionar a gelatina dissolvida ainda meio quente e o que vai acontecer é que por convecção esse líquido vai subir e formar uma camada inteira na superfície e quando isso esfriar, vai descer ao fundo levando consigo os materiais em suspensão.
-Sanitize o equipamento.
-Pra colocar a gelatina no fermentador sem despejar ela (pra não causar nada de oxidação e também pra fazer de fato esse efeito que citei acima) eu transfiro do béquer usando um bastão de vidro (como na imagem anexa).
-Fazendo assim é desnecessário misturar tudo no fermentador e vc pode transferir por um buraco pequno (do airlock) sem medo de espalhar tudo pelas bordas.
OBS: tem vários tipos e causadores diferentes de turbidez na cerveja. Fermento é um deles, chill haze é outro, tem taninos, amidos, etc etc... A levedura tem carga molecular negativa e a gelatina (isinglass tmb) tem carga positiva, então se atraem e decantam. Isso pode não ser verdadeiro pra outros tipos de compostos... Ouvi isso no programa Finings do brew strong do brewingnetwork.com
Abraços