• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Clarificação com Gelatina

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Como você fez a trasfega para o balde com primming? Sifão ou torneira?

Acho mais fácil você ter transferido fermento (e consequentemente a gelatina que estava decantada com ele) do que a gelatina não decantar em 3 dias. A gelatina decanta quase que instantaneamente na sua maior parte, e o resto em algumas horas. Já usei gelatina em uma wee heavy e em 2 dias estava perfeita.

Outro ponto, você movimentou muito o balde fermentador antes de transferir? Isso pode ser outro problema.

Fiz com sifão. Costumo ser muito cuidadoso na trasfega e não me importo de perder um pouco de cerveja no balde fermentador para conseguir uma bebida limpa. Mas dessa vez eu usei pela primeira vez uma bomba manual com muma mangueira de silicone muito fina, a trasfega me cansou e, realmente, pode ter sido uma fonte de problema.

A exemplo do Cipriani também tive problemas com o processo de clarificação com a gelatina.

Com apenas 5 brassagens ainda sou iniciante na arte de fazer cerveja, mas já na terceira resolvi arriscar o uso da gelatina. Porém o resultado obtido foi inverso ao desejado, ao invés de uma decantação mais eficáz das partículas de fermento e outras "sujeiras" que ficavam em suspensão, eu obtive uma cerveja mais turva do que o comum. Mas só consegui ter essa percepção na garrafa.

A receita era uma Red Ale. Após a utilização da gelatina, aguardei 60h para engarrafá-la, mantendo-a a uma temperatura na casa do 0º. Fiz a trasfega do balde fermentador para outro de envase para o priming com o devido cuidado para não sacudí-lo e nem levar alguma sujeira. A aparência até então era bem límpida. A refermentação na garrafa e a carbonatação ocorreram normalmente, foram conservadas de forma adequada, mas ao serví-la, mesmo que não tenha tido qualquer alterção no aroma ou no gosto, a aparência era péssima. A gelatina parecia uma gosma na cerveja.

O que pode ter ocorrido?

A exemplo do Cipriani também tive problemas com o processo de clarificação com a gelatina.

Com apenas 5 brassagens ainda sou iniciante na arte de fazer cerveja, mas já na terceira resolvi arriscar o uso da gelatina. Porém o resultado obtido foi inverso ao desejado, ao invés de uma decantação mais eficáz das partículas de fermento e outras "sujeiras" que ficavam em suspensão, eu obtive uma cerveja mais turva do que o comum. Mas só consegui ter essa percepção na garrafa.

A receita era uma Red Ale. Após a utilização da gelatina, aguardei 60h para engarrafá-la, mantendo-a a uma temperatura na casa do 0º. Fiz a trasfega do balde fermentador para outro de envase para o priming com o devido cuidado para não sacudí-lo e nem levar alguma sujeira. A aparência até então era bem límpida. A refermentação na garrafa e a carbonatação ocorreram normalmente, foram conservadas de forma adequada, mas ao serví-la, mesmo que não tenha tido qualquer alterção no aroma ou no gosto, a aparência era péssima. A gelatina parecia uma gosma na cerveja.

O que pode ter ocorrido?

Você pode ter fervido a gelatina e a desnaturado...

Se foi isso, o ideal é ferver a água para esterelizar, aguardar chegar a uns 40ºC e então dissolvê-la...

Você pode ter fervido a gelatina e a desnaturado...

Se foi isso, o ideal é ferver a água para esterelizar, aguardar chegar a uns 40ºC e então dissolvê-la...

Após a fervura da água, eu dissolvi a gelatina a uma temperatura de 65ºC. Segui basicamente o processo do Guenther relatado neste tópico, embora também tenha lido em vários outros lugares que a gelatina deveria ser dissolvida nesta faixa de 65~70ºC. Não sei então se o problema seria bem este, levando em consideração não só a experiência do Guenther mas também o fato dele e ninguém até então ter relatado problemas semelhantes ao meu com esse processo. Isso sem contar que a maioria das proteínas são desnaturadas quando expostas a um aquecimento entre 60º a 100ºC.

Porém já li também relatos com informação de temperatura semelhantes a que você me informou. Inclusive indicando que a desnaturação térmica da gelatina ocorre a 36~37ºC.

Confesso que fiquei bem cabreiro em repetir a experiência com gelatina. Mas quando arriscar, vou tentar nessa faixa de temperatura.

Estou com uma IPA fermentando e será meu primeiro dryhopping... Queria deixá-la bastante límpida mas não sei se arrisco!

coisas importantes sobre a gelatina em pó :

A melhor forma de se dissolver a gelatina em pó é em água gelada, pois se você usar água quente, os grânulos externos da gelatina incharão muito rápido, impedindo que a água penetre no centro do grânulo.
Nunca ferva a gelatina,pois ela permanece com os seus poderes de gelatinização só até 60˚C, depois disso ela perde a sua eficácia. A gelatina mantém suas propriedades da melhor forma quando aquecida até 35˚C.

Do pessoal que usou a gelatina, alguém já experimentou fazer tudo em um fermentador cônico? Estou pensando seriamente em remover toda lama, aplicar a gelatina, remover o decantado novamente e fazer o priming no próprio fermentador.

coisas importantes sobre a gelatina em pó :

A melhor forma de se dissolver a gelatina em pó é em água gelada, pois se você usar água quente, os grânulos externos da gelatina incharão muito rápido, impedindo que a água penetre no centro do grânulo.
Nunca ferva a gelatina,pois ela permanece com os seus poderes de gelatinização só até 60˚C, depois disso ela perde a sua eficácia. A gelatina mantém suas propriedades da melhor forma quando aquecida até 35˚C.
Paulo,

Eu particularmente discordo da hidratação em água gelada ou mesmo a temperatura ambiente, porque se analisar os resultados de clarificação com gelatina dissolvendo gelado, ambiente, a 30, ou direto a 60 graus, vais ver que os resultados são rigorosamente os mesmos em termos de eficácia, isso para testes práticos.

Digo isso porque quando estava na trilha pra consolidar um "passo a passo" quase definitivo (tópico fixo "Como deixar sua cerveja cristalina com gelatina", da área de Equipamentos e Técnicas), eu fiz testes de várias técnicas diferentes pra ver o que efetivamente fazia diferença, e hidratei com água gelada, a temperatura ambiente, a 30, a 60, e 75... várias levas, e só a 75 notei uma MINIMA diferença na clarificação depois de 48 horas, pois isso que recomendo 60.

Hidratar em temperatura mais baixa, nos meus testes, só piorou pois não clarificou melhor, e foi pior de dissolver por demorar mais.

Abraço,

Paulo,

Eu particularmente discordo da hidratação em água gelada ou mesmo a temperatura ambiente, porque se analisar os resultados de clarificação com gelatina dissolvendo gelado, ambiente, a 30, ou direto a 60 graus, vais ver que os resultados são rigorosamente os mesmos em termos de eficácia, isso para testes práticos.

Digo isso porque quando estava na trilha pra consolidar um "passo a passo" quase definitivo (tópico fixo "Como deixar sua cerveja cristalina com gelatina", da área de Equipamentos e Técnicas), eu fiz testes de várias técnicas diferentes pra ver o que efetivamente fazia diferença, e hidratei com água gelada, a temperatura ambiente, a 30, a 60, e 75... várias levas, e só a 75 notei uma MINIMA diferença na clarificação depois de 48 horas, pois isso que recomendo 60.

Hidratar em temperatura mais baixa, nos meus testes, só piorou pois não clarificou melhor, e foi pior de dissolver por demorar mais.

Abraço,

ok eu tbm faço com no maximo 60ºc mas a parte da agua gelada é apenas para hidratar depois deixa 5 minutos que é o tempo que a hidratação fica concluida , cada 12 gramas uso em media umas 5 colheres de sopa de agua gelada e assim depois fica mais facil de dissolver na parte aquecida a 60ºc
isso foi uma dica de uma doceira ....

ok eu tbm faço com no maximo 60ºc mas a parte da agua gelada é apenas para hidratar depois deixa 5 minutos que é o tempo que a hidratação fica concluida , cada 12 gramas uso em media umas 5 colheres de sopa de agua gelada e assim depois fica mais facil de dissolver na parte aquecida a 60ºc
isso foi uma dica de uma doceira ....
Sim, eu também ouvi essa dica... no entanto não me parecia ter muito sentido, e como não existia passo a passo perfeito na época, decidi pegar uns 10 passo-a-passos diferentes, ver o que fazia ou não sentido em termos químico-físicos, e fiz a minha versão..... aí fui testar a água gelada, quente, etc..... onde vi que não fazia diferença alguma, pelo menos nos meus testes.

Abração,

Bom dia,

Sei que o tópico é um pouco antigo, mas vou deixar aqui uma solução para quem teve problemas com pedaços de gelatina indo para a garrafa.

Para minhas brassagens utilizo o método BIAB. Como fiz manualmente meu KIT, incluindo o saco BIAB, tenho muito tecido VOIL sobrando. Fiz um pequeno saco com o tecido e deixo amarrado na ponta final da mangueira na hora da transfega para fazer o priming. Dessa forma praticamente todo pedaço de gelatina que passar por ali ficará preso "na rede".
Não tive problemas com a gelatina, apenas alguns poucos pedaços passaram, mas todos ficaram no saco.

Pessoal to pensando em clarificar minhas cervejas com gelatina. Nunca vi nada que falasse como fazer, bem como se existe algum off flavor.
Alguém aí tem experiencia em usar gelatina?
Aí Pessoal,
Usei a gelatina para clarificar no ultimo passo da maturação, adicionei no balde conforme recomendam e baixei a temperatura.
após envasei com primming açúcar cristal mas após uma semana não está apresentando formação de espuma/carbonatação.
Preciso de opiniões para identificar se houve falha ou ainda devo aguardar?

Aí Pessoal,
Usei a gelatina para clarificar no ultimo passo da maturação, adicionei no balde conforme recomendam e baixei a temperatura.
após envasei com primming açúcar cristal mas após uma semana não está apresentando formação de espuma/carbonatação.
Preciso de opiniões para identificar se houve falha ou ainda devo aguardar?

É normal. A gelatina decanta boa parte do fermento em suspensão, e isso faz com que o priming leve mais tempo mesmo. É fácil ter uma carbonatação "OK" com uma semana se vc tem bastante fermento em suspensão, mas o ideal é deixar pelo menos 15 dias, de preferência 20, pra que o fermento faça seu trabalho sem deixar açúcar residual, decante pro fundo da garrafa, pra cerveja ter uma maturação extra e pra carbonatação e mouthfeel, que, aí sim, ficam perfeitos.

É normal. A gelatina decanta boa parte do fermento em suspensão, e isso faz com que o priming leve mais tempo mesmo. É fácil ter uma carbonatação "OK" com uma semana se vc tem bastante fermento em suspensão, mas o ideal é deixar pelo menos 15 dias, de preferência 20, pra que o fermento faça seu trabalho sem deixar açúcar residual, decante pro fundo da garrafa, pra cerveja ter uma maturação extra e pra carbonatação e mouthfeel, que, aí sim, ficam perfeitos.

Além disso, deixar de preferência em temperatura acima de 23C.

Boa tarde ! Uma dúvida. Pra aplicar a gelatina no fermentador maior, de 500 litros, pode ser com a cerveja já carbonatada ?

Back