• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Chiller - Qual tem melhor desempenho?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joaobeer

Member
Reaction score
2
estou querendo melhorar meu resfriamento e atualizar meu equipamento, Independente de sanitização, qual dos chiller tem melhor desempenho, imersão, placas ou contra fluxo?

estou querendo melhorar meu resfriamento e atualizar meu equipamento, Independente de sanitização, qual dos chiller tem melhor desempenho, imersão, placas ou contra fluxo?
Para um iniciante que talvez não entenda princípios de troca de calor, nem tenha como agitar o mosto durante o resfriamento com chiller de imersão (fazendo whirlpool constante com bomba, por exemplo), chillers de placa ou contra-fluxo sempre serão mais eficientes.

Abraço,

@Guenther tenho uma chugger para whirlpool e utilizo com o chiller de imersão, mas parece que não forma o cone.
O modo de utilização é o seguinte:
Insiro o chiller na panela 15 minutos antes do final da fervura
Após a fervura liga a bomba que tem retorno próximo ao fundo
Ligo a água para passar pelo chiller.
Deixo tudo ligado até atingir 30º ou menos

@Guenther, aproveito pra perguntar algo que complemente o tópico do confrade, tu liga a bomba assim que desliga a fervura ou espera a temepratura baixar um pouco, pra evitar oxigenação do mosto quente? Vou fazer o meu primeiro resfriamento utilizando chiller de imersão e bomba para whirlpool amanhã.

@Guenther tenho uma chugger para whirlpool e utilizo com o chiller de imersão, mas parece que não forma o cone.
O modo de utilização é o seguinte:
Insiro o chiller na panela 15 minutos antes do final da fervura
Após a fervura liga a bomba que tem retorno próximo ao fundo
Ligo a água para passar pelo chiller.
Deixo tudo ligado até atingir 30º ou menos
Tá mas... você tem uma segunda válvula para retornar o mosto da bomba, e este retorno devolve o mosto junto a parede da panela, fazendo um bom whirlpool? Qual é o volume? Pergunto pq se tiver tudo isso, é um milagre.... eu consegue fazer whirlpool em panela de 127 litros e formava cone.

@Guenther, aproveito pra perguntar algo que complemente o tópico do confrade, tu liga a bomba assim que desliga a fervura ou espera a temepratura baixar um pouco, pra evitar oxigenação do mosto quente? Vou fazer o meu primeiro resfriamento utilizando chiller de imersão e bomba para whirlpool amanhã.
Eu ligo a bomba antes de acabar a fervura.

Por que ligar a bomba geraria oxidação se o mosto sai da panela e retorna de forma submersa?

Tá mas... você tem uma segunda válvula para retornar o mosto da bomba, e este retorno devolve o mosto junto a parede da panela, fazendo um bom whirlpool? Qual é o volume? Pergunto pq se tiver tudo isso, é um milagre.... eu consegue fazer whirlpool em panela de 127 litros e formava cone.

é isso mesmo , até forma um cone, mas tenho a impressão que fica bastantes proteinas em suspensão.

Então me corrija se estiver errado.
15 minutos antes de terminar a fervura coloco o chiller na panela.
5 minutos antes de acabar a fervura ligo a bomba para retorno;
Ao final da fervura, ligo a água para passar pelo chiller;
Deixando ligado a bomba e a água até chegar a temperatura desejada.

é isso mesmo , até forma um cone, mas tenho a impressão que fica bastantes proteinas em suspensão.

Cara, essa proteína não é trub de lúpulo, é cold break.
Ele não é tão denso e não se aglutina tão fácil em forma de cone. Quando o whirpool é bem feito, as proteínas até ficam em formato de cone, mas um cone pouco rugoso, que geralmente vai descendo junto com o mosto. O cold break também demora bem mais pra decantar.
O lúpulo decanta bem mais rápido, com certeza antes de teu mosto resfriar, então o verdadeiro cone de trub estará lá embaixo, sempre abaixo das proteínas do cold break. Isso gera muita "discórdia", o pessoal costuma achar que não está fazendo o whirpool direito porque confunde estas proteínas com o trub de lúpulo. Ele estará bem lá embaixo, será esverdeado e bem áspero. Às vezes até parece que "gruda" na panela.

Quanto ao cold break, são proteínas que se aglutinam pelo resfriamento do mosto. Quanto mais rápido o resfriamento, mais as proteínas aglutinam. Ele decanta, mas demora mais. Porém, não precisa necessariamente esperar o cold break decantar e nem precisa se preocupar em levar ele para o fermentador. Não faz mal nenhum (tem literaturas que inclusive dizem que faz bem para a fermentação), e lá no fermentador ele vai decantar. Qualquer coisa, é só colocar gelatina pra clarificar melhor...

Tem aquele debate sobre whirlpool a quente ou a frio, quando feito manualmente, por isso tinha essa dúvida sobre como proceder com o resfriamento com o auxílio da bomba. Mas como respondido pelo Guenther, com a circulação submersa do mosto não há oxidação.

Como brassei 25L de stout no sábado sem ter a certeza absoluta, rs, preferi esperar a temperatura baixar 20 graus, o que aconteceu em poucos minutos. E baixou dos 99 para 40 graus em menos de 15 minutos. Vale lembrar que, como aprendido aqui no fórum com o Guenther, largo o meu chiller duplo de 22m muito bem lavado e sanitizado no mosto assim que desligo a fonte de calor. Isso reduz uns 10 graus em poucos instantes. Chiller de imersão auxiliado por whirlpool com bomba é muito eficiente.
Fiquei impressionado.

Qualquer coisa que ficar em suspensão depois de 15 minutos.... não é trub. Se não é trub, basicamente, não se preocupe se você mandar junto pra pro fermentador.

Abraço,

Já que meu processo está correto, agradeço a todos pelas explicações mais detalhadas sobre o whirlpool.:rockin:

Galera fiz um pré chiller dentro de um balde com água e puz pra congelar. Aí usei um chiller de imersão. Em 2 minutos abaixou para 55 graus em 20 minutos para 27 graus e em 30 para 23 graus. E aí o que acharam da velocidade de resfriamento?

Idéia bem interessante @FernandoAugusto, e tu consegue ainda otimizar esse processo.
Acredito eu que a medida que o gelo que está em contato com o chiller vai derretendo sobrem espaços, experimenta completar esse espaço com alcool e sal, deve baixar mais rápido ainda.

Idéia bem interessante @FernandoAugusto, e tu consegue ainda otimizar esse processo.
Acredito eu que a medida que o gelo que está em contato com o chiller vai derretendo sobrem espaços, experimenta completar esse espaço com alcool e sal, deve baixar mais rápido ainda.

Boa ideia, realmente isso acontece, quando o gelo vai derretendo cria se espaços vazios entre água e gelo. Fica tipo uma tampa de gelo no balde e a parte se derretendo em baixo. Vou fazer isso na próxima, já botar álcool e sal junto da água para congelar né.

dependendo da concentração de alcool, nem vai formar gelo, mas a temperatura vai ficar próxima de -20.
Se tu só completar o espaço com alcool quando começar a derreter o gelo, economiza alcool e ainda aproveita a "tampa" de gelo como isolante térmico.

As duas formas podem ter resultados interessantes, se fizer posta os resultados aqui.

Back