é isso mesmo , até forma um cone, mas tenho a impressão que fica bastantes proteinas em suspensão.
Então me corrija se estiver errado.
15 minutos antes de terminar a fervura coloco o chiller na panela.
5 minutos antes de acabar a fervura ligo a bomba para retorno;
Ao final da fervura, ligo a água para passar pelo chiller;
Deixando ligado a bomba e a água até chegar a temperatura desejada.
Cara, essa proteína não é trub de lúpulo, é cold break.
Ele não é tão denso e não se aglutina tão fácil em forma de cone. Quando o whirpool é bem feito, as proteínas até ficam em formato de cone, mas um cone pouco rugoso, que geralmente vai descendo junto com o mosto. O cold break também demora bem mais pra decantar.
O lúpulo decanta bem mais rápido, com certeza antes de teu mosto resfriar, então o verdadeiro cone de trub estará lá embaixo, sempre abaixo das proteínas do cold break. Isso gera muita "discórdia", o pessoal costuma achar que não está fazendo o whirpool direito porque confunde estas proteínas com o trub de lúpulo. Ele estará bem lá embaixo, será esverdeado e bem áspero. Às vezes até parece que "gruda" na panela.
Quanto ao cold break, são proteínas que se aglutinam pelo resfriamento do mosto. Quanto mais rápido o resfriamento, mais as proteínas aglutinam. Ele decanta, mas demora mais. Porém, não precisa necessariamente esperar o cold break decantar e nem precisa se preocupar em levar ele para o fermentador. Não faz mal nenhum (tem literaturas que inclusive dizem que faz bem para a fermentação), e lá no fermentador ele vai decantar. Qualquer coisa, é só colocar gelatina pra clarificar melhor...