• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Chiller de placas

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cleberperes67

New Member
Reaction score
0
Pessoal, boa tarde! Tenho um chillher de 50 placas que estava parado a mais de 3 anos. Na última brassagem não fizeram a higienização e ele ficou todo sujo por dentro. Já utilizamos sanitizante a base de soda caustica mas cada vez que deixamos no sanitizante, sai sujeira.
Para utilizar o chiller, sem correr o risco de ter contaminação, estamos pensando em inverter o lado onde passa o mosto, ou seja passar no lado que antes passava a água.
Alguém sabe se existe restrições de fazer a inversão?

Só deixar claro que nunca fiz esse tipo de limpeza antes. Mas se fosse você tentaria usar produtos de limpeza pesada, usados na industria para tentar limpar ele.

Primeiro passaria um produto alcalino tipo esse http://www.indupropil.com.br/produt...-pipas-de-madeira-equipamentos-utensilios-e-s
Enxaguaria bem.
Passaria um produto ácido. tipo esse https://www.ruralban.com/ordenhadei...MIs8K-v6vK3AIVFrbICh3neABxEAYYAiABEgJ-EfD_BwE
Enxaguaria muito.
E no final iria re-circular água quente.

Logicamente tentaria achar uma embalagem menor desses tipos de produtos, ou até conseguir com um conhecido ou amigo uma pequena quantidade.

Eu pessoalmente não tentaria usar a passagem de água, porque não faço a menor ideia de como é a estrutura dentro do chiller. Mas vai de cada um.

Só deixar claro que nunca fiz esse tipo de limpeza antes. Mas se fosse você tentaria usar produtos de limpeza pesada, usados na industria para tentar limpar ele.

Primeiro passaria um produto alcalino tipo esse http://www.indupropil.com.br/produt...-pipas-de-madeira-equipamentos-utensilios-e-s
Enxaguaria bem.
Passaria um produto ácido. tipo esse https://www.ruralban.com/ordenhadei...MIs8K-v6vK3AIVFrbICh3neABxEAYYAiABEgJ-EfD_BwE
Enxaguaria muito.
E no final iria re-circular água quente.

Logicamente tentaria achar uma embalagem menor desses tipos de produtos, ou até conseguir com um conhecido ou amigo uma pequena quantidade.

Eu pessoalmente não tentaria usar a passagem de água, porque não faço a menor ideia de como é a estrutura dentro do chiller. Mas vai de cada um.

Tem um tópico antigo aqui no forum, tentei achar mas não encontrei, dizem que não podem inverter a posição. Tenta passar uma solução de soda na concentração 2% a 85 graus, o meu fui meio relaxado nos primeiros usos e não limpei direito, passei solucão de soda, saiu bastante sujeira, depois passei agua fervendo.

Limpeza com soda e agua quente tira tudo mesmo. O meu já uso há 10 anos e nunca tive problemas...

Olá meu caro! Tudo certo? Sou novo aqui mas trabalho neste ramo, então vamos a sua pergunta!

Bem se seu Trocador de Calor de Placas é de inox podes usar soda caustica sem restrições, porem a dúvida era quanto a inverter o lado de vazão do chiller. Não há problemas em inverter pois a passagem entre as placas são livres. Este processo também é conhecido por retro lavagem! Só tome precaução quanto a não causar mais transtornos de acumulo de particulas em seu chiller que dai sim pode ser um caso sem volta, acumulando sugeira na retro lavagem. Portanto Coloque uma vazão pequena na retro lavagem e coloque uma solução de soda que ira funcionar!

Flw Vlw!!!

Pessoal, boa tarde! Tenho um chillher de 50 placas que estava parado a mais de 3 anos. Na última brassagem não fizeram a higienização e ele ficou todo sujo por dentro. Já utilizamos sanitizante a base de soda caustica mas cada vez que deixamos no sanitizante, sai sujeira.
Para utilizar o chiller, sem correr o risco de ter contaminação, estamos pensando em inverter o lado onde passa o mosto, ou seja passar no lado que antes passava a água.
Alguém sabe se existe restrições de fazer a inversão?
me chama no whats (11) 99930-1819

Use uma bomba pra recircular na lavagem com a soda que irá ter bons resultado na limpeza.

Back