• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Chiller de placas sem instruções

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

BrBadHeisenberg

New Member
Reaction score
0
Pessoal.. preciso de uma ajuda com relação a um chiller de placas. Comprei um com 38 placas no Aliexpress porém o mesmo veio sem qualquer rótulo ou manual. Os que já vi até então tinham marcações de saída/entrada de água e de mosto.
A minha dúvida é... como faço para saber quais são as entradas e saídas para o mosto e a água? O vendedor me informou que tanto faz contanto que estejam no mesmo eixo longitudinal. Porém, li em um post por aqui que um colega uma vez inverteu a ordem e perdeu muito em eficiência de resfriamento. Alguém poderia me dar uma luz?
Agradeço desde já
Abraços
Alex

Pessoal.. preciso de uma ajuda com relação a um chiller de placas. Comprei um com 38 placas no Aliexpress porém o mesmo veio sem qualquer rótulo ou manual. Os que já vi até então tinham marcações de saída/entrada de água e de mosto.
A minha dúvida é... como faço para saber quais são as entradas e saídas para o mosto e a água? O vendedor me informou que tanto faz contanto que estejam no mesmo eixo longitudinal. Porém, li em um post por aqui que um colega uma vez inverteu a ordem e perdeu muito em eficiência de resfriamento. Alguém poderia me dar uma luz?
Agradeço desde já
Abraços
Alex
Existem vários chillers de placas (diria que a maioria hoje em dia) que de fato, não faz diferença. Normalmente nota-se isso quanto as 4 conexões são totalmente iguais.

Veja que este tem conexões específicas para água, e para mosto:

plate_chiller_i.jpg

Já este outro, é tudo igual, e tanto faz:

1c984a874c74a090473d6de9944c838810c6517f_1024x1024.jpg

Mas em todos..... a água entra de um lado..... e sai pelo outro, onde o mosto deve entrar... e sair pelo lado onde entra a água, porque afinal, a troca de calor se dá por contra-fluxo.

Abraço,

Guenther
O meu chiller se encaixa no segundo exemplo. Tive que comprar conexões e engates rápidos para ele. Tomara que realmente não faça a diferençaa ordem. Assim que testar numa brassagem darei um feedback. Obrigado pela ajuda

Tomara não......... não faz com certeza.

Abraço,

Guenther

Guenther
O meu chiller se encaixa no segundo exemplo. Tive que comprar conexões e engates rápidos para ele. Tomara que realmente não faça a diferençaa ordem. Assim que testar numa brassagem darei um feedback. Obrigado pela ajuda

Não é para haver diferença independente dos lados do chiller que você utilizará. A troca de calor se da por indução térmica, que é maximizada pelo fato de que os fluidos estão em contra fluxo. A única atenção que deve ter é de fazer os fluidos ficarem em contra fluxo para maximizar seu equipamento. Isso é testando o equipamento pois ele pode ter uma configuração diferente de placas. Mas geralmente eles seguem o mesmo padrão.

Back