• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cerveja não carbonatou (primming)

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Eu e uns amigos estamos com um problema bem semelhante numa leva de IPA.

Fermentamos a 18 por un 14 dias, depois maturamos 1 semana a 0.

Primming de 6g por lt.

10 dias de envase, abri uma ontem e estava praticamente sem gás...

Tem uma borra pequena no fundo da garrafa.

A unica coisa que consegui imaginar é que ou o fermento morreu a 0 graus ou sedimentou demais, a ponto de não ter o suficiente nas garrafas para carbonatar.

Não sei se espero mais uns dias ou se abro as garrafas pra jogar mais um pouco de açúcar e uma levedura startada.

Dá uma chacoalhada nas garrafas de modo a colocar o fermento (borra no fundo) em suspensão e deixa em temp. ambiente mais uma semana.
Depois nos conta.
Valeu!

@edirmacedo qual a temperatura deixou carbonatando?? se foi na temperatura ambiente, qual era aproximadamente? Pois levedura simplesmente não morre assim a zero grau e uma semana de maturação tbm não sedimenta tanto a levedura a ponto de não ter para fazer primming. A borra que está no fundo da garrafa é levedura, ou seja tem levedura na garrafa.
Deixei, como de costume, as garrafas dentro de um armário aqui em casa.

Aqui em Cuiabá está bem quente, entre 35-38 C...

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Uma coisa é estar sem gás, a outra é não ter espuma.

Tem _CERTEZA_ que estava sem gás?
Sim, praticamente sem gás.

778a7ea6e9e983f0aebf454ce6dcfd65.jpg

Deixei, como de costume, as garrafas dentro de um armário aqui em casa.

Aqui em Cuiabá está bem quente, entre 35-38 C...

Olá... por que você mudou tanto a temperatura de refermentação em relação à temperatura que fermentou? Se a levedura que você utilizou tinha 18°C como temperatura adequada de fermentação, pelo que você descreveu anteriormente, a temperatura de refermentação em garrafa devia ser próxima disso, não?

Abraços,

Olá... por que você mudou tanto a temperatura de refermentação em relação à temperatura que fermentou? Se a levedura que você utilizou tinha 18°C como temperatura adequada de fermentação, pelo que você descreveu anteriormente, a temperatura de refermentação em garrafa devia ser próxima disso, não?

Abraços,
Então, sempre fizemos dessa forma, é a primeira vez que acontece isso.

Geralmente em 3-4 dias a cerveja já carbonatou.

Mas você está certo, o mais adequado seria carbonatar à temperatura da levedura.

Então, sempre fizemos dessa forma, é a primeira vez que acontece isso.

Geralmente em 3-4 dias a cerveja já carbonatou.

Mas você está certo, o mais adequado seria carbonatar à temperatura da levedura.

Legal, nesse caso ainda dá para tentar carbonatar as garrafas restantes... e uma coisa que eu faço diferente do que você relatou é maturar a uma temperatura apenas uns 10°C abaixo da temperatura de fermentação... ir de uma vez para temperaturas próximas de zero vão ajudar bastante na clarificação, mas não vão permitir uma maturação tão boa quando um período em torno de 8°C no caso dessa cerveja fermentada a 18°C.

Sim, acho q vou esperar mais uns 7 dias. Dei uma mexida nas garrafas como sugeriram.

Tenho 2 com flip-top, aí vou abrir. Se tiver gás eu bebo, se estiver sem eu já fecho e providencio uma nova carbonatação pra levá.

Vou postar os resultados, obrigado a todos!

Eu tive problemas com uma Barley Wine que fiz, ela está com 12% de alcool, e talvez esse tenha sido o meu problema. Como resolvi? Abri todas as garrafas e inoculei um pouco de fermento especial para garrafas, comprei nesta loja:

http://www.brewhouseinsumos.com.br/fermento-lallemand-cbc-1

Ainda assim, demorou mais uns 10 dias até os primeiros sinais de vida, hoje elas estão na carbonatação que eu queria.

Guilherme

Eu tive problemas com uma Barley Wine que fiz, ela está com 12% de alcool, e talvez esse tenha sido o meu problema. Como resolvi? Abri todas as garrafas e inoculei um pouco de fermento especial para garrafas, comprei nesta loja:

http://www.brewhouseinsumos.com.br/fermento-lallemand-cbc-1

Ainda assim, demorou mais uns 10 dias até os primeiros sinais de vida, hoje elas estão na carbonatação que eu queria.

Guilherme

Quanto de fermento você inoculou? Inoculou com priming e já engarrafou?

Estou com um problema parecido, porém não tive esse problema de temperatura alta na refermentação, de forma que não sei onde deu merda.

Fiz uma IPA, 20 litros, fermentação primária+secundária por 14 dias, clarificação a zero grau (sem gelatina) por 7 dias.

Envasei 10 litros em garrafas (usei balas de carbonatação do Lamas) e 2 minikeg de 5 litros cada. Nesses minikeg, para cada um fiz uma calda de açúcar invertido com 35g de açúcar (ou seja, 7g/L); despejei a calda no minikeg e enchi cada um deles. Em um deles eu coloquei um manômetro.

Em ambos os casos, envasei direto do balde fermentador, utilizando um tubo enchedor acoplado à torneira.

Depois de 7 dias a 22ºC, o ponteiro do manômetro acusou apenas 0,2 Bar, muito pouco! Aumentei a temperatura pra 24ºC, mas nada mudou. Pra piorar, fui mexer no manômetro pra ver se estava bem adaptado, ouvi um barulhinho de gás escapando e o ponteiro caiu pra zero!

Será que meu problema foi na vedação do manômetro? Ao que parece está tudo adaptado certinho, usei todo o conjunto de tampão+adaptadores que vende na WE Consultoria.

Pra resolver, será que eu deveria adicionar mais açúcar? Talvez mais fermento? Talvez esperar? Será que foi tempo exagerado a zero grau?
Também usei essas balas e não gostei do resultado.
Voltei para a calda.

Back