Cerveja com malte muito moido

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fdamata

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2013
Messages
520
Reaction score
53
Pessoal, como conversamos em um outro tópico, estou nesse momento brassando uma Belgican Pale Ale com um malte pilsen praticamente triturado. O meu HERMS com fundo falso esta passando aperto e de 5 em 5 min preciso mexer os grãos pois a vazão da bomba cai muito. Pois bem, estou convivendo com isso, mas a minha duvida sera na lavagem. Vou ter dificuldade para lavar e o que gostaria de saber qual o efeito de ferver/fermentar uma cerva mal filtrada. O que vai acontecer: turbidez? Gelatina seria a solução?

SDS

Fabiano da Mata
 
Pessoal, foi doida essa brasagem. Não recomendo. Percebi que a eficiência ficou semelhante e foi um grande transtorno brassar nessas condições. Foi muito cansativo e demorado. Muito ao extrema nunca mais. Fica o meu relato.

SDS,

Fabiano da Mata
 
Fabiano, qual a configuração do seu HERMS? O meu, uso igual o HERMS que o Guenter tinha, onde inclusive encho a água da mostura por baixo e tudo. Um problema que até hoje tenho e nunca consegui solucionar de forma satisfatória é a formação de vácuo nas mangueiras, então pra começar a circulação do sistema (começar a brassagem) é sempre uma luta.

Hoje o que eu faço é depois de colocar toda água de mostura, antes de ligar a bomba, abro todas as valvulas para "sangrar" todo ar. Ai a coisa flui bem depois. Já usei malte MUITO moido, pó mesmo, e meu manifold deu conta do recado de boa! Só o vácuo me persegue mesmo.

Abraço.
 
No meu HERMS também tenho dificuldades de iniciar a circulação. Eu não tenho manifold e sim fundo falso. O que ocorreu no meu foi que os finos foram tantos que selou a parte de cima do leito de grãos, como sr fosse uma argila. Ai é que deu problema.

Em relação à circulação, basta encher as mangueiras e a partir dai circula bem, sem problemas.

SDS,

Fabiano da Mata
 
Eu não uso HERMS, mas tenho um manifold hexagonal que construi com tubulações de cobre, com furos.

Já tive esse problema de entupimento parcial a ponto de o líquido extraído sair apenas um fio da torneira.

O que eu fiz pra contornar o problema? Anexei o compressor de ar e coloquei a mangueira na torneira. Liguei o compressor e soprei ar contrário pra dentro. Funcionou, talvez existiam pequenos grãos que bloqueavam e atrapalhavam a passagem do líquido, e o líquido começou a fluir normalmente.

Isso geralmente me ocorre quando adiciono flocos de aveia/cevada e trigo.
 
Fernando, tu estás recirculando com uma vazão moderada (controlada), ou com toda a vazão da bomba? Se foi com toda a vazão, tá explicado, pois isso causa compactação da cama de grãos.

Abraço,
 
Fernando, tu estás recirculando com uma vazão moderada (controlada), ou com toda a vazão da bomba? Se foi com toda a vazão, tá explicado, pois isso causa compactação da cama de grãos.

Abraço,

Qual a vazão recomendada para a circulação do HERMS. Pode ter sido esse o meu problema.

SDS,

Fabiano da Mata
 
A vazão recomendada é..... nem forte demais, nem fraco demais. Imagine que a cada X minutos todo o mosto da panela deveria passar pelo HERMS.. nem muito rápido.. nem muito lento.
 

Latest posts

Back
Top