Carbonatação X Whirfloc

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcosbfmb

Member
Joined
Aug 31, 2016
Messages
5
Reaction score
1
Bom dia pessoal.
Eu uso priming para carbonatar minhas cervejas e geralmente demora uns 7 dias para pegar o gás.
Porem quando utilizo o whirlfloc na fervura para clarificar a cerveja a carbonatação demora muito mais, pelo menos o dobro (14 dias) para começar a pegar gás.
Acredito que seja por que o whirlfloc limpa boa parte de levedura da breja e não sobra muito para consumir o novo açúcar.
Gostaria de saber se isso acontece com vocês e se tem como mudar ou melhorar algo no processo para diminuir esse tempo?
 
Last edited:
Bom dia pessoal.
Eu uso priming para carbonatar minhas cervejas e geralmente demora uns 7 dias para pegar o gás.
Porem quando utilizo o whirlfloc na fervura para clarificar a cerveja a carbonatação demora muito mais, pelo menos o dobro (14 dias) para começar a pegar gás.
Acredito que seja por que o whirlfloc limpa boa parte de levedura da breja e não sobra muito para consumir o novo açúcar.
Gostaria de saber se isso acontece com vocês e se tem como mudar ou melhorar algo no processo para diminuir esse tempo?

Em que momento do processo vc está utilizando o Whirlfloc? O uso recomendado é nos ultimos 15 minutos da fervura, pra coagular proteinas e deixar a cerveja mais limpa. Vc está utilizando na fermentação/maturação?
Outra coisa... a superdosagem de whirlfloc (na fervura) pode dificultar a fermentação tb.

"ESPECIFICAÇÕES:

Floculante especialmente selecionado para floculação e precipitação das proteínas do trüb. Após a fervura do mosto, resulta em um trüb mais compacto.

Adicionar o tablete no mosto em fervura 15 minutos antes do término da fervura.

A dosagem recomendada é no máximo uma pastilha para cada 25l de mosto em fervura.

A sobredosagem causa a repulsão das partículas e dispersão do trüb além de poder gerar dificuldades de fermentação bem como alterar o sabor do produto final."

Fonte: https://www.cervejadacasa.com/ingredientes-insumos/whirlfloc-t-cerveja-artesanal-10-tabletes (não é propaganda...foi o primeiro link que encontrei...kkkk)
 
Marcos, beleza?
Não tenho muita experiência com brassagens, mas as poucas que fiz eu utilizei whirfloc nos 15min finais...Sempre 1 pastilha pra 20l. Não percebi problemas na fermentação..geralmente uso 5g/l com açúcar refinado. Roda tranquilex... em 10 dias no máximo já dá pra iniciar a degustação. Forte abraço!

Enviado de meu SM-A530F usando o Tapatalk
 
A dosagem recomendada é no máximo uma pastilha para cada 25l de mosto em fervura.

A sobredosagem causa a repulsão das partículas e dispersão do trüb além de poder gerar dificuldades de fermentação bem como alterar o sabor do produto final."

Interessante!!!! Isso significa que uma pastilha para 20 litros é bastante!!! Eu uso uma para 20 litros e realmente forma um cone de trub mas tem bastante trub fora do centro! Vou tentar usar menos na próxima.
 
Interessante!!!! Isso significa que uma pastilha para 20 litros é bastante!!! Eu uso uma para 20 litros e realmente forma um cone de trub mas tem bastante trub fora do centro! Vou tentar usar menos na próxima.

Eu utilizo no máximo meia pastilha para 20 litros. na ultima leva utilizei um equipamento maior (50 litros), e então utilizei um pastilha inteira, e mesmo assim achei que
não formou um bom cone, ficando uma parte dispersa. Na próxima vou usar somente meia pastilha ou menos.
 
Utilizo uma pastilha para uma leva 48 litros (44l pto fermentador...40l pro barril)... pra mim rola de boa... mas tb não fico esperando um cone perfeito, visto que não procuro levar todo o liquido para o fermentador (sempre fica uma camada de uns 5mm de mosto no fundo da panela).
 
Olá! Alguém sabe se há algum substituto para estas pastilhas Whirfloc? Não encontro isso em Portugal. Obrigado
 
Eu uso o Whirlfloc G, em pó, usando de 3 a 4 g para cada 20l. Esta parece ser a melhor relação de floculação.

Outro substituito é o irish moss
 
Back
Top