• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Carbonatação Forçada em Barril - Método Correto

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

emersonfiorin

New Member
Reaction score
1
Paladinos cervejeiros,

Já fiz carbonatação forçada em 5 receitas e até que tem saído razoavelmente boa, mas será que estou fazendo certo?! Será que não poderia ficar melhor?!

Tenho o barril, o cilindro, válvulas, e o enchedor contra-pressão.

O que tenho feito, vou na tabela Temperatura x Pressão, por exemplo 0C a 1,5kgf/cm2. Deixo conectado direto o barril no cilindro, nessa pressão, dentro do freezer por 2 dias e pronto! Vou umas duas vezes em cada dia até o barril dou uma mexida e expurgo um pouco de gás e já engarrafo no terceiro dia.

Entretanto, li algumas coisas, que se deve colocar uma pressão mais alta, depois abaixar a pressão, que não precisa ficar conectado o gás direto, que o tempo de carbonatação deve ser maior, uns 15 dias, quem tem que haver a formação de ácido carbônico, e que para haver essa formação o barril não pode estar refrigerado.

Agradeço antecipadamente pela ajuda! Obrigado! Tks:mug:

Emerson

O melhor dos métodos é deixar o CO2 aberto na pressão indicada, o que você já faz! Mas dois dias é muito pouco, eu deixo pelo menos uma semana. Quando não tenho tempo e vou deixar apenas dois dias, aí sim eu coloco uma pressão maior e não a que está na tabela.

Abraços.

O melhor dos métodos é deixar o CO2 aberto na pressão indicada, o que você já faz! Mas dois dias é muito pouco, eu deixo pelo menos uma semana. Quando não tenho tempo e vou deixar apenas dois dias, aí sim eu coloco uma pressão maior e não a que está na tabela.

Abraços.
Esse é somente UM método... não o melhor.

O melhor é o que cada um prefere em termos de comodidade, e atingir seus objetivos.

Eu por exemplo absolutamente nunca faço isso de deixar aberto porque acho um desperdício de tempo, e risco de vazamento.

@emersonfiorin, há poucos dias dei uma resposta para um colega bem completa, que acabou virando post-fixo: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408940

Se isso não responder sua dúvida, avise aqui.

Abraço,

Back