• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Carbonatação em barril

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caeliojunior

Well-Known Member
Reaction score
17
Boa tarde, galera!

Tenho um barril de 30L e vou fazer carbonatação forçada para a próxima leva.
É necessário um head space adequado para que aconteça a troca de CO2 com a cerveja, correto? E quanto seria o suficiente?
Por exemplo, ao invés de eu colocar 30 litros, coloco 28 de cerveja? já é o suficiente?

Obrigado!!! :rockin:

Boa tarde, galera!

Tenho um barril de 30L e vou fazer carbonatação forçada para a próxima leva.
É necessário um head space adequado para que aconteça a troca de CO2 com a cerveja, correto? E quanto seria o suficiente?
Por exemplo, ao invés de eu colocar 30 litros, coloco 28 de cerveja? já é o suficiente?

Obrigado!!! :rockin:

Quanto maior o Head Space, mais rápida é a carbonatação.

Um dedo de espaço por exemplo, já é suficiente.

Se deixar plugado o barril 24h, em 5 dias carbonata

Quanto maior o Head Space, mais rápida é a carbonatação.

Um dedo de espaço por exemplo, já é suficiente.

Se deixar plugado o barril 24h, em 5 dias carbonata

É que a ideia é fazer carbonatação rapida... chacoalhando o barril...
Esse "um dedo" de head space é suficiente?

Valeu!

É que a ideia é fazer carbonatação rapida... chacoalhando o barril...
Esse "um dedo" de head space é suficiente?

Valeu!

Dificulta, pois vai ter que chacoalhar muito...Mas é possível sim.

Você pode colocar o dobro, triplo de pressão que pretende para o estilo e chacoalhar.

Aí deixa estabilizar por um dia, então faz o ajuste na pressão correta.

Colocando mais pressão vc consegue carbonatar mais rápido.

Mas conforme o amigo disse acima, cuidado para não supercarbonatar

Dificulta, pois vai ter que chacoalhar muito...Mas é possível sim.

Você pode colocar o dobro, triplo de pressão que pretende para o estilo e chacoalhar.

Aí deixa estabilizar por um dia, então faz o ajuste na pressão correta.

Colocando mais pressão vc consegue carbonatar mais rápido.

Mas conforme o amigo disse acima, cuidado para não supercarbonatar

Pra se fazer pelo processo "mais lento", necessita que o cilindro e o barril fiquem dentro da geladeira, certo? E, se sim, não ha problema de colocar o cilindro lá dentro?

Pra se fazer pelo processo "mais lento", necessita que o cilindro e o barril fiquem dentro da geladeira, certo? E, se sim, não ha problema de colocar o cilindro lá dentro?

Pelo que li não há problema em deixar o cilindro dentro. Mas vc pode usar o cilindro do lado de fora do kegerator e fazer um pequeno furo atrás da geladeira, por onde passará o tubo com gás. É o que a maioria faz.

Pode também fazer algumas injeções de gás diárias até carbonatar. Tira o KEG da geladeira e injeta o gás. Devolve pra geladeira e assim por diante até chegar à pressão desejada.

Valeu!!!

Não precisa estar dentro da geladeira, mas estando, vai ser mais rápida a carbonatação, pois o CO² é absorvido na cerveja mais rápido, em temperaturas mais baixas, além de ser necessário setar uma pressão bem menor no manômetro.

O cilindro pode ficar dentro.

Dá uma lida nesse post, tem um documento explicativo pra baixar: http://loja.lamasbrewshop.com.br/blog/2010/04/dica-como-utilizar-um-postmix-2.html

Eu li que estes barris de chopp suportam 3 BAR de pressão.

Geralmente quando se carbonata na garrafa, é bem fácil ultrapassar essa pressão.

E aí fica a dúvida, se deixar fora da geladeira o barril, existe algum risco da pressão aumentar muito além da capacidade do barril e explodir este barril?

Dúvida básica de quem está iniciando.

Eu li que estes barris de chopp suportam 3 BAR de pressão.

Geralmente quando se carbonata na garrafa, é bem fácil ultrapassar essa pressão.

E aí fica a dúvida, se deixar fora da geladeira o barril, existe algum risco da pressão aumentar muito além da capacidade do barril e explodir este barril?

Dúvida básica de quem está iniciando.
Boa pergunta! Vamos esperar a resposta dos mestres

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando Tapatalk

Barril de inox a probabilidade de explodir é bem baixa.
Os barril de pet, existe essa possibilidade, pra saber se ele vai suportar a pressão quando aquecer vai depender da pressão que vc carbonataou.
2.5vol de CO2 a 0c tem 0.6bar de pressão, a 20c essa pressão já sobe pra 2.4bar.

André Wenderosck

Barril de inox a probabilidade de explodir é bem baixa.
Os barril de pet, existe essa possibilidade, pra saber se ele vai suportar a pressão quando aquecer vai depender da pressão que vc carbonataou.
2.5vol de CO2 a 0c tem 0.6bar de pressão, a 20c essa pressão já sobe pra 2.4bar.

André Wenderosck
Isso quer dizer que, se carbonatar a 0 e colocar 0,6 e deixar depois a temperatura ambiente, por exemplo a 20°, essa pressão aumentara para 2,5?

A recomendação de manter o barril refrigerado e pq fica mais fácil de vc controlar a carbonatação, extração, e também aumenta muito o tempo de guarda da cerveja embarrilada.

André Wenderosck

A recomendação de manter o barril refrigerado e pq fica mais fácil de vc controlar a carbonatação, extração, e também aumenta muito o tempo de guarda da cerveja embarrilada.

André Wenderosck
Valeu pela dica, Andre!
Aproveito para perguntar; qto tempo a cerveja pode ficar sem refrigeração, dentro do barril?

Só testando.
Refrigerado já bebi cerveja com 6 meses. English IPA

André Wenderosck

Latest posts

Back