• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Caldo de cana no Beersmith

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Reiseki

Member
Reaction score
0
Pessoal,

Alguém saberia me informar como eu devo lançar caldo de cana no Beersmith ?

Valeu !

A meu ver acredito que a gente pode considerar o caldo de cana sendo simplesmente açúcar mascavo dissolvido em água. Então faria da seguinte maneira:

Primeiramente mediria a SG do caldo de cana, digamos por exemplo que deu 1.100. Aí eu iria no beersmith e criaria uma receita nova, de 1 litro com nada de ingredientes e iria acrescentando açúcar mascavo até dar a mesma OG do caldo de cana de 1.100. Digamos por exemplo que eu precisei colocar 360g em 1L para dar o SG. Sendo assim, posso concluir que 1L de caldo de cana corresponde a 360g de açúcar mascavo. Aí quando você for montar sua receita é só você usar regra de 3 e informar no BS açúcar mascavo no lugar, e compensar o volume a mais em função do caldo coletando menos água do sparge do que o volume que o BS calcular pra você.

Pessoal,

Alguém saberia me informar como eu devo lançar caldo de cana no Beersmith ?

Valeu !

Como disse o colega, primeiro meça a densidade do caldo num densímetro ou a quantidade de açúcar num refratômetro.

Uma forma que acho que funcionaria é inserir um novo "grão", vá em Inserir -> adicionar grãos. Coloque a densidade medida no campo "potencial" e no rendimento coloque 100%.

Outra maneira seria fazer toda a receita sem esse ingrediente e utilizar a ferramenta "Diluição" onde vc seleciona Diluir com Mosto ou Cerveja e coloca a quantidade em litros e densidade medida do caldo de cana, em cima do volume final esperado pra receita...

Abraço

Back