• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cafeteira Elétrica

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Andradel

Member
Reaction score
2
Olá galera,
Esse é minha primeira publicação. Estou entrando agora no mundo da produção de cerveja, devo fazer minha primeira leva essa semana. Eu estou com uma duvida ver se seria valido, para fazer o starter do fermento eu usar uma cafeteira elétrica ( aquelas básicas) para ferver a agua em um erlenmeyer com sua base. A duvida é se alguém já fez se seria viável . E qual a temperatura a agua deveria alcançar para esterilizá-la. Agradeço desde já qualquer ajuda.

Eu acho q depende da cafeteira... eu já tive várias e algumas não tinham potência suficiente pra ferver a água, ou demoravam uma eternidade pra ferver. Se a tua ferver, tá valendo.

Olá galera,
Esse é minha primeira publicação. Estou entrando agora no mundo da produção de cerveja, devo fazer minha primeira leva essa semana. Eu estou com uma duvida ver se seria valido, para fazer o starter do fermento eu usar uma cafeteira elétrica ( aquelas básicas) para ferver a agua em um erlenmeyer com sua base. A duvida é se alguém já fez se seria viável . E qual a temperatura a agua deveria alcançar para esterilizá-la. Agradeço desde já qualquer ajuda.

Pq simplesmente não coloca o Erlen direto na chama fogão?

Olá Tomazela,
Porque o meu fogão é um antigo e a trempe dele faz com que o erlenmeyer fique torto caindo, era so pra não ter q fazer uma adapataçao ou ter q colocar uma chapa em cima. Já que eu tinha essa cafeteira parada aqui.

Mvrinaldi. Se a temperatura chegar a 100º C já estaria esterelizado ou até temperatura menores seria suficiente. Pois aqui na minha cafeteira consegui uns 80º C , mas acredito que se retirar o controlador de temperatura que tem nele talvez consiga mais.

Olá Tomazela,
Porque o meu fogão é um antigo e a trempe dele faz com que o erlenmeyer fique torto caindo, era so pra não ter q fazer uma adapataçao ou ter q colocar uma chapa em cima. Já que eu tinha essa cafeteira parada aqui.

Mvrinaldi. Se a temperatura chegar a 100º C já estaria esterelizado ou até temperatura menores seria suficiente. Pois aqui na minha cafeteira consegui uns 80º C , mas acredito que se retirar o controlador de temperatura que tem nele talvez consiga mais.

O mosto tem que chegar o mais próximo possível de 100ºC e manter por pelo menos uns 15 minutos segundo os puristas, ou 5 se você for preguiçoso.

Eu sou preguiçoso. :)

Capricha na limpeza mecânica do vidro, deixa de molho pra desengordurar e capricha na solução de iodo antes de fazer o starter que você tá bem.

O mosto tem que chegar o mais próximo possível de 100ºC e manter por pelo menos uns 15 minutos segundo os puristas, ou 5 se você for preguiçoso.

Eu sou preguiçoso. :)

Capricha na limpeza mecânica do vidro, deixa de molho pra desengordurar e capricha na solução de iodo antes de fazer o starter que você tá bem.

huahua...eu deixo sempre pelo menos 15 minutos, mas uso um pouco de lama de fermento com um mix de leveduras de minhas levas, portanto preciso garantir que todas morram...rs

O que o amigo pode fazer é ferver em banho maria....bota dentro de uma panela, coloca água e mete o Erlen dentro...

Obrigado a todos pela ajuda . Como vai ser minha primeira cerva não viu ser preguiçoso deixar mais tempo. Achei um fogareiro de 30 conto numa loja perto de casa irei usa lo. Até pq fiz uma parceira com uns amigos q vão fazer hospedagem na minha cidade para uma festa famosa e vão precisar de 300L de cerveja para abril . E como tenho panelas para fazer 20L cada as otras trmpes do fogão vão estar sempre ocupadas kkkk

Aproveitando o post, gostaria de tirar uma dúvida pra não precisar criar outro somente pra isso. Depois de engarrafar e deixar ela maturando mais . Depois q eu colocar na galedeira não poderia retirar las e colocar em um armazém não neh ? Após geladeira teria q consumi las , correto ?

Back