• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

C02 em excesso no freezer

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

paulopriori

Active Member
Reaction score
1
Pessoal, comprei recentemente 2 bombonas de 60L que estou usando no meu freezer para fermentar. Estava acostumado a fazer levas de 20L, então me surpreendeu muito a quantidade de C02 que é gerado nesse volume maior e que fica retido dentro do freezer. Sempre que vou abrir o freezer sinto uma queimação nas narinas e algumas vezes tontura.

Queria saber como vocês lidam com essa questão do CO2 no freezer, geladeira ou câmara fria e se isso já deu alguma problema de saúde.

Valeu! :rockin:

Tudo que você descreveu é completamente normal... ou seja, volume maior, mais CO2. Em geladeiras... quando você abre a porta, o CO2 sai inteiro... porque ele é pesado. Em freezer horizontal, não, ele fica ali dentro como se fosse água, represado.

Ou seja, cuidado. Há VÁRIOS casos em todo o mundo de pessoas que já morreram asfixiadas por entrar em fermentadores de grandes cervejarias para limpeza, desmaiaram, e morreram pois desmaiaram dentro de um lugar onde não havia mais oxigênio.

Abraço,

Tenho um freezer horizontal que é a conta para fermentar 30 litros.

Eu tomaria extremo cuidado com a combinação crianças + animais de estimação. Como não tenho nenhum dos dois em casa, basta eu não enfiar a cabeça dentro do freezer durante a primária e está tudo certo.

Latest posts

Back