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Câmara fria e de fermentação com ar-condicionado

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Sim, o funcionamento em nada difere de uma câmara fria.

Perguntei a um técnico aqui se conseguirira baixar a temperatura com o ar-condicionado até uns 6 graus, ele taxativo disse 'não, só até 16'... perguntei a outro, o mesmo, disseram que não é uma questão de espaço, mas o frio gerado pelo aparelho. Desisti da câmara na época e me ferrei com geladeiras.

Você precisou mudar alguma coisa no ar condicionado pra fazer a temperatura descer abaixo dos 16, ou só o uso do TIC resolveu?
 
Cara, isso é uma mistura de falta de conhecimento, e de não considerar possibilidades além do dia a dia de trabalho deles.

O que faz um ar-condicionado não baixar a temperatura de onde ele trabalha abaixo dos 16, 17, é porque o termostato dele fica medindo a temperatura que ele suga......... se a temperatura do ar que entra nele baixa desses patamares, ele desliga o compressor.

O que tu acha que acontece se você isolar esse termostato original e passar a acionar o compressor/ventilador/etc por um controlador (TIC) externo? Simples, o ar-condicionado faz o que você quer, e nesse caso ele não desliga até que a temperatura fique onde você quer.

Adicionando a isso um ambiente corretamente construído (câmara isolada e VEDADA), com sistemas de degelo para que o evaporar não entupa de gelo, pronto.

Abraço,
 
Guenther e como você fez o sistema de degelo para o evaporador não congelar, pois este é meu principal problema
 
Guenther e como você fez o sistema de degelo para o evaporador não congelar, pois este é meu principal problema
Utilizando um ar-condicionado com sistema de ar-quente.

O evaporador é a parte que resfria o ar, e o ventilador suga o ar do ambiente, e força-o através do evaporador para que este ar troque calor com as aletas, e gele.

No degelo, você DESLIGA o ventilador, mantem o COMPRESSOR ligado, e aciona o modo QUENTE do ar-condicionado, que normalmente é feito através de um solenoide que inverte o fluxo de gás na tubulação. Fazendo isso com os ventiladores desligados, o evaporador que antes gelava, agora ESQUENTA, só que como não tem vento, ele simplesmente derrete o gelo, que pinga dentro do ar-condicionado e sai lá por trás. Depois disso e de um tempo de gotejamento, o sistema volta ao modo normal de resfriamento com os ventiladores ligado.

Isso faz com que a cada degelo muita umidade seja removida do ar de dentro da câmara, tornando ela um ambiente com baixíssima umidade, o que é ótimo.

Abraço,
 
Pergunta de leigo, dá pra fazer com ar split tb? O trabalho de adaptação é só na condensadora?

Pq eu tenho uma área de alvenaria que eu quero usar, nesse caso não precisaria "quebrar"/abrir o buraco do ar-condicionado.

Valeu, abs!
 
Pergunta de leigo, dá pra fazer com ar split tb? O trabalho de adaptação é só na condensadora?

Pq eu tenho uma área de alvenaria que eu quero usar, nesse caso não precisaria "quebrar"/abrir o buraco do ar-condicionado.

Valeu, abs!

Sim, o sistema vai ser o mesmo.
Inclusive, se tu comprar uma câmara de resfriamento ou congelamento, a unidade condensadora e a evaporadora são separadas, ficando a evaporadora dentro da câmara e a condensadora em área externa.
Também, nelas o controle geralmente é por um quadro automatizado bem simples, com controlador de temperatura tipo esses que usamos.
Na verdade, já vi até sistemas de ar condicionado funcionando desta forma, onde a temperatura é estabelecida em um controlador e ele liga um sistema de climatização com diversas máquinas.
 
Valeu pela - rápida - dica :)

Sim, o sistema vai ser o mesmo.
Inclusive, se tu comprar uma câmara de resfriamento ou congelamento, a unidade condensadora e a evaporadora são separadas, ficando a evaporadora dentro da câmara e a condensadora em área externa.
Também, nelas o controle geralmente é por um quadro automatizado bem simples, com controlador de temperatura tipo esses que usamos.
Na verdade, já vi até sistemas de ar condicionado funcionando desta forma, onde a temperatura é estabelecida em um controlador e ele liga um sistema de climatização com diversas máquinas.
 
guenther em relação ao "chão" do 1 andar e de baixo, não teve nenhum problema com "rebaixamento"do chão ao longo do tempo. o isopor de baixo não foi comprimindo com o tempo cm o peso dos barris ??? fez algum reforço pra o andar de cima sustentar bastante peso ?
 
guenther em relação ao "chão" do 1 andar e de baixo, não teve nenhum problema com "rebaixamento"do chão ao longo do tempo. o isopor de baixo não foi comprimindo com o tempo cm o peso dos barris ??? fez algum reforço pra o andar de cima sustentar bastante peso ?
Não porque tem uma chapa de madeira em cima do isopor.
 
Caros

O TC900Ri tem um sensor cinza que é pra ser colocado no evaporador. O início e o final do degelo é feito com base na leitura dessa temperatura? Ou apenas é estipulado o tempo de degelo, como 10 minutos a cada duas horas?

Muito grato
 
Caros

O TC900Ri tem um sensor cinza que é pra ser colocado no evaporador. O início e o final do degelo é feito com base na leitura dessa temperatura? Ou apenas é estipulado o tempo de degelo, como 10 minutos a cada duas horas?

Muito grato
As duas coisas.

O ideal é estipular por temperatura, e também setar um tempo mínimo e máximo por segurança. Se o sensor falhar ou se soltar do evaporador, tu vais ter certeza que nada drástico vai ocorrer.

Abraço,
 
Ok, obrigado!

Estou tendo uma certa dificuldade em transferir o acionamento do ar condicionado para o controlador, em relação às conexões elétricas, especialmente para o acionamento correto da inversão do ciclo - solenóide. Ja houve algum esquemático sobre isso?
 
Opa Felipe, conta aí pra gente como solucionou :)
Vc chegou a fazer o esquema elétrico dele?

Vou começar a montar a minha agora em Maio.

Abraços e boas fermentadas!



Bom, consegui solucionar a questao.
Estou fazendo uma camara de 1,80 x 1,80, com ar de 7500 e controlador TC900Ri.

Um abraço.
 
Opa Felipe, conta aí pra gente como solucionou :)
Vc chegou a fazer o esquema elétrico dele?

Vou começar a montar a minha agora em Maio.

Abraços e boas fermentadas!

Kisto, aproveitando, poderia compartilhar as informações da sua? Ainda não tenho previsão de montar a minha, mas seria legal saber que materiais usou e onde comprou, custo, etc, pois também estou em BH e com estas informações eu poderia acelerar a ideia da minha (leia-se convencer a patroa).

Cheers :mug:
 
Ok, obrigado!

Estou tendo uma certa dificuldade em transferir o acionamento do ar condicionado para o controlador, em relação às conexões elétricas, especialmente para o acionamento correto da inversão do ciclo - solenóide. Ja houve algum esquemático sobre isso?
É que não tem como fazer um esquemático pq a elétrica de cada ar-condicionado é diferente.

O fato é que TODOS tem como acionar compressor, ventilador, e solenóide de ar-quente de forma separada.
 
Opa Felipe, conta aí pra gente como solucionou :)
Vc chegou a fazer o esquema elétrico dele?

Vou começar a montar a minha agora em Maio.

Abraços e boas fermentadas!


Kisto

Vou te contar o meu caso, que de repente te ajuda.
Usei um ar consul 7500 mecânico, quente e frio.
Ao desmontar a parte frontal de comando, nota-se que uma das fases vai direto para o capacitor e se ramifica para energizar todos os componentes: compressor, ventilador, etc.
A outra fase vai para em um borne na placa de comando, que é uma chave de 7 posições. Ao girar o botao de comando o circuito é fechado da maneira desejada (quente, frio, etc)
Bom.
Ao se remover a placa de comando, são 4 fios que ficam suspensos. Conectando-se individualmente cada um desses fios com aquele que alimenta o capacitor, consegue-se acionar individualmente o compressor, solenoide, ventilador fraco e ventilador forte.

E então basta organizar isso no TC900.

Espero que ajude.

abraço.
 
Guenther

Pela tua experiência, existe uma forma de operação que conserve o compressor, como por exemploestabelecendo um tempo mínimo de compressor ligado e desligado? Perguntando de outra forma: posso danificar o compressor ao inverter o ciclo com intervalos muito curtos? (Refiro-me a uma máquina como a sua, Consul)

Grato.
 
Guenther

Pela tua experiência, existe uma forma de operação que conserve o compressor, como por exemploestabelecendo um tempo mínimo de compressor ligado e desligado? Perguntando de outra forma: posso danificar o compressor ao inverter o ciclo com intervalos muito curtos? (Refiro-me a uma máquina como a sua, Consul)

Grato.
Existe os dois casos.

O primeiro, pra mim, depende de cada máquina, câmara, etc. Resumindo: eu faço no feeling, amostragem, etc.

O segundo caso, pode, mas nunca vi acontecer, ou seja, não tenho dados pra te dar.
 
Kisto

Vou te contar o meu caso, que de repente te ajuda.
Usei um ar consul 7500 mecânico, quente e frio.
Ao desmontar a parte frontal de comando, nota-se que uma das fases vai direto para o capacitor e se ramifica para energizar todos os componentes: compressor, ventilador, etc.
A outra fase vai para em um borne na placa de comando, que é uma chave de 7 posições. Ao girar o botao de comando o circuito é fechado da maneira desejada (quente, frio, etc)
Bom.
Ao se remover a placa de comando, são 4 fios que ficam suspensos. Conectando-se individualmente cada um desses fios com aquele que alimenta o capacitor, consegue-se acionar individualmente o compressor, solenoide, ventilador fraco e ventilador forte.

E então basta organizar isso no TC900.

Espero que ajude.

abraço.

Felipe meu xará, to precisando de uma força. Estou montando a câmara fria com o mesmo ar que o teu e tb estou utilizando o TC900Ri...mas não consigo entender a ligação dele com a fiação do ar. Seguem algumas fotos que fiz...se puder me auxilar, ficarei muito agradecido. Gostaria de saber se posso abrir a fiação da tomada do ar e ligar o TC900 juntamente.
 

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Felipe meu xará, to precisando de uma força. Estou montando a câmara fria com o mesmo ar que o teu e tb estou utilizando o TC900Ri...mas não consigo entender a ligação dele com a fiação do ar. Seguem algumas fotos que fiz...se puder me auxilar, ficarei muito agradecido. Gostaria de saber se posso abrir a fiação da tomada do ar e ligar o TC900 juntamente.

Fala aí meu caro!

Voce vai ter que retirar esse comando original do ar e conseguir acionar individualmente cada equipamento que compoe o todo: compressor, ventiladores e solenoide. Pelo que vejo na foto, são cinco fios que saem da placa de comando e vão para o interior do ar. Via de regra há um deles que funciona como "comum", é um fio que vai direto ao capacitor. Pra fazer o teste, vc pluga esse fio na tomada em conjunto com um dos outros fios. Os outros quatro fios vão acionar individualmente o compressor, solenoide, ventilador forte e ventilador fraco. Olhando assim não sei te dizer qual é qual, mas fatalmente o fio do compressor tem bitola um pouco maior. E os fios preto e vermelho, nos equipamentos que abri, acionavam o ventilador (forte e fraco).
Identificado isso, faz-se a conexão no TC. O único segredo da ligação no controlador é que ele funciona apenas como interruptor, ou seja, voce energiza os equipamentos e faz o circuito passar pelos bornes do controlador para que ele funcione como interruptor. Os bornes não "enviam" energia.
E obviamente vc tem que energizar tambem o próprio controlador, nos bornes 4 e 5, salvo engano.
E lembre-se que o ciclo quente de ar se atinge ligando o compressor + solenoide. Bom, se houver dúvidas na conectorização dos bornes, avisa aqui que faço um esquemático elétrico.

Boa sorte
 
Fala aí meu caro!

Voce vai ter que retirar esse comando original do ar e conseguir acionar individualmente cada equipamento que compoe o todo: compressor, ventiladores e solenoide. Pelo que vejo na foto, são cinco fios que saem da placa de comando e vão para o interior do ar. Via de regra há um deles que funciona como "comum", é um fio que vai direto ao capacitor. Pra fazer o teste, vc pluga esse fio na tomada em conjunto com um dos outros fios. Os outros quatro fios vão acionar individualmente o compressor, solenoide, ventilador forte e ventilador fraco. Olhando assim não sei te dizer qual é qual, mas fatalmente o fio do compressor tem bitola um pouco maior. E os fios preto e vermelho, nos equipamentos que abri, acionavam o ventilador (forte e fraco).
Identificado isso, faz-se a conexão no TC. O único segredo da ligação no controlador é que ele funciona apenas como interruptor, ou seja, voce energiza os equipamentos e faz o circuito passar pelos bornes do controlador para que ele funcione como interruptor. Os bornes não "enviam" energia.
E obviamente vc tem que energizar tambem o próprio controlador, nos bornes 4 e 5, salvo engano.
E lembre-se que o ciclo quente de ar se atinge ligando o compressor + solenoide. Bom, se houver dúvidas na conectorização dos bornes, avisa aqui que faço um esquemático elétrico.

Boa sorte

Fala Felipe ! Desde já quero lhe agradecer a atenção.
Acontece que sou um completo retardado no que diz respeito a elétrica/eletrônica rs apesar dos meus esforços em entender a situação, buscando vídeos e manuais. Sendo assim, serei novamente grato se você puder fazer o esquemático elétrico que ofereceu. Me preocupa a montagem elétrica da câmara (claro) e tento de alguma forma desvendar o projeto do Ghenter rs. Em uma das fotos disponibilizadas por ele, parece haver uma fonte ou estabilizador ligando alguma coisa...além disso estou pensando ainda nas canaletas que levam o ar frio de baixo para cima, aquelas com cooler de PC (como ligá-los é algo que tb estou pesquisando). Pretendo fazer uma + ou - do tamanho da sua tb.

Abraço.
 

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Aquela fonte é, de fato, uma fonte de computador. Usava ela para ter uma alimentação 12v para ligar/desligar os ventiladores 12v que sopravam ar frio da parte de baixo (que ficava sempre bem fria) para cima na área de fermentação, quando necessário.

Abraço,
 
Fala Felipe ! Desde já quero lhe agradecer a atenção.
Acontece que sou um completo retardado no que diz respeito a elétrica/eletrônica rs apesar dos meus esforços em entender a situação, buscando vídeos e manuais. Sendo assim, serei novamente grato se você puder fazer o esquemático elétrico que ofereceu. Me preocupa a montagem elétrica da câmara (claro) e tento de alguma forma desvendar o projeto do Ghenter rs. Em uma das fotos disponibilizadas por ele, parece haver uma fonte ou estabilizador ligando alguma coisa...além disso estou pensando ainda nas canaletas que levam o ar frio de baixo para cima, aquelas com cooler de PC (como ligá-los é algo que tb estou pesquisando). Pretendo fazer uma + ou - do tamanho da sua tb.

Abraço.



Ok, faço um esquemático elétrico e posto aqui amanha.
Vc já identificou os fios de forma individual?
Para a camara fria, vc precisa apenas do TC900. Para fazer um espaço separado, para maturação, como o Guenter, entao vc utiliza um TIC17 para o cooler que vai soprar ar frio conforme necessidade.
A minha camara ficou com algo como 18 m³ e esta funcionando bem com um ar de 7500. Pro verao vou ter que revisar as vedações.
Ressalto que só consegui desenvolver o projeto por conta da colaboração deste forum.:tank:
 
Guenther, quero aproveitar a oportunidade para agradecer também, assim como o Felipe fez, a disponibilização do projeto, o fórum, todo o apoio que recebemos por aqui e no que também colaboramos naquilo que sabemos.
Obrigado.
 
Ok, faço um esquemático elétrico e posto aqui amanha.
Vc já identificou os fios de forma individual?
Para a camara fria, vc precisa apenas do TC900. Para fazer um espaço separado, para maturação, como o Guenter, entao vc utiliza um TIC17 para o cooler que vai soprar ar frio conforme necessidade.
A minha camara ficou com algo como 18 m³ e esta funcionando bem com um ar de 7500. Pro verao vou ter que revisar as vedações.
Ressalto que só consegui desenvolver o projeto por conta da colaboração deste forum.:tank:

Já identifiquei alguns dos fios sim. Aprendi que a função deles (vermelho e laranja) é basicamente variar entre uma potência alta da ventilação e uma mais baixa. Alguns ainda estou em dúvida mas tenho certeza que vou descobrir, como por exemplo o fio que ligava o termostato do ar e o responsável pelo aquecimento. Isso em relação ao modelo do ar que usamos né (que no caso é o mesmo aparelho Consul, CCS07DBBNA). Estou inseguro para testar, receio que posso danificar o equipamento e não achei nenhum manual técnico do ar na net.

Eu andei brincando de desenhar como que ficaria a minha camara rs...ficou dividida para a maturação, fermentação e inventei de fazer um lugar para dispor algumas garrafas, como um frigobar (copiei as dimensões da cervejeira da Consul). Dessa forma terei no centro da camara uma coluna de ar ( 2 coolers para jogar o ar para cima, um na parte de baixo e um no final do duto) e na lateral um outro cooler que alimente o "frigobar". Quanto a altura, devo ficar com os 1,80 padrão do compensado. Largura eu teria cerca de 2 metros (ou 1,80 também, como a sua Felipe) mais as medidas do "frigobar". Profundidade ficarei com 80 cm, com exceção, novamente do "frigobar".
 

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Bald

Lembre-se que vc tem que identificar cinco fios. Dois vc ja conseguiu.
Vc não precisa se atentar aos fios que vão do seletor de temperatura até a boneira, pois é só adiante da borneira que vc vai cortar os fios para ligá-los no controlador.
Entao a sua frase "ainda estou tentando entender a função do branco" nao precisa ser resolvida.
Do plugue na tomada, saem dois condutores, sendo que um deles vai para algum borne do comando e o outro condutor vai direto para o interior do equipamento, alcaçnando um grande capacitor cilindrico. Este último condutor vamos chamá-lo de "comum". O outro condutor não será usado, por óbvio.
Os testes que entao vc deve fazer são a ligação elétrica direta de:

comum + vermelho = verntilador
comum + laranja = ventilador em outra potencia
comum + compressor = vai ligar apenas o compressor, na função de gelar
comum + compressor + solenoide = vai ligar o compressor no ciclo de aquecimento

O solenoide é acionado em conjunto com o compressor para inverter o ciclo.

Identificados esses cinco fios e feito esses quatro testes, está tudo pronto.



Já identifiquei alguns dos fios sim. Aprendi que a função deles (vermelho e laranja) é basicamente variar entre uma potência alta da ventilação e uma mais baixa. Alguns ainda estou em dúvida mas tenho certeza que vou descobrir, como por exemplo o fio que ligava o termostato do ar e o responsável pelo aquecimento. Isso em relação ao modelo do ar que usamos né (que no caso é o mesmo aparelho Consul, CCS07DBBNA). Estou inseguro para testar, receio que posso danificar o equipamento e não achei nenhum manual técnico do ar na net.

Eu andei brincando de desenhar como que ficaria a minha camara rs...ficou dividida para a maturação, fermentação e inventei de fazer um lugar para dispor algumas garrafas, como um frigobar (copiei as dimensões da cervejeira da Consul). Dessa forma terei no centro da camara uma coluna de ar ( 2 coolers para jogar o ar para cima, um na parte de baixo e um no final do duto) e na lateral um outro cooler que alimente o "frigobar". Quanto a altura, devo ficar com os 1,80 padrão do compensado. Largura eu teria cerca de 2 metros (ou 1,80 também, como a sua Felipe) mais as medidas do "frigobar". Profundidade ficarei com 80 cm, com exceção, novamente do "frigobar".
 
Parabêns Guenther Sehn.... muito top a câmara fria. Uma questão surgiu aqui. Não seria mais interessante fazer a fermentação em baixo, já que a possibilidade de vazamento é maior e a maturação em cima ai o "mai frio" que tende a descer sozinho seria mais fácil deslocado para baixo?
 
Parabêns Guenther Sehn.... muito top a câmara fria. Uma questão surgiu aqui. Não seria mais interessante fazer a fermentação em baixo, já que a possibilidade de vazamento é maior e a maturação em cima ai o "mai frio" que tende a descer sozinho seria mais fácil deslocado para baixo?
Deslocar o ar de propósito de um lugar pra outro não é um problema, e é fácil.

O problema é lidar com um frio que você não quer que saia de um lugar e vá pro outro.

Mantendo a parte fria embaixo, é como se a parte inteira de baixo fosse uma "piscina" de ar frio, ou seja, quando eu não tenho que refrigerar a parte de cima, não preciso me preocupar com fechar hermeticamente a ligação entre eles, porque o ar-frio da parte de baixo não vai "escapar" pra parte de cima.

Se eu fizesse o contrário e mantivesse a parte de cima fria, e a parte de baixo quente........ quando não quisesse resfriar a parte de baixo, teria que fechar completamente a ligação entre duas partes........... pois o ar quente iria tender a subir, e iria empurrar ar frio pra baixo que tende a descer, etc.

Resumindo, seria uma luta pra manter as coisas onde eles devem ficar ao natural, um contra-senso. Ou seja, ao projetar algo assim, a gente deve sempre ser amigo da física natural, e simplesmente moldá-la só o necessário para atingir nosso objetivo.

Abraço,
 
Uma câmara fria dessa caseira, gasta MAIS ou a MESMA quantidade de energia que a tua câmara fria convencional?
 
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