• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Cálculo de amargor nas adições no Whirlpool

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JuniorBolzani

Well-Known Member
Reaction score
203
Amigos,

Alguém pode me ajudar/direcionar sobre como utilizar alguma ferramenta no beerSmith para calcular o amargor resultante de adições no Whirlpool?

Comecei a fazer grandes lupulagens no whirlpool, sendo que costumo girar e resfriar até 75~80ºC, jogo a carga de lúpulo, deixo descansando por 15~20 min dependendo do caso, e toco para o resfriamento.

Reparei que meus cálculos de IBU dados pelo BS estão por fora, sendo que na prática, sensorialmente falando, o amargor está ficando bem acima do esperado.

Valeu!

Existe uma corrente que defende que o aroma (mesmo de dry hopping) traz amargor ou pelo menos a sensação de amargor.

Faço minhas APAs com somente adição de Whirlpool e junto com o aroma e sabor tenho uma boa sensação de amargor.

Uso o software do Brewer's Friend e ele tem uma opção de no Chill para o cálculo do amargor das adições de flame out.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Quando faço adições de lúpulo no whirlpool, para calcular os ibus no beersmith ao invés de colocar o tempo de fervura como zero coloco como 0.1 min. Isso faz com que o software adicione ibus ao total da receita.
Mas na verdade concordo com o dito pelo jeanpaullopes, muito do amargor sentido em cervejas com muita adição tardia de lúpulos é na verdade sensorial, devido ao aroma intenso e não literalmente amargor, por isso o ibu seria mais baixo que a sensação.

Tenho pesquisado o assunto para tentar entender. Se eu faço a fervura de 60 minutos e desligo o fogo em 0 minutos, e faço uma adição de lupulo em 0 min. Então, após tal adição eu faço um whirlpool por 2 minutos e deixo o trub assentar por mais 10 minutos, para só então iniciar o resfriamento.

A pergunta que faço é: esses 12 minutos do whirlpool, não altera o cálculo do IBU?

Afinal pela lógica o mosto teria ficado quente por 72 minutos e não por 60 minutos como calculado na receita, interferindo nas adições anteriores de lúpulo. Mas tenho lido que isso não se aplica desta forma e que o tempo do whirlpool não é considerado. Seria como o lúpulo do first wort hop.

Fonte: http://brauando.blogspot.com.br/2012/04/lupulos-de-whirlpool.html?m=1

Está correto? Não há problema de aumentar o IBU durante o tempo que o trub está assentando após este Whirpool antes de se iniciar efetivamente o resfriamento?

Os alfa-acidos são convertidos em iso- alfa-acidos (que geram o amargor) em temperaturas acima de 75~80°C, ou seja, fervendo ou não todo o tempo acima desta faixa vai gerar amargor.

Já os óleos que trazem aroma e sabor se diluem em temperaturas bem mais baixas (como no dry hopping) e evaporam nas temperaturas mais altas.

Respondendo tua pergunta, sim, tem que contar este tempo para o amargor.

Os alfa-acidos são convertidos em iso- alfa-acidos (que geram o amargor) em temperaturas acima de 75~80°C, ou seja, fervendo ou não todo o tempo acima desta faixa vai gerar amargor.

Já os óleos que trazem aroma e sabor se diluem em temperaturas bem mais baixas (como no dry hopping) e evaporam nas temperaturas mais altas.

Respondendo tua pergunta, sim, tem que contar este tempo para o amargor.

Sempre contei a temperatura acima de 85c, mas o princípio é exatamente esse.
Na verdade o tempo de fervura conta é o tempo de temperatura, no meu caso, acima de 85c

Quando faço adições de lúpulo no whirlpool, para calcular os ibus no beersmith ao invés de colocar o tempo de fervura como zero coloco como 0.1 min. Isso faz com que o software adicione ibus ao total da receita.
Mas na verdade concordo com o dito pelo jeanpaullopes, muito do amargor sentido em cervejas com muita adição tardia de lúpulos é na verdade sensorial, devido ao aroma intenso e não literalmente amargor, por isso o ibu seria mais baixo que a sensação.

Cara, também venho fazendo coisa parecida, só que ao invés de fixar no beersmith 0,1 min para adições no whirlpool, estou colocando 0,5 min, isso me traz relativa "paz de consciência" por estar trabalhando com algo ao menos aproximado do real (ou não...) mas sei que não é o ideal e não ter controle do processo como um todo me deixa ressabiado.

Agradeço aos amigos pelas respostas, continuo pesquisando e tentando utilizar mais as ferramentas do BrewersFriend, como recomendado pelo JeanPaulLopes.

Valeu!

Cara, também venho fazendo coisa parecida, só que ao invés de fixar no beersmith 0,1 min para adições no whirlpool, estou colocando 0,5 min, isso me traz relativa "paz de consciência" por estar trabalhando com algo ao menos aproximado do real (ou não...) mas sei que não é o ideal e não ter controle do processo como um todo me deixa ressabiado.

Agradeço aos amigos pelas respostas, continuo pesquisando e tentando utilizar mais as ferramentas do BrewersFriend, como recomendado pelo JeanPaulLopes.

Valeu!

No Beersmith há a opção de adicionar os lúpulos no Steep/Whirpool, especificar a temperatura e o tempo desse processo e já ter o resultado dos IBUS. Só [ara apimentar as discussões, há ainda a questão do IBU calculado e o IBU percebido.

No Beersmith há a opção de adicionar os lúpulos no Steep/Whirpool, especificar a temperatura e o tempo desse processo e já ter o resultado dos IBUS. Só [ara apimentar as discussões, há ainda a questão do IBU calculado e o IBU percebido.

Pode me mostrar onde e como?

Back