• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

[BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
PCF8574AP será necessário alterar no arquivo pins.h a linha 27 #define PCF8574_ADDRESS 0x20 para #define PCF8574_ADDRESS 0x38, e no
arquivo config.h, em teoria não é preciso mais alterar pois ele auto detecta, mas caso não funcione aí preciso alterar a linha 11 retirando as barras duplas //#define LCD_I2C_ADDR 0x3F e alterar para #define LCD_I2C_ADDR 0x27
Valeu Dumpa e demais colegas! À noite vou fazer os testes e retorno aqui!

PCF8574AP será necessário alterar no arquivo pins.h a linha 27 #define PCF8574_ADDRESS 0x20 para #define PCF8574_ADDRESS 0x38, e no
arquivo config.h, em teoria não é preciso mais alterar pois ele auto detecta, mas caso não funcione aí preciso alterar a linha 11 retirando as barras duplas //#define LCD_I2C_ADDR 0x3F e alterar para #define LCD_I2C_ADDR 0x27
Estranho. não achei esses 2 arquivos nas pastas do brewUNO

Alguém sabe se o BrewUNO funciona no Esp8266 Nodemcu ?
Funciona sim, usava o BrewmaniacEX e coloquei o BrewUNO e está top! como uso o not touch screen os botões fisicos inoperantes não fazem falta. Não tentei mudar o código fonte pois não sei como injetar o software pelo platifomio, uso os arquivos .bin.
Uso o Node Mcu esp-12N.

Estranho. não achei esses 2 arquivos nas pastas do brewUNO

Falha minha, pensei que tinha perguntado para o BrewManiac. Eu tenho essa placa do Abel exatamente com o PCF AP, não é preciso mudar nada para funcionar LCD e teclado.

74A5Gld.jpg

wjy5AaI.jpg

Falha minha, pensei que tinha perguntado para o BrewManiac. Eu tenho essa placa do Abel exatamente com o PCF AP, não é preciso mudar nada para funcionar LCD e teclado.

74A5Gld.jpg

wjy5AaI.jpg
Valeu Dumpa, tentei aqui mas o teclado ainda não funciona, estou usando a Placa do Abel Versão 1.0.2, já refiz todas as soldas e não resolveu. Também tentei utilizar a base de dados que o colega Carlos do Homebrew Up! me forneceu, que modifica o endereçamento do PCF8574AP para 0x38 e o I2C para 0x27 mas também não funcionou.
Vou adquirir um c.i PCF novo e fazer mais um teste.

Abçs!

Olá! Onde consigo adquirir uma pcb para montar o brew uno? Vi uma pcb em um vídeo que foi desenvolvida pelo Dumpa. Ele ainda está produzindo?

Valeu Dumpa, tentei aqui mas o teclado ainda não funciona, estou usando a Placa do Abel Versão 1.0.2, já refiz todas as soldas e não resolveu. Também tentei utilizar a base de dados que o colega Carlos do Homebrew Up! me forneceu, que modifica o endereçamento do PCF8574AP para 0x38 e o I2C para 0x27 mas também não funcionou.
Vou adquirir um c.i PCF novo e fazer mais um teste.

Abçs!

Não, a que possuo é a 1.0.1, mas perguntei para o Abel e é só o layout/formato que muda e como ele disse que funciona normal também.

Olá! Onde consigo adquirir uma pcb para montar o brew uno? Vi uma pcb em um vídeo que foi desenvolvida pelo Dumpa. Ele ainda está produzindo?

Entre em contato comigo no privado ou pelo whats 19 98272-7889
Abs

Não, a que possuo é a 1.0.1, mas perguntei para o Abel e é só o layout/formato que muda e como ele disse que funciona normal também.
Olá pessoal,

Passando pra falar que a troca do C. I resolveu o problema dos botões! No caso troquei pelo PCF8574P, e estou utilizando a programação original do github. Agradeço a todos os colegas pelo apoio, e fica minha experiência para quem tiver o mesmo problema!

Fala pessoal.

Possuo a placa de BrewManiacEX do Dumpa, semana passada fiz a instalação do brewUNO nela, tudo ocorreu bem, única coisa é que poderiam tirar aquele apito infernal do controlador enquanto é realizado o download e instalação do software para a placa, hahahaha, não sei se aconteceu apenas comigo.
Outro ponto é que vcs podiam informar na parte de instalação, que não é necessário ligar o controlador na tomada, apenas no computador pelo cabo USB, que ele ja fica com energia para atualização do software.

Minha dúvida é a respeito do novo brewUNO. Fiz uma brassagem neste final de semana, e queria saber se os botões físicos deixam de funcionar, pois pelo que vi os botões que antigamente era usados para ligar/desligar a bomba e também a resistência não fazem mais isso. e pelo que vi o da bomba pausa/para todo processo. É isso mesmo? agora eu só consigo ajustar o controlador via interface Web?

Outra coisa, na interface Web, não tem nenhuma função para desligamento da bomba ou da resistência enquanto a brassagem está sendo executada? caso precise? Eu vi que tem como configurar em quais etapas a bomba e a resistência irão funcionar e tal, e também o tempo que a bomba fica ligada continuamente e o tempo de pausa da mesma. Porem caso queira dar uma desligada na bomba durante a brassagem, por algum tempo não especificado e depois voltar a liga-la, eu não consigo?
Outra coisa, se eu ajusto os dados de brassagem durante o andamento da mesma, eu devo reiniciar todo processo no sistema para que os novos dados configurados passem a funcionar?

Fico no aguardo. Abraços

Boa tarde,

o SSR liga diretamente a resistência, ou utiliza uma contatora?

para uma resistência de 1.5kw a 220v qual seria o SSR ideal caso ligue direto?
tudo bem, o SSR não precisa de contatora, mas e bom voce colocar um fusivel no SSR....
segue exemplo de ligação pode comprar um de 40A

Fala pessoal.

Possuo a placa de BrewManiacEX do Dumpa, semana passada fiz a instalação do brewUNO nela, tudo ocorreu bem, única coisa é que poderiam tirar aquele apito infernal do controlador enquanto é realizado o download e instalação do software para a placa, hahahaha, não sei se aconteceu apenas comigo.
Outro ponto é que vcs podiam informar na parte de instalação, que não é necessário ligar o controlador na tomada, apenas no computador pelo cabo USB, que ele ja fica com energia para atualização do software.

Minha dúvida é a respeito do novo brewUNO. Fiz uma brassagem neste final de semana, e queria saber se os botões físicos deixam de funcionar, pois pelo que vi os botões que antigamente era usados para ligar/desligar a bomba e também a resistência não fazem mais isso. e pelo que vi o da bomba pausa/para todo processo. É isso mesmo? agora eu só consigo ajustar o controlador via interface Web?

Outra coisa, na interface Web, não tem nenhuma função para desligamento da bomba ou da resistência enquanto a brassagem está sendo executada? caso precise? Eu vi que tem como configurar em quais etapas a bomba e a resistência irão funcionar e tal, e também o tempo que a bomba fica ligada continuamente e o tempo de pausa da mesma. Porem caso queira dar uma desligada na bomba durante a brassagem, por algum tempo não especificado e depois voltar a liga-la, eu não consigo?
Outra coisa, se eu ajusto os dados de brassagem durante o andamento da mesma, eu devo reiniciar todo processo no sistema para que os novos dados configurados passem a funcionar?

Fico no aguardo. Abraços

O buzzer ativo não tem jeito, você pode retirar o wemos da placa e gravar nele sem estar espetado na placa. Isso resolve também de não precisar estar ligando a tomada.

Os botões funcionam sim, veja na página anterior como são as funções deles, é diferente do BrewManiacEX, aqui: [BrewUNO] Controlador de Brassagem para BIAB, Single Vessel e Tribloco

Pode ser que eles estejam invertidos, tem que alterar no platformio, as linhas de 32 em diante ficam assim

-D BUTTONUP_BUS=1
-D BUTTONDOWN_BUS=0
-D BUTTONSTART_BUS=3
-D BUTTONENTER_BUS=2

Na interface web tem como desligar bomba, pausar ou dar stop geral, avançar passo, desbloquear passo. Os botões iniciais antes de iniciar a brassagem são: Iniciar | Fervura | Bomba (ícone de gota) e na pequena seta tem a opção de retirar o ar da bomba e tubulação, a bomba ligará e desligará algumas vezes para que isso ocorra.

cWxgxvu.png

Após o início você tem
1 - Pausa, vai desligar momentaneamente tudo, bomba e resistência e ao apertar novamente reinicia de onde parou
2 - Stop geral
3 - Avançar passo
4 - Liga/desliga bomba

EUJkK1f.png

Quando um passo tem bloqueio o ícone 3 de Avançar é substituído por um cadeado, clicando nele desbloqueia essa etapa e avança para o passo seguinte.

5virM18.png

Para desligar/ligar a bomba é só clicar no botão do teclado ou no ícone da interface referente a bomba em qualquer momento.
Se alterar os dados durante a brassagem pode ser que não funcione corretamente, caso necessite fazer isso dê um stop geral, delete a etapa que já foi concluída ou refaça os parâmetros e reinicie a brassagem.

Abs

Bom dia, pessoal. montei um sistema com o BrewUno, usando o ESp8622 Lolin, porem qdo ligo o sistema e me conecto nele pela rede, ele ininica com a bomba ativa, e qdo inicio o teste de brassagem a resistencia liga e a bomba desliga, então ela esta trabalhando invertida, se alguem puder me ajudar como posso resolver esse problema, ja verifiquei o rele e ele esta normal.
Nos anexos foi iniciado uma brassagem , mostrando a inversao da bomba. (na interface ela esta ligada, porem na caixa esta desligada (led lado direiro apagado)

Attachments

• WhatsApp Image 2020-04-12 at 08.57.45.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-12 at 08.57.45.jpeg
    34.2 KB
  • WhatsApp Image 2020-04-12 at 08.57.35.jpeg
    WhatsApp Image 2020-04-12 at 08.57.35.jpeg
    50.8 KB
Last edited:
Bom dia, pessoal. montei um sistema com o BrewUno, usando o ESp8622 Lolin, porem qdo ligo o sistema e me conecto nele pela rede, ele ininica com a bomba ativa, e qdo inicio o teste de brassagem a resistencia liga e a bomba desliga, então ela esta trabalhando invertida, se alguem puder me ajudar como posso resolver esse problema, ja verifiquei o rele e ele esta normal.
Nos anexos foi iniciado uma brassagem , mostrando a inversao da bomba. (na interface ela esta ligada, porem na caixa esta desligada (led lado direiro apagado)

Apesar de respondido pelo whats, foi deixar aqui a solução.

Caso a montagem seja pelo esquema simples, direto pelo Wemos D1 ou outro ESPS8266, a saída da bomba pelo D5 é HIGH level, nesse caso o recomendado adquirir módulo rele HIGH level para não precisar alterar nada no código. Mas caso precise alterar é no arquivo platformio.ini, deve alterar a linha 37, deixando assim:

-D INVERT_PUMP=true

Aí tem que compilar o código novamente (VSCode).

Abs

Apesar de respondido pelo whats, foi deixar aqui a solução.

Caso a montagem seja pelo esquema simples, direto pelo Wemos D1 ou outro ESPS8266, a saída da bomba pelo D5 é HIGH level, nesse caso o recomendado adquirir módulo rele HIGH level para não precisar alterar nada no código. Mas caso precise alterar é no arquivo platformio.ini, deve alterar a linha 37, deixando assim:

-D INVERT_PUMP=true

Aí tem que compilar o código novamente (VSCode).

Abs

Obrigado ao DUMPA que prontamente resolveu o meu problema com essa solução.
Abs

Bom dia!
Comprei uma placa da Mazza para controlar minhas brassagens,estou usando o sistema da brewuno,tive uma ideia de controlar a entrada de água para panela através de uma valvula\sonenoide,eu iria usar um timer em paralelo,mas notei que tem alguns pinos que não são usados dentro do controlador,logo pensei sera que é possível ativar eles para funcionar como o sistema da bomba de recirculação..
ex... eu Usaria uma valvula\solenoide 110\220 ativada através de uma relé.
fiz o teste na relé da bomba de recirculação a principio deu certo!
minha duvida é ..seria possível usar algum código para ativar outra relé alem da que aciona a bomba?
Se sim como daria para fazer?
Não manjo muito de programação.
att,
Marcelo

Boa tarde!
Comprei uma placa da Mazza está com o brewmanicaEx queria utilizar o brewuno,
minha duvida oque preciso fazer para rodar de boa o brewuno nela?

Boa tarde pessoal. Estou montando um brewuno sem interface (não achei prazo venda) porém quando eu aciono uma relé o termômetro para de funcionar. Alguém poderia me auxiliar? As vezes ele fica dando erro de leitura e depois volta ao normal, mas quando ligo e desligo a relé de novo, ele dá erro de novo.

Mais uma dúvida, é troquei meu módulo relé físico por um de estado sólido com 2 ssr.
Resolveu o problema dia erros de leituras do termômetro, porém eles ficam sempre acionado, têm como eu inverter para eles ficar em desligados, acionarem apenas quando for acionado o relé?
Segue uma foto do modelo.

Attachments

• image.jpg
    image.jpg
    59.8 KB
O TRIAC do SSR que faz o controle da curva de disparo, é um chaveamento bem rápido, isso faz com que ele controle a potência que é dissipada pela resistência. Observando o led do SSR vc consegue visualizar quando ele é disparado. Isso vai de acordo com a configuração do PID, como é utilizado no BrewUno.

Se o seu SSR possuir zero-crossing detector sim.
Certo, mas se não tiver, o disparo não vai ocorrer aleatóriamente e causar oscilações no controle da temperatura? Digo pois no diagrama simplificado usando somente o esp8266 não é feita. Hoje utilizo arduino e triac e com estes o zero-crossing é obrigatório. Pretendo mudar para o brewuno mas ainda tenho essa dúvida. Obrigado mais uma vez.

Estou com um problema no sensor de temperatura, só lê 85ºC ou 185ºF.

Utilizando a mesma ligação, mesma placa, mesmo sensor, fazendo o upload de um scketch de exemplo do Arduino/DallasTemperature, os exemplos funcionam numa boa, fazem a leitura da temperatura e variação dela.
Já criei um projeto novo pelo platformIo, no loop consigo ler a temperatura normalmente...
Tanto o getTempC quanto o getTempCByIndex retornam sempre 85...

Alguém já passou por isso?

Bom dia, Pessoal, gostaria de saber sobre os parametros do PID no BrewUno, onde posso encontrar o que cada parametro significa ou como posso alterar.

bom dia. da uma premiada sobre PID na internet, depois que vc entender vai ficar facil alterar na página de settings. mas sugiro vc nao alterar, e alterar apenas a porcentagem da sua resistencia. o pid do bu funciona bem na maioria dos casos

Estou com um problema no sensor de temperatura, só lê 85ºC ou 185ºF.

Utilizando a mesma ligação, mesma placa, mesmo sensor, fazendo o upload de um scketch de exemplo do Arduino/DallasTemperature, os exemplos funcionam numa boa, fazem a leitura da temperatura e variação dela.
Já criei um projeto novo pelo platformIo, no loop consigo ler a temperatura normalmente...
Tanto o getTempC quanto o getTempCByIndex retornam sempre 85...

Alguém já passou por isso?

isso pode ser problema de ligação ou do próprio sensor.

Back