Brassando uma IPA !!!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

monsterbash

Active Member
Joined
May 18, 2014
Messages
42
Reaction score
15
Opa !!!!

Pessoal, sou iniciante na arte de fazer cerveja. Tenho acompanhando um amigo (bem experiente no processo) em algumas brassagens. Hoje brassamos uma IPA, (que é pra ser) bem pancada. Usei o equipamento do meu camarada, um BIAB modificado, Braumiser (Braunmeister clone).

A ideia era fazer um clone da BrewDog Punk IPA. Porem eu não tinha os lúpulos específicos..... assim, tentei encontrar dentre os que tinha uns que pudessem "substituir". Já que não seria viável um clone, a ideia era pelo menos tentar manter (ou ficar próximo) das caracteristicas basicas dela: IBU 46, ABS 5,6.....

Vamos as fotos:

1- visao geral do "equipamento"
fim1.jpg


2- esquentar agua até 65,5 oC
fim2.jpg


3- agua esquentando
fim3.jpg


4- enquanto isso, moer o malte (maris otter pale ale - 7Kg)
fim4.jpg


5- malte moido, já com 500g de flocos de aveia para dar mais espuma
fim5.jpg


6- temperatura da agua alcançada, colocar o malte moido no tubo de malte
fim6.jpg


7- depois de fechado o "saco" de voil, travado tubo de malte, é hora de iniciar o mash in
fim7.jpg


8- 90 min a 66,5 oC
fim8.jpg


9- Pausa pra bomba descansar e aproveitar e das uma "bagunçada" na cama de malte....
fim9.jpg


10- mosto já bem mais claro....
fim10.jpg


11- finalzinho do mash in
fim11.jpg


12- finalizado, hora do teste do iodo
fim12.jpg


13- beleza !!!
fim13.jpg


14- iniciando o mash out: 15min a 78 oC
fim14.jpg


15/16 - finalizado mash out, preparando para retirar o tubo de malte
fim15.jpg

fim16.jpg


17/18 - inicio da fervura 75 min
fim17.jpg

fim18.jpg


19- lupulos que usamos
fim19.jpg


20/21/22- 20g de galena a 30 min e 30g cascade, 15g columbus e 25g centenial a 15min
fim20.jpg

fim21.jpg

fim22.jpg



23- hidratando os 2 pacotes de us-05
fim23.jpg


24/25- preparando para resfriar e fazer a trasfega pro fermenetador: chiller de placas e agua com gelo para resfriar e o mosto descendo por gravidade.
fim24.jpg

fim25.jpg



26/27- finalizando a trasfega, o trub, já visível e bem centralizado pelo whirflow...
fim26.jpg

fim27.jpg


28- mosto no fermentador, pronto para levar ao freezer
fim28.jpg


29/30- fermentador no freezer, temperatura inicial 26,6 Oc
fim29.jpg

fim30.jpg


31- as 20:04 da noite, alcançou a temperatura alvo de 18 oC... e mesmo com ele desligado, continuou baixando até 16.5 oC
fim31.jpg


Somente agora, as 23:44, a temperatura bateu 18,2 oC, e o freezer ligou novamante.....

Amanha, abro pra ver se iniciou atividade....

O dia foi muito legal !!!! Espero que a cerveja fique bacana !!!!

Abraços
Silvio Finotti
 
Silvio, tu furou o saco de grãos para passar o pino central?
E aquele único balde de água com gelo foi o suficiente para resfriar os 30L de mosto?

Bacana o post, claro e explicativo.
:mug:
 
Silvio, tu furou o saco de grãos para passar o pino central?
E aquele único balde de água com gelo foi o suficiente para resfriar os 30L de mosto?

Bacana o post, claro e explicativo.
:mug:

Opa Machado. Obrigado !!!

Sim, o saco foi furado sim. Como disse este aquipamento todo é de um amigo - Claudio. Estou em fase de montagem de um equipamento igual a este, porem para levas menores de 10 litros.

Sobre o gelo, foram 2 sacos de 7 kilos. Os dois foram suficientes sim. Transferiu todo o mosto tranquilamente.

Silvio Finotti
 
Depois de corrigido um probleminha de vedação na tampa do fermentador, agora sim dá pra ver a atividade da levedura no airlock !!!

Como tivemos que abrir a tampa para corrigir o problema de vedação, aproveitei e tirei uma foto.....

Airlock sem atividade:
fim32.jpg


Levedura em plena atividade dentro do fermentador:
fim33.jpg


Airlock, em atividade, depois de corrigida a vedação.
fim34.jpg
 
Boa noite Silvio,

Interessante equipamento, você fala em montagem de um igual à este... Gostaria de saber, seu amigo mesmo monta??? Vocês vão trazer de fora?? Já sabe quanto gastará pra montá-lo?
 
Boa tarde Silvio, parabéns pelo post, muito bom!

Sobre a pausa durante a mosturação. De quanto tempo foi? Qual o objetivo?
Sobre a circulação. Este tipo de circulação invertida é eficiente mesmo? Consegue clarificar bem o mosto como na cama de bagaço?
E sobre o wirflow. Quanto tempo você deixou o mosto descançando para depositar bem o trub?

Desculpe por tantas perguntas, mas também planejo automatizar meu processo e ainda tenho algumas dúvidas.:)
 
Boa noite Silvio,

Interessante equipamento, você fala em montagem de um igual à este... Gostaria de saber, seu amigo mesmo monta??? Vocês vão trazer de fora?? Já sabe quanto gastará pra montá-lo?

Opa rafamasson,

Este equipamento foi todo montado pelo meu amigo e é baseado em um projeto ABERTO e com documentação farta na rede (braumiser), que, por sua vez, é baseado no alemão braunmeister....

O que estou fazendo é baseado no do meu amigo (e claro, no aberto).

No topico abaixo coloquei algumas fotos da montagem do meu (ainda não finalizei) e lá (na página 3 do tópico - msg 30) tem o link do projeto ABERTO do Matho.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403111&page=4


Sobre valores, não parei pra somar ainda..... mas não é nada de se assustar não.....

Espero, assim que possivel, fazer um post especifico da montagem da minha panelinha (que será para levas de +/- 10 a 12 litros).

Abraço
Silvio Finotti
 
Boa tarde Silvio, parabéns pelo post, muito bom!

Sobre a pausa durante a mosturação. De quanto tempo foi? Qual o objetivo?
Sobre a circulação. Este tipo de circulação invertida é eficiente mesmo? Consegue clarificar bem o mosto como na cama de bagaço?
E sobre o wirflow. Quanto tempo você deixou o mosto descançando para depositar bem o trub?

Desculpe por tantas perguntas, mas também planejo automatizar meu processo e ainda tenho algumas dúvidas.:)

Obrigao Ismar !!!!

Esta pausa tem 2 funções:
1) descansar um pouco a bomba
2) aproveitar oara dar uma revirada na cama de grãos.... esse meu amigo dono da panela comentou que com isso ele ganha em eficiência, pois "força" uma novo rearranjo dos grãos....

A circulação é MUITO BOA !!! Tem uns videos do projeto do Matho (o projeto no qual foi baseada esta panela) no youtube que mostram de forma bem interessante....... Inclusive tem um que colei aqui:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403111&page=3

Ele também é uma "cama de bagaço", porem invertida..... com o fluxo da bomba, cria-se a cama de bagaço na parte de cima do tubo de malte... Porem, como disse, sou iniciante no processo todo.... logo, não tenho parametro de comparação com o outro processo.... Esse meu amigo (que fazia no outro processo) comenta que ele achou muito melhor desta forma....

No que eu puder responder, estou a disposição !!!!

Abraço
Silvio Finotti
 
E quanto tempo você deixou o mosto descansando, após o wirflow, para depositar o trub desse jeito?
 
E quanto tempo você deixou o mosto descansando, após o wirflow, para depositar o trub desse jeito?

Justamente essa parte do whirpool eu "perdi".... tive que sair pra comprar o gelo !!!!
Conforme o meu amigo Claudio me falou, "nos 10 minutos finais da fervura adiciona-se as pastilhas de whirfloc (1 a cada 20 litros de mosto) e, terminada a fervura, deixa descansar por 10 minutos. Em seguida faz um redemoinho no mosto usando a pá cervejera (+- 2 minutos). Deixa então descansar por 10 a 15 minutos"....

Depois passa pro resfriamento !!!!

Abraço !!!
Silvio Finotti
 
Justamente essa parte do whirpool eu "perdi".... tive que sair pra comprar o gelo !!!!
Conforme o meu amigo Claudio me falou, "nos 10 minutos finais da fervura adiciona-se as pastilhas de whirfloc (1 a cada 20 litros de mosto) e, terminada a fervura, deixa descansar por 10 minutos. Em seguida faz um redemoinho no mosto usando a pá cervejera (+- 2 minutos). Deixa então descansar por 10 a 15 minutos"....

Depois passa pro resfriamento !!!!

Abraço !!!
Silvio Finotti

A ultima brassagem que eu fiz coloquei a whirfloc nos 15 ultimos minutos e deixei descansando por 20 minutos e mesmo assim não ficou tão bem formado como o que você mostrou na foto.
 
Fala Silvinho!!!

O post ficou muito bacana! Qualquer coisa que puder ajudar, estamos aí!

Abç,

Cláudio

Grande Claudio !!

Aí poessoal, o Claudio é o amigo que montou a panela das fotos deste post e tambem é o "guru" com quem estou aprendendo os primeiros passos no hobby !!

Claudio, fique a vontade aí pra complementar ou corrigir qq. coisa aqui no topico !!

Abraço !!
 
A ultima brassagem que eu fiz coloquei a whirfloc nos 15 ultimos minutos e deixei descansando por 20 minutos e mesmo assim não ficou tão bem formado como o que você mostrou na foto.

Mas vc fez o whirlpool? A fervura foi intensa ou branda?
 
Grande Claudio !!

Aí poessoal, o Claudio é o amigo que montou a panela das fotos deste post e tambem é o "guru" com quem estou aprendendo os primeiros passos no hobby !!

Claudio, fique a vontade aí pra complementar ou corrigir qq. coisa aqui no topico !!

Abraço !!

Valeu Silvinho, mas de "guru" estou longe. kkkkk
Espero poder dar minha contribuição àqueles que estao iniciando nesta arte-ciência!

Abraço,

Cláudio
 
Opa !!!!

Apesar da falta de atualizações, a cerveja já está pronta e ficou bem bacana !!! Vou tentar complementar o tópico até a abertura da garrafa.....

Abaixo o "pseudo-video" que fiz acompanhando o processo de fermentação:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=ljvEQBLrzIY&feature=youtu.be[/ame]
 

Latest posts

Back
Top