• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Brassagem, mexer o tempo todo?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Andersonzc

Well-Known Member
Reaction score
24
Boa noite.
Ja faço cerveja a algum tempo mas ainda tenho uma duvida na hora da brassagem.
Temos que mexer o tempo todo, só metade do tempo ou mexer somente nas alterações de rampa de temperaturas ?
O que vocês acham.
Valeu

Assumindo que tu utilizas fogareiro pra corrigir temperatura ou fazer rampas:

1) Se for panela com fundo falso, o ideal é recircular o mosto, seja com bomba, ou com uma jarra. Nesse caso só precisaria mexer um pouco na hora de medir a temperatura, ou seja, acende o fogo (baixo), fica recirculando, e na hora de medir a temperatura, dá uma leve mexida com a colher e então coloca o termômetro.

2) Se for panela sem fundo falso, ou seja, se é filtragem é feita em outra panela, aí basta mexer bastante enquanto o fogo estiver ligado.

O que não pode é ligar o fogo e deixar tudo parado.

Se a temperatura está correta, não precisa ficar mexendo.

Abraço!

Assumindo que tu utilizas fogareiro pra corrigir temperatura ou fazer rampas:

1) Se for panela com fundo falso, o ideal é recircular o mosto, seja com bomba, ou com uma jarra. Nesse caso só precisaria mexer um pouco na hora de medir a temperatura, ou seja, acende o fogo (baixo), fica recirculando, e na hora de medir a temperatura, dá uma leve mexida com a colher e então coloca o termômetro.

2) Se for panela sem fundo falso, ou seja, se é filtragem é feita em outra panela, aí basta mexer bastante enquanto o fogo estiver ligado.

O que não pode é ligar o fogo e deixar tudo parado.

Se a temperatura está correta, não precisa ficar mexendo.

Abraço!

Ghunter, o que acontece se eu ficar mexendo o mosto o tempo todo? Dá alguma alteração? OG maior? Gosto tanto de fazer ceva que fico sempre mexendo o mosto, mesmo quando não há fogo. Utilizo uma bazooka.

Ghunter, o que acontece se eu ficar mexendo o mosto o tempo todo? Dá alguma alteração? OG maior? Gosto tanto de fazer ceva que fico sempre mexendo o mosto, mesmo quando não há fogo. Utilizo uma bazooka.
É Guenther, não Ghunter.

Basicamente você se prejudica de várias formas:

- Perde um monte de temperatura
- Acaba com a formação da sua cama de grãos, em troca de nada
- Aumenta chance de entupimentos, de filtragem mais trancada, o que no geral vai te dar menos eficiência.

Resumindo, só desvantagens no geral.

É Guenther, não Ghunter.

Basicamente você se prejudica de várias formas:

- Perde um monte de temperatura
- Acaba com a formação da sua cama de grãos, em troca de nada
- Aumenta chance de entupimentos, de filtragem mais trancada, o que no geral vai te dar menos eficiência.

Resumindo, só desvantagens no geral.

Vlw.

No livro Cerveja Feita Em Casa do Greg Hughes, ele menciona que mexer o mosto em excesso deixa o mosto mais "grudento" e prejudica a recirculação.

A partir dessa informação, passei a mexer somente enquanto o fogo está ligado, para não caramelizar o fundo e também antes de checar a temperatura.

Passei também a manter a panela com tampa semi-aberta e isso reduziu a perda de calor evitando a mexida excessiva.

No livro Cerveja Feita Em Casa do Greg Hughes, ele menciona que mexer o mosto em excesso deixa o mosto mais "grudento" e prejudica a recirculação.

A partir dessa informação, passei a mexer somente enquanto o fogo está ligado, para não caramelizar o fundo e também antes de checar a temperatura.

Passei também a manter a panela com tampa semi-aberta e isso reduziu a perda de calor evitando a mexida excessiva.

mostura se faz com panela totalmente tampada. Aí sim vai reduzir a perda de calor ao máximo. Se conseguir colocar isolamento térmico, melhora mais ainda.

mostura se faz com panela totalmente tampada. Aí sim vai reduzir a perda de calor ao máximo. Se conseguir colocar isolamento térmico, melhora mais ainda.

Sim...deixo ela o máximo possível tampada...

É que meu termometro de espeto não permite fechá-la completamente.

Mas a perda de calor tem sido bem pequena...

Em geral tenho corrigido a temperatura umas 4 ou 5 vezes...

Faço mosturacao na mesma panela de filtracaoe circulo continuamente bem lenta. Minha panela tem isolante termico e durante os 90 mintuos , geralmente baixa uns 3-4 graus... Nunca acendi o fogo para subir temperatura. Ps. As mangueiras da recirculacao tbm sao isoladas termicamente.

Sim...deixo ela o máximo possível tampada...

É que meu termometro de espeto não permite fechá-la completamente.

Mas a perda de calor tem sido bem pequena...

Em geral tenho corrigido a temperatura umas 4 ou 5 vezes...

Cara, indico então que tu compre daqueles termômetros analógicos, que podem ficar mergulhados no mosto, e tampe a panela.
Corrigir 4 ou 5 vezes a temperatura é muito. Eu faço mostura de uma hora e meia e dificilmente corrijo a temperatura. Geralmente a temperatura varia de 2ºC a 4ºC, dependendo da temperatura ambiente. Então, seto a temperatura inicial de mostura de acordo com o que quero de corpo, tampo a panela, coloco o isolante térmico e esqueço por 90 minutos.

Back