Então, gostaria de saber pois penso em empreender legalmente com a cerveja, e com fermentadores/maturadores em inox inviabilizaria o projeto, já que um de 50 L custa em torno de 4500 com frete, e fazendo Geladeira+termostato+Poço térmico+bombona 50L, conseguiria 250L ao preço de 4500. Farei toda em inox somente a parte da brassagem, futuramente e de acordo com os resultados, fermentadores em inox seriam sim uma ótima idéia, mas isso irá depender, pois se realmente os de PP forem aceitos irei calcular o custo x benefício (tempo e alterações na cerveja) deles, já que compro quase 60 bombonas com o preço de um fermentador cônico de 50L. Para 800-1000L por mes inicialmente gastaria quase 30000 em parte fria contra 12000 com bombonas, pelos meu cálculos esses 18000 seriam para parte estrutural (adaptações necessárias no local) e parte do equipamento de brassagem. Para mim as bombonas, após usadas, também serviriam para armazenagem do bagaço, pois irei aproveitá-lo para alimentação animal. Vale ressaltar que não sou a favor das bombonas de PP, a questão é toda o investimento inicial do projeto, que não seria possível com fermentadores cônicos refrigerados em Inox.
Estou montando ainda o projeto e a medida que tiver dúvidas como essa postarei aqui para ver se alguém sabe, já fui ao MAPA mas quem resolve isso está de férias até dia 5/8. vlw galera abraço