Bio4 trappist ale X white labs Belgian Golden Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leonardo

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
46
Reaction score
11
Vou fazer uma Belgian IPA inspirada na Zontje do Botto. Alguém conhece o fermento 570 da White Labs ( Belgian Golden Ale )? Tenho um disponível e estou com receio de usá-lo nesta receita, pois o descritivo acusa presença de fenóis e aroma sulfuroso. A receita original do Botto é com o Trappist Ale ( mais frutado) . Será que compromete se eu usar o Belgian?
 
Vou fazer uma Belgian IPA inspirada na Zontje do Botto. Alguém conhece o fermento 570 da White Labs ( Belgian Golden Ale )? Tenho um disponível e estou com receio de usá-lo nesta receita, pois o descritivo acusa presença de fenóis e aroma sulfuroso. A receita original do Botto é com o Trappist Ale ( mais frutado) . Será que compromete se eu usar o Belgian?


Vamos lá então: minha opinião é de que vai dar bastante diferença.

O WLP570 é o fermento usado na Duvel, enquanto o Trappist é o equivalente ao WLP500, fermento utilizado na Chimay. Existem algumas diferenças entre perfis aromáticos, mas de modo geral os fermentos belgas não são nem um pouco neutros e possuem um perfil bem esterificado e um fenólico por vezes marcante. O WLP570 em particular, deixa um traço fenólico que lembra um pouco de pimenta e ésteres que lembram limão. Já o Trappist valoriza mais o perfil de ésteres complexos mais do que o fenólico.

Além das diferenças aromáticas, o WLP570 em particular tem uma curva de fermentação bastante peculiar no tocante a temperatura. Com o pitching rate adequado, esse fermento trabalha bem quando a temperatura é crescente ao longo do processo de fermentação.

Logo, minha opinião é a seguinte: Se tu estas procurando fazer um clone de uma cerveja que tu já sabes o fermento, ainda mais ele sendo belga, tenta utilizar o mesmo fermento, pois, quando o fermento não é neutro como é o caso, a assinatura que ele deixa na cerveja é bem pronunciada.

abraços,
Leo
 
E em relação ao trapista da Bio4, qual é a característica desse? Gostaria de um com as características do WLP500 para uma receita semelhante a Karmeliet.
 
E em relação ao trapista da Bio4, qual é a característica desse? Gostaria de um com as características do WLP500 para uma receita semelhante a Karmeliet.

O Trapista da Bio4 é equivalente ao WLP500, ou seja, o fermento da Chimay. É um fermento de perfil bastante aromático, valorizando ésteres frutados e algum aroma fenólico de especiarias. É ótimo para cervejas high gravity (de alta densidade), apesar de as vezes poder demorar um pouco para começar a fermentar. Assim como outras variedades de fermentos belgas, tem a capacidade de trabalhar a temperaturas mais altas sem afetar muito o perfil de ésteres e fenóis (note que isso ainda significa temperatura controlada, pois este fermento, assim como qualquer outro, sofre com oscilações). A taxa de atenuação dele fica em torno de 75%, sendo que trabalha bem para cervejas de até 12% ABV.

É uma boa pedida para uma cerveja similar a Karmeliet.
 
Blz. Vou nesse da Bio4 então, quero um bem frutado. Encontrado na seasons né...hehe..

E quanto a fermentação dele, o período de atividade muda ?
 
Qual seria a equivalência da Bio4 aos fermentos WhiteLabs 570, 500, 550 e 530. Teria similar a algum deles?
Semelhante ao da Duvel seria qual da Bio4?

Valeu.
 
Pois é Tiago. Acho que então só o White Labs mesmo. Quem revende a marca aqui no Brasil fora o Lamas?

O que seria mais parecido da Bio4 o Belgian Wit ? Para um clone da Duvel?

E quanto os da Wyeast existe equivalência ?

Valeu, abraço.
 
Sei que em Porto Alegre a Malte Shop vende white labs, não sei se enviam por correio.

Pra Duvel eu não sei se algum desses dois vai te dar o resultado esperado para um clone. Se vc quer fazer uma tentativa aproximada talvez até de...

Ainda nao usei o belgian wit, o trappist eu usei esses dias pra fazer uma belgian pale ale, como tentativa de substituir o antwerp ale da white labs, ficou menos neutro do que eu esperava a 17ºC mas ficou legal ainda assim.

Segue aqui o catálogo da wyeast, white labs e uma tabela comparativa no final:
http://www.mrmalty.com/yeast.htm
 
Opa, massa! Não conhecia essas leveduras aí, mais uma opção...
Em vez de slurry eles vendem colônia em slant!

Como teria que fazer pelo menos 2 passos de propagação nesse aí, há mais riscos de contaminação e também tem os custos de starter... deve ficar num valor próximo dos white labs...
 
Valeu Tiago pelas referências e pela tabela cara comparativa !

Tinha entrado no site da Malte shop mas ou nao acessava o site ou os produtos. Entrei em contato com eles.

A Duvel tem uma substancial diferença de aromas p outras belgas, é mais sutil. Eu achei. E me lembrou por vezes aromas das witbier. Por isso pensei em usar o Belgian Wit.

Valeu!


Rodrigo eu nao conhecia a Dr. Yeast!! Interessante..... Boa cara!

Mas é só fazer uma propagação, normal não é? O que muda no procedimento?

Abraços
 

Latest posts

Back
Top