• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

BIAB com Resistência Elétrica

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Cara, esta resistencia móvel é de quantos watts? E que eu to iniciando agora, e to fazendo no BIAB, mas com gás não ta dando certo a fervura intensa, e ai queria colocar uma resistencia(mergulhão). Minha panela é de 32 litros, mas não estou fazendo esta quantia porque meu fermentador ainda não comporta esta litragem, apenas 18 ou 19 litros. Valeu

Eu mandei fazer a minha sob medida, conforme o tamanho da panela e quantidade de mosto a ser fervida. Tem uma empresa que anuncia no mercadolivre, se SP se não me engano, eles que fizeram a minha. Fiz de 3500W, na proporção de 1000w pra cada 10L de mosto a ser fervido.
Uso um dimmer pra regular a potencia, mas não tem necessidade, a fervura fica na medida certa pra essa quantidade de mosto.

Eu mandei fazer a minha sob medida, conforme o tamanho da panela e quantidade de mosto a ser fervida. Tem uma empresa que anuncia no mercadolivre, se SP se não me engano, eles que fizeram a minha. Fiz de 3500W, na proporção de 1000w pra cada 10L de mosto a ser fervido.
Uso um dimmer pra regular a potencia, mas não tem necessidade, a fervura fica na medida certa pra essa quantidade de mosto.
Como você fez o Dimmer? Comprou pronto? To querendo utilizar, para controlar a fervura.

Queria colocar uma resistência no meu equipamento de BIAB, sendo que o voal encosta no fundo da panela.

Então, como não vou fazer rampas ou mash out eu precisaria colocar um fundo falso (por causa da caramelização)?

Obs:
1 - pretendo ficar mexendo o malte enquanto a resistência estiver ligada.
2 - perco pouco calor na mostura. A resistência ficará ligada por pouco tempo.

Queria colocar uma resistência no meu equipamento de BIAB, sendo que o voal encosta no fundo da panela.

Então, como não vou fazer rampas ou mash out eu precisaria colocar um fundo falso (por causa da caramelização)?

Obs:
1 - pretendo ficar mexendo o malte enquanto a resistência estiver ligada.
2 - perco pouco calor na mostura. A resistência ficará ligada por pouco tempo.
eu tbm estou com esse problema, e ja me indicaram o uso de um fundo falso ou um cesto pra colocar o bag e afastar ele da resistência.
voce falou em ficar mexendo, o ideal com o uso da resistência seria uma bombinha recirculando o líquido.

Eu faço biab com resistência elétrica, coloquei uma assadeira de pizza perfurada sobre a resistência pro saco não encostar nela. Tudo baixo custo, vou deixar a descrição do meu equipamento mais algumas fotos pra inspirar vocês. Gastei ao todo 500 reais incluindo o chiller de imersão, toda a fiação, torneiras e vedações. Coloquei um termostato de fritadeira elétrica com o sensor logo abaixo da resistência, uns 2 cm, o sensor fica encostado no fundo da panela, da pra controlar a temperatura de boa, lógico que tem que monitorar com um termômetro porque esse termostato não é muito preciso, mas funciona bem depois que você pega o jeito. Faço rampas e mash-out, faço também recirculação continua com uma bombinha de aquário dessas mais simples, amarrei um dissipador de alumínio nela e tá aguentando bem. sei que muito cervejeiro magnata vai torcer o nariz mas pra mim funciona lindo, gosto muito das minhas brejas, não tenho do que reclamar. fiz também uma "peneira" reforçada pra ajudar na hora de escorrer os grãos e fazer a lavagem.
"O melhor equipamento é aquele que cabe no seu bolso"

Panela alumínio 45 Litros
Resistência 5000W
termostato de fritadeira elétrica 30A
bomba de aquário
chiller de imersão 15m + pré chiller 5m

a resistência, a panela, o termostato e o chiller comprei no mercado livre, o restante comprei aqui na minha cidade mesmo.

IMG_20181122_151246.jpg
IMG_20181122_151254.jpg
IMG_20181122_151313.jpg
IMG_20181122_151327.jpg
IMG_20181122_151405.jpg
IMG_20181122_151422.jpg
IMG_20181122_151437.jpg
IMG_20181122_151459.jpg

Eu faço biab com resistência elétrica, coloquei uma assadeira de pizza perfurada sobre a resistência pro saco não encostar nela. Tudo baixo custo, vou deixar a descrição do meu equipamento mais algumas fotos pra inspirar vocês. Gastei ao todo 500 reais incluindo o chiller de imersão, toda a fiação, torneiras e vedações. Coloquei um termostato de fritadeira elétrica com o sensor logo abaixo da resistência, uns 2 cm, o sensor fica encostado no fundo da panela, da pra controlar a temperatura de boa, lógico que tem que monitorar com um termômetro porque esse termostato não é muito preciso, mas funciona bem depois que você pega o jeito. Faço rampas e mash-out, faço também recirculação continua com uma bombinha de aquário dessas mais simples, amarrei um dissipador de alumínio nela e tá aguentando bem. sei que muito cervejeiro magnata vai torcer o nariz mas pra mim funciona lindo, gosto muito das minhas brejas, não tenho do que reclamar. fiz também uma "peneira" reforçada pra ajudar na hora de escorrer os grãos e fazer a lavagem.
"O melhor equipamento é aquele que cabe no seu bolso"

Panela alumínio 45 Litros
Resistência 5000W
termostato de fritadeira elétrica 30A
bomba de aquário
chiller de imersão 15m + pré chiller 5m

a resistência, a panela, o termostato e o chiller comprei no mercado livre, o restante comprei aqui na minha cidade mesmo.

View attachment 121266 View attachment 121267 View attachment 121268 View attachment 121269 View attachment 121270 View attachment 121271 View attachment 121272 View attachment 121273

esse fundo falso que voce fez não atrapalha na fervura/whirlpool?

Eu tiro ele antes da fervura, como o diâmetro da assadeira é 2 cm menor que o da panela eu pesco ele com a colher depois da lavagem dos grãos, acredito que o whirlpool não ia funcionar com ele no lugar.
acho que vou comprar uma assadira de bolo e fazer uns furos grandes e prender uma barra pra puxar depois, valeu da dica

o ideal com o uso da resistência seria uma bombinha recirculando o líquido
Mas pode ter algum problema em utilizar a resistência de baixa densidade sem fazer a recirculação (mesmo tendo o fundo falso)?

Pergunto isso pois sou fã do método BIAB sem recirculação, lavagem e mashout. Só vou migrar pra resistência pq moro em apto e meu fogão não dá conta.

Mas pode ter algum problema em utilizar a resistência de baixa densidade sem fazer a recirculação (mesmo tendo o fundo falso)?

Pergunto isso pois sou fã do método BIAB sem recirculação, lavagem e mashout. Só vou migrar pra resistência pq moro em apto e meu fogão não dá conta.

então, voce poderia aquecer a agua na temperatura do mash in, colocar os grãos, tampar e aguardar, o problema que eu vejo são as rampas, mashout, se só mexendo vai ser o suficiente pra movimentar o líquido no fundo da panela, talvez alguém com mais experiencia possa te ajudar

Back