BIAB com Resistência Elétrica

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gevaudan1

Well-Known Member
Joined
Jun 7, 2014
Messages
80
Reaction score
21
Estou montando um sistema BIAB com aquecimento elétrico, mas estou com algumas dúvidas.

- Posso instalar o poço termométrico bem próximo da resistência?

Sei que o ideal é no meio da altura da panela, mas tenho medo que o saco de grãos enrosque no poço, quando for retirá-lo.

E se o poço ficar próximo da resistência, não vai prejudicar a intensidade da fervura?

- Também estou com receio que o saco de grãos acabe encostando na resistência em algum momento. Por isso estou pensando em fazer um fundo falso com aquela tela moeda. Vocês conhecem alguma outra solução pra esse problema?


Obrigado
 
Você pode instalar o poço na tampa. Assim ele só irá ficar em contato com o mosto durante o tempo que realmente importa (na mostura).

Eu utilizo BIAB com o voal encostando na resistência e não tem nenhum problema quanto a isso. O maior problema são os grãos que podem queimar por isso caso seja necessário ligar a resistência é fundamental ficar mexendo na cama de grãos . O ideal com BIAB é utilizar uma única rampa.
 
Você pode instalar o poço na tampa. Assim ele só irá ficar em contato com o mosto durante o tempo que realmente importa (na mostura).

Eu utilizo BIAB com o voal encostando na resistência e não tem nenhum problema quanto a isso. O maior problema são os grãos que podem queimar por isso caso seja necessário ligar a resistência é fundamental ficar mexendo na cama de grãos . O ideal com BIAB é utilizar uma única rampa.

Se eu colocar o poço termométrico na tampa, como fica a fervura?

Quando for fazer Weiss ou receitas com muitos grãos não maltados, vou precisar fazer rampas. E também se eu quiser fazer o mashout.
 
Se eu colocar o poço termométrico na tampa, como fica a fervura?

Quando for fazer Weiss ou receitas com muitos grãos não maltados, vou precisar fazer rampas. E também se eu quiser fazer o mashout.

A tampa só é necessária para a mostura/mashout. até é bom estar tampado para a conservação da temperatura.

Na hora da fervura tu não precisa de controle de temperatura, tem é que aquecer o tempo todo. Deixe se a tampa, até para a evaporação do DMS.
 
A tampa só é necessária para a mostura/mashout. até é bom estar tampado para a conservação da temperatura.

Na hora da fervura tu não precisa de controle de temperatura, tem é que aquecer o tempo todo. Deixe se a tampa, até para a evaporação do DMS.

Sim, é desta forma que faço em meu sistema com aquecimento a gás.

Quando perguntei da tampa, não me referi a retirada dela ou não durante a fervura. (Me expressei mal, desculpe) :D

Eu comprei um controlador Ardbir e quero usar resistência elétrica. Dessa forma, eu achava que o controlador precisava fazer a leitura constante da temperatura durante a fervura. Não é assim que funciona?

Se eu precisar da leitura somente durante a mostura, facilita muito o meu problema. Aí farei como o colega @sandrozeni falou, e colocarei o poço termométrico na saída do mosto sobre a cama de grãos.
 
Como o jeanpaullopes falou a fervura tu faz sem a tampa. Durante ela não é preciso controle de temperatura o que descarta a necessidade do poço termométrico.

Para as rampas (quando necessário) pode utilizar alguma destas técnicas:
- usar a resistência que está na panela e mexer constantemente os grãos e torcer para que não queime nenhum grão que por acaso tenha ficado muito tempo próximo da resistência (não recomento este método pela chance de dar errado).
- Fazer o mash sem toda a água necessária para a mostura e conforme for necessário acrescenta água com temperatura acima da rampa atual para chegar na rampa desejada. Ex.: Rampa Atual 45º - Rampa Desejada: 55º -> Acrescentar + 5 litros de água a 75º
- Fazer decocção

Para o mash out pode usar as mesmas técnicas mas lembre-se que o BIAB é uma técnica de brassagem que "dispensa" o mash out. No método clássico de BIA não há a lavagem dos grãos e nem mash out. Isso acarreta uma menor eficiência mas que normalmente o cervejeiro aceita em troca da praticidade.
Se começar a criar cada vez mais processos pode ser que seja mais vantajoso ir para o método de 2/3 panelas.
 
Como o jeanpaullopes falou a fervura tu faz sem a tampa. Durante ela não é preciso controle de temperatura o que descarta a necessidade do poço termométrico.

Para as rampas (quando necessário) pode utilizar alguma destas técnicas:
- usar a resistência que está na panela e mexer constantemente os grãos e torcer para que não queime nenhum grão que por acaso tenha ficado muito tempo próximo da resistência (não recomento este método pela chance de dar errado).
- Fazer o mash sem toda a água necessária para a mostura e conforme for necessário acrescenta água com temperatura acima da rampa atual para chegar na rampa desejada. Ex.: Rampa Atual 45º - Rampa Desejada: 55º -> Acrescentar + 5 litros de água a 75º
- Fazer decocção

Para o mash out pode usar as mesmas técnicas mas lembre-se que o BIAB é uma técnica de brassagem que "dispensa" o mash out. No método clássico de BIA não há a lavagem dos grãos e nem mash out. Isso acarreta uma menor eficiência mas que normalmente o cervejeiro aceita em troca da praticidade.
Se começar a criar cada vez mais processos pode ser que seja mais vantajoso ir para o método de 2/3 panelas.

Acho que me expressei mal sobre minhas dúvidas.
A questão não é a tampa da panela, mas sim o poço termométrico.
Eu sei que não é pra tampar a panela na fervura.

Enfim... se o ardbir vai chegar e manter a fervura como sensor fora do poço termométrico, já resolveu meu problema. Assim não vou precisar instalar o poço na panela.

E sobre as rampas e o sistema BIAB, eu entendo e concordo com você @sandrozeni. Pode-se facilmente complicar algo que é simples. No entanto, vou só precisar de um fundo falso pra ter um sistema mais versátil, que vai me permitir fazer rampas e mashout quando julgar necessário. Quando eu quiser, posso continuar a fazer o BIAB clássico, sem mashout.

Obrigado pelas contribuições.
 
Eu uso um bag como elemento filtrante.
Minha resistência elétrica é móvel e por isso é complicado usar fundo falso.
Meu poço térmico fica na parte de baixo da panela, próximo a resistência e não prejudica em nada a intensidade da fervura. (na verdade vc consegue controlar a intensidade da fervura)
Faço apenas 10L e por isso acredito não ser necessário medir a temperatura na saída, como muitos aqui recomendam.
Até faço recirculação contínua. Clarifica igual a fundo falso? Não. Mas também não fica tão turva como no método biab convencional.
Só não deixo o bag encostar na resistência.
Ah, e uso um controlador ardbir.
 
Eu comprei um controlador Ardbir e quero usar resistência elétrica. Dessa forma, eu achava que o controlador precisava fazer a leitura constante da temperatura durante a fervura. Não é assim que funciona?

É assim que funciona. vejamos, se o sensor marcar uma temperatura abaixo da desejada (por exemplo 97~100ºC para a fervura do mosto) ele vai ligar a resistência, correto ? Se o sensor estiver fora do mosto, voilá, ele vai deixar a resistência ligada e fervendo teu mosto, o que se deseja, uma fervura vigorosa.
 
Uso um sistema single vessel que montei com o Ardbir, resistência elétrica, cesto de grãos e bomba pra recirculação continua que funciona bem. Consigo fazer rampas, mashout e controlar intensidade de fervura. Meu poço termométrico fica proximo a saída do mosto e a uns 3cm da resistência.
Pelo que entendi pra algo semelhante no seu sistema só faltaria o cesto de grãos que da pra fazer com uma panela menor retirando o fundo e adaptando uma tela ou mandando fazer com alguém que trabalhe com inox (fiz desse jeito) IMG_9116.JPG.
IMG_9115.JPG


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Uso um sistema single vessel que montei com o Ardbir, resistência elétrica, cesto de grãos e bomba pra recirculação continua que funciona bem. Consigo fazer rampas, mashout e controlar intensidade de fervura. Meu poço termométrico fica proximo a saída do mosto e a uns 3cm da resistência.
Pelo que entendi pra algo semelhante no seu sistema só faltaria o cesto de grãos que da pra fazer com uma panela menor retirando o fundo e adaptando uma tela ou mandando fazer com alguém que trabalhe com inox (fiz desse jeito)View attachment 119841.
View attachment 119840


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Olá amigo, é possível detalhar seu equipamento? já tem em algum tópico do fórum? Gastou quanto mais ou menos?
 
Eu uso uma resistência móvel, um bag de voal e um termômetro analógico (não fica sem bateria e deixo ele mergulhado no mosto durante toda a mosturação). O controle de temperatura é feito no olho e as correções ligando e desligando a resistência. Não uso recirculação, controladores, coisa nenhuma. Pra escorrer o bag, uso um escorredor de massas numero 42 colocado sobre a panela.
 
Eu uso uma resistência móvel, um bag de voal e um termômetro analógico (não fica sem bateria e deixo ele mergulhado no mosto durante toda a mosturação). O controle de temperatura é feito no olho e as correções ligando e desligando a resistência. Não uso recirculação, controladores, coisa nenhuma. Pra escorrer o bag, uso um escorredor de massas numero 42 colocado sobre a panela.

Nossa, mas aí você perde a maior vantagem da resistência: a precisão.
 
Olá amigo, é possível detalhar seu equipamento? já tem em algum tópico do fórum? Gastou quanto mais ou menos?



O equipamento não está em nenhum tópico do fórum, projeto próprio. Gastei R$ 1600,00 e faço levas de 10 litros (volume final nas garrafas).
Segue alguns detalhes.

Panela 20 litros (de inox comprada no mercado livre) - 31cm altura e diâmetro de 29cm
Aproveitei a tampa original da panela para colocar um espigão e ser a entrada da recirculação do mosto. Debaixo da saída do espigão coloquei um disco de inox de 10cm de diâmetro fixado a tampa para algo parecido com um chuveiro/sparge, o mesmo cara que fez o cesto de grãos fez esse disco.

Torneira de saída de 1/2, furo a 3,5cm do fundo da panela. Nessa torneira vai a bomba de recirculação que é ativada pelo Ardbir. Entre a bomba e entrada de mosto na tampa coloquei um registro pra regular a vazão de recirculação.

Resistência de 2500W, 127V - comprei redonda no mercado livre e dobrei pra ajustar no fundo da panela, furos a 3cm do fundo da panela

Poço termométrico (veio no Ardbir) - furo a 4cm do fundo

Cesto de grãos com 30 de altura e 25cm de diâmetro, o fundo do cesto tem uma tela perfurada semelhante à usada para fundo falso. Depois acabei colocando uma tela mas fina sobre a original pra conseguir clarear mais o mosto.
Nas laterais do cesto coloquei apoios pra regular a altura do cesto em relação a panela mas atualmente só uso o primeiro (a 7cm do fundo do cesto) e o último (a 26cm do fundo do cesto).

Comprei o Ardbir no mercado livre e uso uma bomba de máquina de lavar mesmo.

Espero ter ajudado, só não tenho desenhos detalhados. Seguem outras fotos.
IMG_2485.JPGIMG_2486.JPGIMG_2487.JPGIMG_2488.JPGIMG_2484.JPG


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Nossa, mas aí você perde a maior vantagem da resistência: a precisão.

A maior vantagem da resistência pra mim, é a praticidade, a minha resistência é móvel. Eu moro em apartamento, então colocar fogareiro, botijão de gás, ta fora de cogitação.
Antes eu brassava 10L, agora ja to em 25L, graças à resistência.
Quanto a precisão, não ligo mto pra isso não, não acredito que vou sentir diferença se mosturar a precisos 68 graus ou se começar a 69 e acabar em 67.
Fora que o custo da eletricidade é menor que o do gás.
:mug:
 
O equipamento não está em nenhum tópico do fórum, projeto próprio. Gastei R$ 1600,00 e faço levas de 10 litros (volume final nas garrafas).
Segue alguns detalhes.

Panela 20 litros (de inox comprada no mercado livre) - 31cm altura e diâmetro de 29cm
Aproveitei a tampa original da panela para colocar um espigão e ser a entrada da recirculação do mosto. Debaixo da saída do espigão coloquei um disco de inox de 10cm de diâmetro fixado a tampa para algo parecido com um chuveiro/sparge, o mesmo cara que fez o cesto de grãos fez esse disco.

Torneira de saída de 1/2, furo a 3,5cm do fundo da panela. Nessa torneira vai a bomba de recirculação que é ativada pelo Ardbir. Entre a bomba e entrada de mosto na tampa coloquei um registro pra regular a vazão de recirculação.

Resistência de 2500W, 127V - comprei redonda no mercado livre e dobrei pra ajustar no fundo da panela, furos a 3cm do fundo da panela

Poço termométrico (veio no Ardbir) - furo a 4cm do fundo

Cesto de grãos com 30 de altura e 25cm de diâmetro, o fundo do cesto tem uma tela perfurada semelhante à usada para fundo falso. Depois acabei colocando uma tela mas fina sobre a original pra conseguir clarear mais o mosto.
Nas laterais do cesto coloquei apoios pra regular a altura do cesto em relação a panela mas atualmente só uso o primeiro (a 7cm do fundo do cesto) e o último (a 26cm do fundo do cesto).

Comprei o Ardbir no mercado livre e uso uma bomba de máquina de lavar mesmo.

Espero ter ajudado, só não tenho desenhos detalhados. Seguem outras fotos.
View attachment 119861View attachment 119862View attachment 119863View attachment 119864View attachment 119860


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Amigo bela engenhoca, muita criatividade parabéns, com certeza me ajudou nas idéias, vou nesta linha também, pretendo fazer levas de no mínimo 25L, obrigado.
 
O equipamento não está em nenhum tópico do fórum, projeto próprio. Gastei R$ 1600,00 e faço levas de 10 litros (volume final nas garrafas).
Segue alguns detalhes.

Panela 20 litros (de inox comprada no mercado livre) - 31cm altura e diâmetro de 29cm
Aproveitei a tampa original da panela para colocar um espigão e ser a entrada da recirculação do mosto. Debaixo da saída do espigão coloquei um disco de inox de 10cm de diâmetro fixado a tampa para algo parecido com um chuveiro/sparge, o mesmo cara que fez o cesto de grãos fez esse disco.

Torneira de saída de 1/2, furo a 3,5cm do fundo da panela. Nessa torneira vai a bomba de recirculação que é ativada pelo Ardbir. Entre a bomba e entrada de mosto na tampa coloquei um registro pra regular a vazão de recirculação.

Resistência de 2500W, 127V - comprei redonda no mercado livre e dobrei pra ajustar no fundo da panela, furos a 3cm do fundo da panela

Poço termométrico (veio no Ardbir) - furo a 4cm do fundo

Cesto de grãos com 30 de altura e 25cm de diâmetro, o fundo do cesto tem uma tela perfurada semelhante à usada para fundo falso. Depois acabei colocando uma tela mas fina sobre a original pra conseguir clarear mais o mosto.
Nas laterais do cesto coloquei apoios pra regular a altura do cesto em relação a panela mas atualmente só uso o primeiro (a 7cm do fundo do cesto) e o último (a 26cm do fundo do cesto).

Comprei o Ardbir no mercado livre e uso uma bomba de máquina de lavar mesmo.

Espero ter ajudado, só não tenho desenhos detalhados. Seguem outras fotos.
View attachment 119861View attachment 119862View attachment 119863View attachment 119864View attachment 119860


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Fala Lucas! Muito legal seu equipamento! Cara, pode mostrar como é internamente o seu cesto de grãos? Vc comprou ele ja "customizado" ou acabou mandando fazer tudo?

Abracos!

Enviado de meu SM-N950F usando Tapatalk
 
Fala Lucas! Muito legal seu equipamento! Cara, pode mostrar como é internamente o seu cesto de grãos? Vc comprou ele ja "customizado" ou acabou mandando fazer tudo?

Abracos!

Enviado de meu SM-N950F usando Tapatalk



Mandei fazer tudo, o fundo tem uma chapa perfurada semelhante às usadas para fazer fundo falso. IMG_2679.jpg


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Uso um sistema single vessel que montei com o Ardbir, resistência elétrica, cesto de grãos e bomba pra recirculação continua que funciona bem. Consigo fazer rampas, mashout e controlar intensidade de fervura. Meu poço termométrico fica proximo a saída do mosto e a uns 3cm da resistência.
Pelo que entendi pra algo semelhante no seu sistema só faltaria o cesto de grãos que da pra fazer com uma panela menor retirando o fundo e adaptando uma tela ou mandando fazer com alguém que trabalhe com inox (fiz desse jeito)View attachment 119841.
View attachment 119840


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Como você fez as conexões da bomba de lavadora? Tem refrigeração forçada nela?

Enviado de meu SM-G570M usando Tapatalk
 
Como você fez as conexões da bomba de lavadora? Tem refrigeração forçada nela?

Enviado de meu SM-G570M usando Tapatalk



Coloquei um pedaço de mangueira no espigão e a bomba fica adaptada diretamente no espigão sem vazamentos. Não faço refrigeração forcada na bomba. IMG_2887.JPG IMG_2888.JPG


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Tenho uma panela N38 com resistência elétrica e fundo falso que uso num RIMS.
Estou pensando em partir pra BIAB, usando o saco de voal nessa panela pra fazer levas de 30L.
Pensei em manter o fundo falso e a bomba de recirculação (já que eu já tenho) pra melhorar a clarificação.

Alguém tem um setup similar? Queria saber se vai funcionar direito.
 
Tenho uma panela N38 com resistência elétrica e fundo falso que uso num RIMS.
Estou pensando em partir pra BIAB, usando o saco de voal nessa panela pra fazer levas de 30L.
Pensei em manter o fundo falso e a bomba de recirculação (já que eu já tenho) pra melhorar a clarificação.

Alguém tem um setup similar? Queria saber se vai funcionar direito.
Faço de 20 a 30 l com bag, bomba e fundo falso, com a única diferença que uso fogão a gás. dá certinho.
 
Faço de 20 a 30 l com bag, bomba e fundo falso, com a única diferença que uso fogão a gás. dá certinho.

Você tem algum esquema pra deixar o bag escorrendo entre a mosturação e a fervura?

Remove o fundo falso pra ferver?
 
Você tem algum esquema pra deixar o bag escorrendo entre a mosturação e a fervura?

Remove o fundo falso pra ferver?
Hoje tenho duas panelas.

Mas antes colocava o bag em um balde com escorredor de massa.

Deixava o fundo falso.
 
Você tem algum esquema pra deixar o bag escorrendo entre a mosturação e a fervura?

Remove o fundo falso pra ferver?
Eu também utilizo desta maneira, mas removo o fundo falso. O fundo deve atrapalhar no whirlpool, porque o trub ficaria no fundo falso ao invés do fundo da panela. Eu amarrei barbante nos próprios furos do fundo falso, formando duas "alças", que eu prendo nos pegadores da panela.
 
A maior vantagem da resistência pra mim, é a praticidade, a minha resistência é móvel. Eu moro em apartamento, então colocar fogareiro, botijão de gás, ta fora de cogitação.
Antes eu brassava 10L, agora ja to em 25L, graças à resistência.
Quanto a precisão, não ligo mto pra isso não, não acredito que vou sentir diferença se mosturar a precisos 68 graus ou se começar a 69 e acabar em 67.
Fora que o custo da eletricidade é menor que o do gás.
:mug:

Cara, esta resistencia móvel é de quantos watts? E que eu to iniciando agora, e to fazendo no BIAB, mas com gás não ta dando certo a fervura intensa, e ai queria colocar uma resistencia(mergulhão). Minha panela é de 32 litros, mas não estou fazendo esta quantia porque meu fermentador ainda não comporta esta litragem, apenas 18 ou 19 litros. Valeu
 
Cara, esta resistencia móvel é de quantos watts? E que eu to iniciando agora, e to fazendo no BIAB, mas com gás não ta dando certo a fervura intensa, e ai queria colocar uma resistencia(mergulhão). Minha panela é de 32 litros, mas não estou fazendo esta quantia porque meu fermentador ainda não comporta esta litragem, apenas 18 ou 19 litros. Valeu
Olha no site ezbrew..
Tem vários modelos e potenciad.
 
Cara, esta resistencia móvel é de quantos watts? E que eu to iniciando agora, e to fazendo no BIAB, mas com gás não ta dando certo a fervura intensa, e ai queria colocar uma resistencia(mergulhão). Minha panela é de 32 litros, mas não estou fazendo esta quantia porque meu fermentador ainda não comporta esta litragem, apenas 18 ou 19 litros. Valeu

Eu mandei fazer a minha sob medida, conforme o tamanho da panela e quantidade de mosto a ser fervida. Tem uma empresa que anuncia no mercadolivre, se SP se não me engano, eles que fizeram a minha. Fiz de 3500W, na proporção de 1000w pra cada 10L de mosto a ser fervido.
Uso um dimmer pra regular a potencia, mas não tem necessidade, a fervura fica na medida certa pra essa quantidade de mosto.
 
Eu mandei fazer a minha sob medida, conforme o tamanho da panela e quantidade de mosto a ser fervida. Tem uma empresa que anuncia no mercadolivre, se SP se não me engano, eles que fizeram a minha. Fiz de 3500W, na proporção de 1000w pra cada 10L de mosto a ser fervido.
Uso um dimmer pra regular a potencia, mas não tem necessidade, a fervura fica na medida certa pra essa quantidade de mosto.
Como você fez o Dimmer? Comprou pronto? To querendo utilizar, para controlar a fervura.
 
Queria colocar uma resistência no meu equipamento de BIAB, sendo que o voal encosta no fundo da panela.

Então, como não vou fazer rampas ou mash out eu precisaria colocar um fundo falso (por causa da caramelização)?

Obs:
1 - pretendo ficar mexendo o malte enquanto a resistência estiver ligada.
2 - perco pouco calor na mostura. A resistência ficará ligada por pouco tempo.
 
Queria colocar uma resistência no meu equipamento de BIAB, sendo que o voal encosta no fundo da panela.

Então, como não vou fazer rampas ou mash out eu precisaria colocar um fundo falso (por causa da caramelização)?

Obs:
1 - pretendo ficar mexendo o malte enquanto a resistência estiver ligada.
2 - perco pouco calor na mostura. A resistência ficará ligada por pouco tempo.
eu tbm estou com esse problema, e ja me indicaram o uso de um fundo falso ou um cesto pra colocar o bag e afastar ele da resistência.
voce falou em ficar mexendo, o ideal com o uso da resistência seria uma bombinha recirculando o líquido.
 
Eu faço biab com resistência elétrica, coloquei uma assadeira de pizza perfurada sobre a resistência pro saco não encostar nela. Tudo baixo custo, vou deixar a descrição do meu equipamento mais algumas fotos pra inspirar vocês. Gastei ao todo 500 reais incluindo o chiller de imersão, toda a fiação, torneiras e vedações. Coloquei um termostato de fritadeira elétrica com o sensor logo abaixo da resistência, uns 2 cm, o sensor fica encostado no fundo da panela, da pra controlar a temperatura de boa, lógico que tem que monitorar com um termômetro porque esse termostato não é muito preciso, mas funciona bem depois que você pega o jeito. Faço rampas e mash-out, faço também recirculação continua com uma bombinha de aquário dessas mais simples, amarrei um dissipador de alumínio nela e tá aguentando bem. sei que muito cervejeiro magnata vai torcer o nariz mas pra mim funciona lindo, gosto muito das minhas brejas, não tenho do que reclamar. fiz também uma "peneira" reforçada pra ajudar na hora de escorrer os grãos e fazer a lavagem.
"O melhor equipamento é aquele que cabe no seu bolso"

Panela alumínio 45 Litros
Resistência 5000W
termostato de fritadeira elétrica 30A
bomba de aquário
chiller de imersão 15m + pré chiller 5m

a resistência, a panela, o termostato e o chiller comprei no mercado livre, o restante comprei aqui na minha cidade mesmo.

IMG_20181122_151246.jpg
IMG_20181122_151254.jpg
IMG_20181122_151313.jpg
IMG_20181122_151327.jpg
IMG_20181122_151405.jpg
IMG_20181122_151422.jpg
IMG_20181122_151437.jpg
IMG_20181122_151459.jpg
 
Eu faço biab com resistência elétrica, coloquei uma assadeira de pizza perfurada sobre a resistência pro saco não encostar nela. Tudo baixo custo, vou deixar a descrição do meu equipamento mais algumas fotos pra inspirar vocês. Gastei ao todo 500 reais incluindo o chiller de imersão, toda a fiação, torneiras e vedações. Coloquei um termostato de fritadeira elétrica com o sensor logo abaixo da resistência, uns 2 cm, o sensor fica encostado no fundo da panela, da pra controlar a temperatura de boa, lógico que tem que monitorar com um termômetro porque esse termostato não é muito preciso, mas funciona bem depois que você pega o jeito. Faço rampas e mash-out, faço também recirculação continua com uma bombinha de aquário dessas mais simples, amarrei um dissipador de alumínio nela e tá aguentando bem. sei que muito cervejeiro magnata vai torcer o nariz mas pra mim funciona lindo, gosto muito das minhas brejas, não tenho do que reclamar. fiz também uma "peneira" reforçada pra ajudar na hora de escorrer os grãos e fazer a lavagem.
"O melhor equipamento é aquele que cabe no seu bolso"

Panela alumínio 45 Litros
Resistência 5000W
termostato de fritadeira elétrica 30A
bomba de aquário
chiller de imersão 15m + pré chiller 5m

a resistência, a panela, o termostato e o chiller comprei no mercado livre, o restante comprei aqui na minha cidade mesmo.

View attachment 121266 View attachment 121267 View attachment 121268 View attachment 121269 View attachment 121270 View attachment 121271 View attachment 121272 View attachment 121273


esse fundo falso que voce fez não atrapalha na fervura/whirlpool?
 
Eu tiro ele antes da fervura, como o diâmetro da assadeira é 2 cm menor que o da panela eu pesco ele com a colher depois da lavagem dos grãos, acredito que o whirlpool não ia funcionar com ele no lugar.
acho que vou comprar uma assadira de bolo e fazer uns furos grandes e prender uma barra pra puxar depois, valeu da dica
 

Latest posts

Back
Top