sepesaraiva
Well-Known Member
- Reaction score
- 81
vc é de onde?Não tem interesse em vender?
vc é de onde?Não tem interesse em vender?
Eu sou de Irati - PRvc é de onde?
Cara, sinceramente não entendi sua pergunta! Mas até onde eu sei é o volume total de água.Eu também possuo um cesto inox da 2Brew, mas ainda tenho uma dúvida que não consegui sanar... Essa relação de 4 litros de água por kg de malte considera o volume abaixo do cesto? Abs
Eu também possuo um cesto inox da 2Brew, mas ainda tenho uma dúvida que não consegui sanar... Essa relação de 4 litros de água por kg de malte considera o volume abaixo do cesto? Abs
@pwiens Obrigado. Eu usava o voil antes, então conseguia fazer a diluição de 4:1 com tranquilidade, mas agora o cesto possui uma altura entre ele e o fundo da panela que me deixou em dúvida, pois já li que o que importa é a água que entra em contato direto com os grãos. AbsCara, sinceramente não entendi sua pergunta! Mas até onde eu sei é o volume total de água.
@guilosch Obrigado pela dica. A minha panela antiga também não suportava o volume total, mas troquei por uma um pouco maior que cabe todo o volume. Abs@Pedrovic, se a sua panela aceita o volume total, use-o. Biab ou single vessel por padrão não utilizam lavagem.
No meu caso por exemplo, eu faço pois a minha panela não aceita o volume total de fervura. Aí eu uso água o suficiente para não transbordar durante a infusão e depois jogo água fria mesmo por cima do cesto suspenso até atingir a densidade pré fervura.
Abs.
@pwiens Obrigado. Eu usava o voil antes, então conseguia fazer a diluição de 4:1 com tranquilidade, mas agora o cesto possui uma altura entre ele e o fundo da panela que me deixou em dúvida, pois já li que o que importa é a água que entra em contato direto com os grãos. Abs
Entendi, realmente, se a agua passar do nivel do cesto vai dar ruins, tem parte do grão que é leve e vai transbordar passando pra panela... perdi uma bomba de recirculação assim.@pwiens Obrigado. Eu usava o voil antes, então conseguia fazer a diluição de 4:1 com tranquilidade, mas agora o cesto possui uma altura entre ele e o fundo da panela que me deixou em dúvida, pois já li que o que importa é a água que entra em contato direto com os grãos. Abs
Eu tô com mesmo problema do amigo @sepesaraiva , só que eu fui burro e peguei o cesto na empolgação. O cesto era de um amigo e bem menor q a minha panela 36 cm diâmetro, o cesto tem 25 cm de diâmetro, achei q ia dar certo pq faço 20L e OG de boas 1.045, maltes na casa dos 4kg q o cesto comporta e tals. A primeira q fiz foi com fogareiro e o malte ficou muito compactado, aí eu fiquei fazendo uma recirculação com leiteira... tá no projeto e já tenho tudo pra automatizar a panela (resistência, controlador, bomba), sei q isso pode ajudar, mas tô vendo de pegar um cesto maior pra parar de sofrer
Eficiência de 53%, uma porcaria, mas foi a primeira vez usandoqual foi a sua eficiencia? fez lavagem dos graos? Tenta dar uma mechida nos graos a cada 10 ou 15 minutos, e fazer a recirculação só no final da mostura. Eu tenho feito biab com recirculação continua, sem fazer lavagem minha eficiencia fica na casa dos 60%
Mexer faz total sentido, eu senti uns 5% pelo menos de eficiencia a mais mexendo.Também tive uma eficiencia super baixa na panela que comprei, é um biab elétrico resistencia de 2,500w com fundo falso e um grain bag próprio para a panela, de 1053 consegui 1036! Usei 22 lts na mostura e 8 de lavagem, apertei o saco de graos, mostura de 60m sem mexer e sem reciurculação, esperava pelo menos 60%, vou tentar com moagem mais fina e talvez eu comprarei uma bomba de recirculação, pq vi videos dessa panela com recirculação e mexer a cada 20m(não acho que isso faça muito sentido), com eficiencia de 72%.
Vc não pode mexer num fundo falso pq o que faz a filtragem é a passagem do líquido pela cama de grãos, no biab a filtragem é feita pela própria malha da cesta ou do saco, por isso a clarificação e pior. O que compensa é poder usar os grãos com a moagem mais fina e a possibilidade de mexer fazendo com que os grãos fiquem tempo maior em contato com o mosto. Se vc não mexer os grãos da camada inferior vai ter menos contato que os grãos da parte de cima.Também tive uma eficiencia super baixa na panela que comprei, é um biab elétrico resistencia de 2,500w com fundo falso e um grain bag próprio para a panela, de 1053 consegui 1036! Usei 22 lts na mostura e 8 de lavagem, apertei o saco de graos, mostura de 60m sem mexer e sem reciurculação, esperava pelo menos 60%, vou tentar com moagem mais fina e talvez eu comprarei uma bomba de recirculação, pq vi videos dessa panela com recirculação e mexer a cada 20m(não acho que isso faça muito sentido), com eficiencia de 72%.
Fala pessoal.
Esse fds brassei pela primeira vez com uma mudança no meu equipamento.
Antes usava uma panela de 32L com uma bazooca, fazia recirculação no braço mesmo com o caneco e fazia batch sparge (no final da mostura drenava o mosto para panela de fervura, adicionava a agua de lavagem, mexia, recirculava e drenava o segundo mosto).
Agora comprei uma bomba e um cesto de inox da 2Brew (o indicado pra minha panela N35) e fui brassar no modo Single vessel. O que aconteceu foi que eu tive uma eficiência absurda, impraticável, de 55%... Isso que minha eficiência já não era boa (67%)... A porter era pra ter ficado com OG 1.070 e ficou 1.058..
Enfim, as unicas diferenças reais que eu notei foram:
1) O cesto limitou muito o espaço do malte, que ficou bem mais compacto e não muito "ensopado", daí eu deixei a bomba ligada o tempo todo pra passar o mosto pelos grãos continuamente. o que levou ao item 2
2) a temperatura caía bem mais rapido aí eu ficava ligando o fogo quando abaixava muito e mexendo nos graos.
3) a lavagem, que em vez de misturar a agua com os graos e deixar la um tempo e fazer recirculação, só joguei a agua (a 76ºC) em cima dos grãos no cesto suspenso na panela. Daí a agua passsava rapidamente pelo cesto e ja caia na panela.
Alguem que usa esse sistema de Brew in a basket tem alguma dica pra me dar, como eu consigo aumentar minha eficiencia?
pq do jeito que tá não dá!
62% ta otimo já... vc nao precisa mais que isso... de verdade o gasto pra chegar em uma eficiencia ultra blaster industrial nao compensa... aumenta um pouco de malte e ja era.... eu tenho 60 a 65% eficiencia e está mais doque bom minhas brassagens nao levam mais de 3hrs no maximo 3:15 ate o fim da fervura ... as vezes pra se obter 75~80% de eficiencia vai algum $$ e MUITO TEMPO... tem gnt ai que fala tenho 78% de eficiencia... mas fica 6~7hrs brassandoSó retornando aqui.. Fiz uma Pale ale agora, e nela eu fiz uma moagem melhor, adicionei mais agua durante a brassagem (4l/kg), fiz uma brassagem mais longa (90min) e batch sparge. Mesmo assim a eficiência ficou em 62%.
62% ta otimo já... vc nao precisa mais que isso... de verdade o gasto pra chegar em uma eficiencia ultra blaster industrial nao compensa... aumenta um pouco de malte e ja era.... eu tenho 60 a 65% eficiencia e está mais doque bom minhas brassagens nao levam mais de 3hrs no maximo 3:15 ate o fim da fervura ... as vezes pra se obter 75~80% de eficiencia vai algum $$ e MUITO TEMPO... tem gnt ai que fala tenho 78% de eficiencia... mas fica 6~7hrs brassando
Eu sempre fui desses aí. Não gosto de apressar a breja. No dia da brassagem fico dedicado. Mas hoje em dia depois de pegar as manhas do meu equipamento já não demoro tanto. Tenho feito minhas brassagens em coisa de 3hrs e pouco, sem forçar nada, e tenho alcançado pelo menos 75% em geral, às vezes passando dos 80% em dias de mais sorte. É possível.