dryfon
Well-Known Member
- Reaction score
- 45
Bom, se há grãos inteiros, em quantidade razoável, pode ser que seja um problema.
90 minutos sem aquecer é bastante tempo, vc usa caixa térmica ou algum tipo de isolamento? não é possível que num volume tão pequeno (vc faz o que, 10 litros com 2,5kg?) baixe só 6 graus numa panela normal...
Pois é, acredito que esse possa ser um problema também. Por via das dúvidas, na próxima brassagem eu vou moer duas vezes o malte, mesmo que ele acabe ficando mais farinhento, mas que pelo menos não fiquem grãos inteiros. Quem sabe o moinho já não esteja muito bom, ele tem uns anos, e não era usado há uns 2-3. O moinho estava com um amigo meu (é dele) e não sei em que condições tava guardado.
Algumas vezes eu até ajusto a temperatura depois de uns 60-70 minutos. Mas no geral, nesses 90 minutos com a tampa fechada, a temperatura não baixa muito, ficando baixando somente uns 6-7 graus. Na última brassagem após 60 minutos havia baixado 7 graus, aí corrigi e deixei de novo em 67 por mais 30 minutos. Faço levas de 10 litros.
Fiz agora pouco um teste com o meu termômetro pra ter certeza que ele não estava medindo errado as temperaturas e por via das dúvidas minha mosturação estava errada mas ele marcou temperaturas com uma margem bem aceitável:
Água praticamente congelando, já levemente sólida, ele marcou -1 grau. Água em fervura intensa em uma chaleira ele marcou 103 graus. Apesar de não ter sido 0 e 100, acho que ambas marcações são aceitáveis pois a água tem aquela questão das pontes de hidrogênio e a água estava sobre uma fonte de calor.
Muito obrigado por toda ajuda pra tentar chegar a uma conclusão sobre essa baixa eficiência, Tiago.
Abraços!