• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Baixa Eficiência, estudo de caso

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

nandofraga

Well-Known Member
Reaction score
7
Boa tarde galera,

Tenho no total 5 brassagens até hoje com esse equipamento que comprei para produzir 20L de cerveja.

O método que venho usando é o convencional de 3 panelas. Na parte da filtragem, uso bazooka e implementei um fundo falso em conjunto para evitar algum entupimento (sei que não é necessário mas acredito que não seja esse o problema).

Minhas mosturações acontecem com recirculação contínua em todo o processo (porém atravéz de uma saída concentrada e não uma que distribua totalmente por cima de toda a cama de grãos).

Utilizo o BeerSmith para montar meu planejamento de receita e brassagem e sempre sigo a quantidade de água que ele seta para mim, o que dá em torno de uma relação de malteXágua de uns 2,6~2,8.

Faço correção de sais e dou preferência a águas (uso água mineral) com pH entre 5,9 e 6,3.

Controlo a temperatura da mostura de a cordo com o corpo da cerveja desejado, sem mistério.

Faço lavagem dos grãos pelo método de fly sparge e além disso, provoco uma pequena recirculação e vou retirando água de lavagem em bateladas (geralmente duas).

Com tudo isso, levo pra fervura 25L de mostro (prevendo 23L ao final da mesma) e minha eficiência está me desanimando um pouco. Está girando na casa de 55%.

O que é que eu devo estar fazendo para a eficiência estar baixa desse jeito? Uma eficiência que eu almejo hoje e não acharia tão ruim se alcançasse é de 65% (é a que eu idealizo nas minhas receitas no BeerSmith).

Pelo que você descreve de cara dá pra pensar nessa saída concentrada, que acaba criando um caminho preferencial que não é nada bom.

Como você tem medido a densidade do mosto? Um problema na medição também explicaria essa baixa eficiência.

Já cogitou usar o método de colocar os grãos e não mexer?

Pelo que você descreve de cara dá pra pensar nessa saída concentrada, que acaba criando um caminho preferencial que não é nada bom.

Como você tem medido a densidade do mosto? Um problema na medição também explicaria essa baixa eficiência.

Já cogitou usar o método de colocar os grãos e não mexer?

Tenho medido através do densímetro, fazendo a correção da temperatura pelo próprio BeerSmith.

Esse lance do caminho preferencial realmente esteve cutucando minha mente...

E não, acabei não tentando. Fui levado a não tentar justamente por ter visto tanto que recirculação contínua é bom para manter a temperatura homogênia em toda a panela que acabei deixando esse método de lado. Mas vou acabar testando deixando a recirculação somente para a clarificação e ver no que dá. Caso não dê resultado, acho que pelo menos quanto a isso vou procurar uma maneira de fazer a recirculação acontecer de maneira mais homogênea em toda a cama de grãos.

Minhas sugestões:

1) Moagem - faça a moagem bem fina. Se for o caso, passe pelo moedor duas vezes.

2) Recirculação - resolva a questão do ponto de saída da bomba. A solução clássica é colocar a mangueira acima da cama de grãos dando pelo menos uma volta na circunferência da panela (vários posts do Guenther falando isso)

3) Fly Sparge - faça com muita calma. Na minha última leva resolvi fazer realmente devagar, levei mais ou menos uns 80 minutos para drenar 32 litros de mosto. Resultado: OG de 1060 quando o esperado era 1052. Fez realmente muita diferença.

Com tudo isso, levo pra fervura 25L de mostro (prevendo 23L ao final da mesma) e minha eficiência está me desanimando um pouco. Está girando na casa de 55%.

).

Já aferiu alguma vez esse volume perdido na fervura? Pergunto isso pois achei pouco 2 litros. Claro que isso depende diretamente do equipamento e vigor da fervura, mas por exemplo no meu equipamento eu perco quase 5L na fervura. Além disso não esqueça de considerar os outros volumes perdidos, como trub, contração por resfriamento.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Eu nao moeria tao fino, a nao ser que voce utilize BIAB. Senao voce pode entupir facilmente e nao vai conseguir recircular direito.
Mas deve verificar como esta sua moagem, se esta adequada (Expondo os graos e mantendo as cascas)

Velocidade de sparge pode ser um motivo tambem para a baixa eficiencia.

Já aferiu alguma vez esse volume perdido na fervura? Pergunto isso pois achei pouco 2 litros. Claro que isso depende diretamente do equipamento e vigor da fervura, mas por exemplo no meu equipamento eu perco quase 5L na fervura. Além disso não esqueça de considerar os outros volumes perdidos, como trub, contração por resfriamento.
Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sim está correto mesmo, digo 23L ao fim da fervura por levo no max 19L reais para o maturado, acabo perdendo ai uns 4L com trub.

A vigorosidade da fervura eu controlo. No começo deixo bem vigorosa por causa do DMS e lúpulo inicial depois diminuo a vigorosidade pra controlar o volume final da fervura, uso fogão alta pressão com 8 coulins.

Eu nao moeria tao fino, a nao ser que voce utilize BIAB. Senao voce pode entupir facilmente e nao vai conseguir recircular direito.
Mas deve verificar como esta sua moagem, se esta adequada (Expondo os graos e mantendo as cascas)

Velocidade de sparge pode ser um motivo tambem para a baixa eficiencia.

A moagem eu já estou fazendo mais fina, conseguindo manter as cascas bem conservadas e inteiras, os grãos que acabam não sendo moídos deve estar na casa dos 5%, bem pouco mesmo. Inclusive minha ultima brassagem moí mais fino para ver se resolvia e nada ... eficiência global de 55%.
Uso moinho de discos.

Boa tarde galera,

Tenho no total 5 brassagens até hoje com esse equipamento que comprei para produzir 20L de cerveja.

O método que venho usando é o convencional de 3 panelas. Na parte da filtragem, uso bazooka e implementei um fundo falso em conjunto para evitar algum entupimento (sei que não é necessário mas acredito que não seja esse o problema).

Minhas mosturações acontecem com recirculação contínua em todo o processo (porém atravéz de uma saída concentrada e não uma que distribua totalmente por cima de toda a cama de grãos).

Utilizo o BeerSmith para montar meu planejamento de receita e brassagem e sempre sigo a quantidade de água que ele seta para mim, o que dá em torno de uma relação de malteXágua de uns 2,6~2,8.

Faço correção de sais e dou preferência a águas (uso água mineral) com pH entre 5,9 e 6,3.

Controlo a temperatura da mostura de a cordo com o corpo da cerveja desejado, sem mistério.

Faço lavagem dos grãos pelo método de fly sparge e além disso, provoco uma pequena recirculação e vou retirando água de lavagem em bateladas (geralmente duas).

O que é que eu devo estar fazendo para a eficiência estar baixa desse jeito? Uma eficiência que eu almejo hoje e não acharia tão ruim se alcançasse é de 65% (é a que eu idealizo nas minhas receitas no BeerSmith).

Você usa os volumes setados pelo programa? pode ser que esteja usando malte a menos + lavagem a mais + lavagem rápida demais com caminhos preferenciais.. acho que essa seria uma provável combinação pra essa baixa eficiencia..

outra coisa, os volumes e taxas de perda estão certas no programa?

além disso, costuma ver a gravidade do primeiro mosto, logo antes de começar a lavagem? se ela já estiver em uma medida meio baixa antes da lavagem, quer dizer que deu problema em alguma coisa antes mesmo de dilui-lo.. solubilização, conversão, algo do gênero..

Você usa os volumes setados pelo programa? pode ser que esteja usando malte a menos + lavagem a mais + lavagem rápida demais com caminhos preferenciais.. acho que essa seria uma provável combinação pra essa baixa eficiencia..

outra coisa, os volumes e taxas de perda estão certas no programa?

além disso, costuma ver a gravidade do primeiro mosto, logo antes de começar a lavagem? se ela já estiver em uma medida meio baixa antes da lavagem, quer dizer que deu problema em alguma coisa antes mesmo de dilui-lo.. solubilização, conversão, algo do gênero..

Sim, eu criei um perfil pros meus equipamentos com os dados reais e tudo mais. Para minha produção de 20L (real uns 19L) o programa acaba pedindo em torno de 30L~32L dependendo do estilo. Isso fica dividido entre mosturação e lavagem.

Acredito que estejam corretas as taxas de perdas ... a única que não tenho tanta certeza é a que fica retida nos grãos, deixo a que já vem no programa, porém agora irei verificar.
Obrigado pela dica "malte a menos + lavagem a mais + lavagem rápida demais com caminhos preferenciais" pois serão coisas as quais ficarei mais atento!

Tente batch sparge. Arrume o volume pela fervura, adicione água na lavagem pra fechar o volume pré fervura. Marque com uma régua de inox os volumes durante a fervura e acompanhe a cada 10 minutos a evaporação. Assim vai descobrir o que falta. Abraço.

costuma ver a gravidade do primeiro mosto, logo antes de começar a lavagem? se ela já estiver em uma medida meio baixa antes da lavagem, quer dizer que deu problema em alguma coisa antes mesmo de dilui-lo.. solubilização, conversão, algo do gênero..

Aproveitar o tópico e essa ponderação do colega.

Estou tendo sérios problemas de baixa eficiência há umas 4 ou 5 brassagens. E sei que meu problema está na extração de açúcares, pois o meu primeiro mosto tem ficado com uma gravidade bem abaixo do esperado. E no final do processo, minha eficiência tem ficado entre 50%(BIAB) e 55% (3 panelas).

E esse problema com eficiência eu comecei a ter quando mudei simultaneamente duas coisas do meu processo:
1- mudei da água mineral (marca com PH de 5,7 e baixo conteúdo de sais) para água da rede filtrada com carvão ativado;
2- vendi meu moinho e passei a moer na brewshop.

Bom, nunca fiz correção de sais e nem de PH do mosto. Quando utilizava água mineral, acredito que já estava coberto em relação ao PH (minha eficiência ficava entre 65-70%). Porém, com a água da rede, será que o PH está alto demais? De uma forma que a adição de maltes não consegue deixar o PH do mosto pro ideal das enzimas?

Sobre a moagem: em casa eu controla bem. Na brewshop não era tão possível. Até um tempo atrás eles usavam um moinho de discos, achei que podia star rolando uma moagem não tão boa. Na última brassagem, eles trocaram por moinho de rolo. Aparentemente a moagem estava legal. Mesmo assim, no final do processo só tive 50% (BIAB).

Para terem uma ideia, nessa ultima brassagem coloquei a receita no beersmith previa 1036 de densidade pré-fervura, porém não chegou a 1030
:(

O que vcs acham que pode estar acontecendo?
PH muito alto da minha água da rede, ou moagem inadequada?

Ah, sempre trabalhei com infusão simples. Escolho a temperatura, coloco o malte, corrijo se necessário, tampo a panela e deixo quieto por 90 min. Teste do iodo ao final sempre indica conversão total.

Aproveitar o tópico e essa ponderação do colega.

Estou tendo sérios problemas de baixa eficiência há umas 4 ou 5 brassagens. E sei que meu problema está na extração de açúcares, pois o meu primeiro mosto tem ficado com uma gravidade bem abaixo do esperado. E no final do processo, minha eficiência tem ficado entre 50%(BIAB) e 55% (3 panelas).

E esse problema com eficiência eu comecei a ter quando mudei simultaneamente duas coisas do meu processo:
1- mudei da água mineral (marca com PH de 5,7 e baixo conteúdo de sais) para água da rede filtrada com carvão ativado;
2- vendi meu moinho e passei a moer na brewshop.

Bom, nunca fiz correção de sais e nem de PH do mosto. Quando utilizava água mineral, acredito que já estava coberto em relação ao PH (minha eficiência ficava entre 65-70%). Porém, com a água da rede, será que o PH está alto demais? De uma forma que a adição de maltes não consegue deixar o PH do mosto pro ideal das enzimas?

Sobre a moagem: em casa eu controla bem. Na brewshop não era tão possível. Até um tempo atrás eles usavam um moinho de discos, achei que podia star rolando uma moagem não tão boa. Na última brassagem, eles trocaram por moinho de rolo. Aparentemente a moagem estava legal. Mesmo assim, no final do processo só tive 50% (BIAB).

Para terem uma ideia, nessa ultima brassagem coloquei a receita no beersmith previa 1036 de densidade pré-fervura, porém não chegou a 1030
:(

O que vcs acham que pode estar acontecendo?
PH muito alto da minha água da rede, ou moagem inadequada?

Ah, sempre trabalhei com infusão simples. Escolho a temperatura, coloco o malte, corrijo se necessário, tampo a panela e deixo quieto por 90 min. Teste do iodo ao final sempre indica conversão total.

Sobre ter a água substituída pela da rede, creio que para sua brassagem, normalmente são águas leves e com a adição dos maltes tendem a deixar o pH bom para sacarificação.. mas isso também depende de como está a água da região ai....

experimente usar um pouco de malte acidificado na próxima brassagem (~1%) com alguma receita sua que ficou com rendimento baixo.. terá como comparar então os dois dados e ver se foi um fator importante

Sobre a moagem, pode estar pesando mesmo.. normalmente pode-se ter aí um problema de solubilização.. tinha problemas assim qnd usava uma relação de água/malte baixa, melhorei aumentando essa relação...

Se puder postar um print do teu perfil de equipamento e uma receita,
uma ideia geral do processo, talvez dê pra achar algo a mais...

dá uma olhada nesse artigo aqui:
http://braukaiser.com/wiki/index.php?title=Understanding_Efficiency#Measuing_conversion_efficiency

pensa mais ou menos nos teus processos enquanto lê, de repente vc identifica algo no seu processo como um geral que esteja sendo afetado..

abraço!

Valeu pela dica do texto. Vou dar uma lida com atenção.

Como eu tive essa queda de eficiência, acredito que o problema seja justamente uma dessas duas mudanças. Tendo a achar que seja na moagem, pois nunca ouvi reclamação de nenhum outro cervejeiro que conheço sobre a água da rede aqui da minha cidade (BH).

Sobre eficiência. Aumentei minha eficiência de 68% para 74% somente ajustando a relação de água/grão na mosturacao do Beer Smith de 2,6l/kg para 3,5l/kg. Abri outro tópico somente em relação a este ajuste pois ainda vou aumentar mais.

Enviado de meu XT1225 usando Tapatalk

Sobre eficiência. Aumentei minha eficiência de 68% para 74% somente ajustando a relação de água/grão na mosturacao do Beer Smith de 2,6l/kg para 3,5l/kg. Abri outro tópico somente em relação a este ajuste pois ainda vou aumentar mais.

Para ser beeeeem sincero, chegou a passar pela minha cabeça isso, da água ser pouca e estar saturada, porém eu não fiz um estudo sobre e realmente não sei se de fato é a fonte do meu problema. Mas é a próxima coisa que eu vou testar, dar uma aumetnada nessa relação. Obrigado!!!

Assisti uma palestra sobre água ontem da Brau Akademie, testes foram conduzidos sob a relação água/grão na mosturação. Chegaram a conclusão que 4l/kg trazia uma melhor eficiência. Eu sinceramente notei uma melhora a considerável na minha o que botou a baixo a recomendação do Palmer em 2,6l/kg.

Assisti uma palestra sobre água ontem da Brau Akademie, testes foram conduzidos sob a relação água/grão na mosturação. Chegaram a conclusão que 4l/kg trazia uma melhor eficiência. Eu sinceramente notei uma melhora a considerável na minha o que botou a baixo a recomendação do Palmer em 2,6l/kg.

Eu não sou da área química, então, vou dar só um palpite aqui pra ver se tem alguém que entende mais desse assunto confirmar ou não.

Eu imagino que o mosto seja como aqueles testes que faziamos na escola (se alguém fez...rs..) com água e açucar. Se você ir colocando açucar num copo de água, uma hora a água vai ficar tão saturada que o açucar não vai mais dissolver. Talvez com o mosto funcione parecido. Quanto mais água, mais fácil é para o açucar do mosto dissolver na água. E nessa quantidade "padrão" de 2,6l/kg, a lavagem tenha mais dificuldade pra dissolver esse açucar que não conseguiu ser dissolvido e se colocarmos mais água (esses 4l/kg), a lavagem terá um trabalho mais fácil, pois a maior parte do açucar já foi dissolvido.

olhe como você também usa beer smith creio eu que você talvez não está verificando o og pré boil antes da fervura exemplo teria que ter 1040 no pre boil você acredito que usa agua extra para lavagem que eu faço vou lavando os grãos e com a pá vou homogenizando o mosto na panela de fervura e com refratometro vou verificando se atingi o valor que a receita pede , porque na fervura de 60 min voce vai conseguir no maximo 10 pontos entao se tenho inicial 1040 provavelmente você consegue 1050 , mas a fervura tem que ser vigorosa sem tampar a panela ...
moendo malte mais fino fazendo pelo menos 90 minutos de brassagem encerrando com mash out voce consegui rá atingir o objetivo

Sobre ter a água substituída pela da rede, creio que para sua brassagem, normalmente são águas leves e com a adição dos maltes tendem a deixar o pH bom para sacarificação.. mas isso também depende de como está a água da região ai....

experimente usar um pouco de malte acidificado na próxima brassagem (~1%) com alguma receita sua que ficou com rendimento baixo.. terá como comparar então os dois dados e ver se foi um fator importante

Sobre a moagem, pode estar pesando mesmo.. normalmente pode-se ter aí um problema de solubilização.. tinha problemas assim qnd usava uma relação de água/malte baixa, melhorei aumentando essa relação...

Se puder postar um print do teu perfil de equipamento e uma receita,
uma ideia geral do processo, talvez dê pra achar algo a mais...

dá uma olhada nesse artigo aqui:
http://braukaiser.com/wiki/index.php?title=Understanding_Efficiency#Measuing_conversion_efficiency

pensa mais ou menos nos teus processos enquanto lê, de repente vc identifica algo no seu processo como um geral que esteja sendo afetado..

abraço!

Solicitei um relatório à companhia de água e recebi os parâmetros na imagem abaixo. Pena que não contém tudo o que pedi.
Mas me chamou atenção o PH alto demais... 8,2!!!

Estou tendendo a botar a culpa da minha queda de eficiência no PH mesmo. Vamos ver. O camarada da brewshop que frequento falou que deu uma regulada no moinho dele pra uma moagem mais fina, de repente se minha eficiência continuar baixa, acho que a culpa será do PH mesmo. Talvez com a composição da água daqui, os maltes não estão conseguindo abaixar o ph pra níveis ideais.

Attachments

• relatorio copasa fernão dias.jpg
    relatorio copasa fernão dias.jpg
    93.6 KB
Solicitei um relatório à companhia de água e recebi os parâmetros na imagem abaixo. Pena que não contém tudo o que pedi.
Mas me chamou atenção o PH alto demais... 8,2!!!

Estou tendendo a botar a culpa da minha queda de eficiência no PH mesmo. Vamos ver. O camarada da brewshop que frequento falou que deu uma regulada no moinho dele pra uma moagem mais fina, de repente se minha eficiência continuar baixa, acho que a culpa será do PH mesmo. Talvez com a composição da água daqui, os maltes não estão conseguindo abaixar o ph pra níveis ideais.

É.. o pH em sí ta alto, mas sem ter a alcalinidade é dificil estimar se seu grist de malte vai chegar ou não no pH ideial.. eu apostaria que nesse caso não.

se conseguir os valores de alcalinidade (em meq/L ou ppm de CaCO2 msm) ou bicarbonato, já dá alguma luz pra jogar numa calculadora o quão perto ou longe está do pH normal de mash em uma receita

abraço

É.. o pH em sí ta alto, mas sem ter a alcalinidade é dificil estimar se seu grist de malte vai chegar ou não no pH ideial.. eu apostaria que nesse caso não.

se conseguir os valores de alcalinidade (em meq/L ou ppm de CaCO2 msm) ou bicarbonato, já dá alguma luz pra jogar numa calculadora o quão perto ou longe está do pH normal de mash em uma receita

abraço

pois é, sacanagem não me darem esse parâmetro.

tenho uma análise de um colega de outra região de BH. na análise dele tinhao bicabornato e um PH de 7,6. Quando joguei os parâmetros da análise dele na calculadora do brewersfriend juntamente com meu grist, tive a informação de que o PH do Mash ficaria em 5,7.

Ao pegar essa análise minha incompleta e simular na calculadora com o bicarbonato da outra análise, tive um indicativo de PH mas de 5,8.

Está fora da faixa ideal, o que me leva a colocar a culpa da minha baixa eficiência no ph mesmo :/

Dúvida: sei que o correto é usar algum ácido direto no na mostura pra correção do pH.
Porém, se eu quiser facilitar, eu poderia acidificar a água antes de arriar o malte (tipo pra um PH 6) e ver se dá certo?

O pH da água da rede tá normal. Dificilmente você vai ter problemas com isso, já que os grãos usados vão dar conta de alcançar um pH muito próximo do ideal.

Realmente as empresas de água quase sempre não fornecem todos os parâmetros que precisamos. Pra começar a mexer com controle de pH e modificação dos íons o ideal é pagar por um relatório.

Sobre acidificação da mostura uma saída é usar malte acidificado. Mas é complicado fazer qualquer ajuste do tipo sem conhecer mais detalhes da água.

pois é, sacanagem não me darem esse parâmetro.

tenho uma análise de um colega de outra região de BH. na análise dele tinhao bicabornato e um PH de 7,6. Quando joguei os parâmetros da análise dele na calculadora do brewersfriend juntamente com meu grist, tive a informação de que o PH do Mash ficaria em 5,7.

Ao pegar essa análise minha incompleta e simular na calculadora com o bicarbonato da outra análise, tive um indicativo de PH mas de 5,8.

Está fora da faixa ideal, o que me leva a colocar a culpa da minha baixa eficiência no ph mesmo :/

Dúvida: sei que o correto é usar algum ácido direto no na mostura pra correção do pH.
Porém, se eu quiser facilitar, eu poderia acidificar a água antes de arriar o malte (tipo pra um PH 6) e ver se dá certo?

Se ao menos tivessem listado cloretos, dava pra ter uma idéia pela somatória dos íons ao menos, convertendo pra bicarbonato->alcalinidade

Pode acidificar a água em problemas. Mas como vai medir esse pH? A adição de ácidos normalmente não é precisa por essas calculadoras, a forças dos ácidos usados variam muito dependendo de fabricante, validade, armazenagem, essas coisas.

Eu já me programei pra comprar um sistema de RO.. tem alguns com preço acessível.. e essa variabilidade na água da rede me incomoda bastante. Só desacoplar o mineralizador deles e montar a água do zero. Se substituísse isso por água mineral, se pagaria em umas 4-5 brassagens

abraço

Rodrigo, quais sistemas de RO vc tem visto? Aqui no Brasil ou fora?

Eu desconfio que aqui na minha cidade não há tanta variabilidade, além da água sem boa pra cerveja (aguá mole, baixa alcalinidade e baixa concentração de minerais).

Pode acidificar a água em problemas. Mas como vai medir esse pH?

abraço

pretendo medir como tenho feito atualmente, com aquelas fitas medidoras.

antes de saber o PH da minha água, já tinha verificado com a fita e as cores bateram no 8. o laudo da copasa só me confirmou isso com mais certeza.

pra acidificar, comprei ácido cítrico na brewshop

Rodrigo, quais sistemas de RO vc tem visto? Aqui no Brasil ou fora?

Eu desconfio que aqui na minha cidade não há tanta variabilidade, além da água sem boa pra cerveja (aguá mole, baixa alcalinidade e baixa concentração de minerais).

Eu dei uma olhada nos nacionais, alguns com bomba de pressurização inclusive.. que trabalham até um limite de 9bar... tem por ~R$ 1.000 reais mais ou menos

Tem uns da WaterQuality, Hidrotek.. ou até esses sistemas pra aquarios podem dar conta do recado.. só dependendo da água, precisa trocar o filtro mais seguido.. mas normalmente é um de pré-filtragem->carvão ativado->RO->Resina mista pra zerar

abraço

Bacana, acho por R$ 1000,00 compensa pegar por aqui mesmo, porque os gringos tão na faixa de USD 200.

Aproveitando que já roubei o tópico mesmo, rs, medidor de pH, recomenda alguma nacional?

Tô quase importando um Pocket Pro+ da HACH (USD 120).

pretendo medir como tenho feito atualmente, com aquelas fitas medidoras.

antes de saber o PH da minha água, já tinha verificado com a fita e as cores bateram no 8. o laudo da copasa só me confirmou isso com mais certeza.

pra acidificar, comprei ácido cítrico na brewshop

humm sim.. só cuida que essas fitinhas dão uns resultados que variam também.. uns 0,2 abaixo do pH real

se tens como medir o pH de alguma forma, eu recomendaria acidificar depois de arriar o malte nesse caso então, ai exclui essa variável de pH com sua eficiência

Bacana, acho por R$ 1000,00 compensa pegar por aqui mesmo, porque os gringos tão na faixa de USD 200.

Aproveitando que já roubei o tópico mesmo, rs, medidor de pH, recomenda alguma nacional?

Tô quase importando um Pocket Pro+ da HACH (USD 120).

Pior que não sei te dizer.. costumava mexer com os de bancada somente.. os portáteis não sei como é a qualidade deles..até tenho que comprar um

humm sim.. só cuida que essas fitinhas dão uns resultados que variam também.. uns 0,2 abaixo do pH real

se tens como medir o pH de alguma forma, eu recomendaria acidificar depois de arriar o malte nesse caso então, ai exclui essa variável de pH com sua eficiência

o problema é que a fita não é exatamente precisa, pois além dessa variação que vc cita, tem o erro inerente à avaliação visual...

mas enfim, vou ver o que faço.

uma outra hipotese que tenho pra minha baixa eficiencia é a moagem. vou ver com o pessoal da brewshop se conseguimos dar uma melhor moagem pros graos.

Back