• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Baixa carbonatação em garrafas pequenas!

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LuisLima

Member
Reaction score
5
Engarrafei uma stout à 20 dias e observei que apenas as garrafas pequenas estavam com baixa carbonatação. Vamos as informações.

1- eu reutilizo garrafas, dessa forma a variedade de tamanhos e modelos foi grande. 300ml Pry off ( aqui no rio chamamos de cracudinha ou chopinho), 330ml pry off e twist off, 500ml Pry off e 600ml Pry off.

2 - O priming foi feito no balde com 6g/l, utilizando açúcar invertido.

3 - Deixo sempre o equivalente a dois dedos de espaço entre a tampinha e o liquido em todos os modelos de garrafa.

4 - As garrafas de 300ml e 330ml estavam todas com carbonação muito baixa, as de 500ml com carbonatação presente, mas ainda assim pequena e as de 600ml estavam perfeitas bem condizentes com os 6g/l.

Dúvidas:confused:

Pode ter sido coincidência ou essa diferença é normal?
Tem alguma relação com o espaço entre a tampa e o liquido? nas garrafas menores esse espaço deve ser menor?

Agradeço mais uma vez a ajuda dos confrades

Engarrafei uma stout à 20 dias e observei que apenas as garrafas pequenas estavam com baixa carbonatação. Vamos as informações.

1- eu reutilizo garrafas, dessa forma a variedade de tamanhos e modelos foi grande. 300ml Pry off ( aqui no rio chamamos de cracudinha ou chopinho), 330ml pry off e twist off, 500ml Pry off e 600ml Pry off.

3 - Deixo sempre o equivalente a dois dedos de espaço entre a tampinha e o liquido em todos os modelos de garrafa.

4 - As garrafas de 300ml e 330ml estavam todas com carbonação muito baixa, as de 500ml com carbonatação presente, mas ainda assim pequena e as de 600ml estavam perfeitas bem condizentes com os 6g/l.

Tem alguma relação com o espaço entre a tampa e o liquido? nas garrafas menores esse espaço deve ser menor?

Ao reutilizar garrafas eu tive uma vez problemas muito grandes naquelas garrafas que para a abertura é necessário somente girar a tampa. Nas outras, nunca tive esse problema.

Vou dar um chute aqui...
Como vc está sempre mantendo o mesmo espaço de dois dedos entre a cerveja e a tampinha, TALVEZ nas garrafas pequenas não esteja havendo liberação suficiente de CO2 (já que é menos cerva que nas garrafas grandes) para preencher esse espaço de dois dedos e ainda resultar em uma boa carbonatação.

Pergunta: quando vc abre as garrafas pequenas, sai bastante gás? Tipo assim... faz o "tssss"?

Novamente um TALVEZ: Talvez o CO2 presente nesse espaço de dois dedos ainda não tenha tido tempo suficiente para se misturar bem à cerva para carbonatar suficientemente. Espere mais uma semana antes de abrir a próxima pequena e depois nos conte.

Abraço!

Por acaso você usou o BRY-97?

Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo nas duas únicas levas em que usei esta levedura...

Vou dar um chute aqui...
Como vc está sempre mantendo o mesmo espaço de dois dedos entre a cerveja e a tampinha, TALVEZ nas garrafas pequenas não esteja havendo liberação suficiente de CO2 (já que é menos cerva que nas garrafas grandes) para preencher esse espaço de dois dedos e ainda resultar em uma boa carbonatação.

Pergunta: quando vc abre as garrafas pequenas, sai bastante gás? Tipo assim... faz o "tssss"?

Novamente um TALVEZ: Talvez o CO2 presente nesse espaço de dois dedos ainda não tenha tido tempo suficiente para se misturar bem à cerva para carbonatar suficientemente. Espere mais uma semana antes de abrir a próxima pequena e depois nos conte.

Abraço!

Pensei nessa posibilidade tmb, mas fiquei na duvida, pois apesar de ter menos CO2 produzido, tmb é menos CO2 para carbonatar a cerveja. Além disso é uma diferença grande. Não descartei essa possibilidade, mas não posso afirmar que seja isso.
as garrafas tem pressão, fazem o "tssss" na hora de abrir. em relação ao tempo, estão a mais de 30 dias engarrafadas, não acredito q tempo seja o problema.

Por acaso você usou o BRY-97?

Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo nas duas únicas levas em que usei esta levedura...

Não, usei um US-05, sei q não é mais aconselhado para o estilo, mas era o q tinha. Acho q não é o fermento

"Pode ter sido coincidência ou essa diferença é normal?

Agradeço mais uma vez a ajuda dos confrades"

Cara, isso tambem já me aconteceu com garrafas de 355ml, eu associei ao meu arrolhador (comprado na alquimia da cerveja), não ter tido a eficiência necessária para fixação das tampas neste tipo de garrafa, pois tive que colocar um calço já q o mesmo não alcançava as garrafas so pela base.

Já tive problema assim tambem, e o problema foi o arrolhador. ele nao se adaptava naquelas garrafas de 500 ml mais finas, tipo franziskaner.
Elas, alem de nao carbonatarem, algumas contaminaram pela má vedação.
Abraço

Também acredito que o teu problema é na hora de colocar a tampa. Entenda que a sensação de carbonatação é o gás dissolvido na cerveja, e o headspace menor não vai diminuir este efeito. Existem medidas diferentes no bocal da garrafa, e algumas tampas não vedam bem. Eu utilizo garrafas pequenas e grandes e a carbonatação é sempre igual.

Back